Beach Park Hoteis e Turismo Recebe certificação Lixo Zero

O empreendimento Beach Park Hoteis e Turismo é um Parque de diversão localizado na cidade de Aquiraz- Ceará. Seu parque aquático é considerado o maior da América Latina, que atualmente ocupa cerca de 200.000 m2 e reúne: Parque aquático, resorts, hotel, além de Restaurante de praia e a Vila Azul do Mar, espaços de conveniência e serviços, abertos ao público. O Acqua Park, possui atualmente 17 atrações, divididas em atrações para família, atrações moderadas e atrações radicais. Com um público anual de mais de um milhão de visitantes, o Beach Park está entre os parques aquáticos mais visitados do mundo, sendo eleito pela quinta vez o melhor parque aquático do Brasil, pelo prêmio O melhor de viagem e turismo, um dos mais relevantes prêmios do turismo brasileiro.

Para que a Certificação Lixo Zero valesse, foi necessário que o empreendimento realizasse algumas modificações em sua estrutura. Abaixo relacionamos tais modificações:

O Beach Park padronizou seus coletores através do uso de adesivos. Para os resíduos secos, o padrão adotado é o adesivo amarelo, para orgânicos é usado marrom, laranja para perigosos, branco para sépticos. Os tamanhos dos coletores são disponibilizados de acordo com a geração de cada área.

Áreas internas (sem circulação de clientes):

  • Setores Administrativos: Coletores cilíndrico de plástico sem tampa e coletor com tampa e pedal, volume: Os coletores podem variar entre 15 litros e 50 litros, conforme geração da área;
  • Copas: Coletor de plástico com ou sem tampa, com volume variando de 15 a 25 litros;
  • Corredores e áreas comuns: coletor de fibra, com 100 litros de volume;
  • Setor de Manutenção: coletor para resíduos classe I bombona cilíndrica (plástica ou metal) com tampa, volume de 200 litros; coletor de lâmpadas, horizontal e cilíndrico de metal, com volume de 400 litros; Container com volume de 5.0 m3 para resíduos de construção civil;
  • Área de armazenamento temporário de resíduos secos: container plástico com volume de 1m3;
  • Câmara refrigerada para acondicionamento de resíduos orgânicos, bombona plástica com tampa, volume 200 litros;
  • Central de triagem: containers de 5m3 para rejeito não reciclável, cocos e resíduos orgânicos, container de 40m3 para recicláveis e palhas de coqueiro.
  • Áreas externas Vila Azul do Mar e Park (com circulação de clientes): coletor cilíndrico de concreto, volume: 200 litros;
  • Coletor cilíndrico de concreto, volume: 200 litros; coletor de fibra com estrutura externa de amadeirada, volume 100 litros.

Uma das questões sustentáveis mais difundidas e incentivadas no Beach Park é a coleta seletiva. E para isso,o local utiliza  ferramentas como: auditorias ambientais, Diálogos Diários de Meio Ambiente – DDMA’s e Módulo de educação ambiental na Integração e comunicação interna.

Entre os processos repensados para redução de resíduos, destaca-se as campanhas de incentivo ao desperdício de alimentos e redução de uso de copo (campanha adote um copo). Estas campanhas visam a redução dos resíduos na fonte geradora, tendo como foco principal o restaurante dos funcionários, onde é possível alcançar um número significativo de colaboradores. Além disto, foi feita a substituição dos canudos plásticos por canudos de papel e com essa ação foi obtida a redução da destinação de resíduos plásticos em aterro, pois é feita a compostagem dos canudos de papel juntamente com os cocos.

Estas ações trouxeram inúmeros benefícios para o Meio Ambiente, dentre eles destacam-se:

  • Com a reciclagem de 29 toneladas de papel e papelão, deixamos de extrair aproximadamente 290 árvores do meio ambiente;
  • Cerca de 800 m³ de aterro deixaram de ser ocupados, pela compostagem dos resíduos verdes; 
  • Aproximadamente 2 toneladas de plástico de nossas bóias, foram reaproveitadas no processo produtivo de chinelas que beneficiaram mais de 120 crianças do Lar Davis, além dos salva vidas do Aqua Park;
  • Mais de 80 toneladas de coco verde, retornaram para o fornecedor para o processo de adubação de seus coqueiros.

Segundo o relatório de controle e monitoramento Lixo Zero, os resíduos gerados no empreendimento estāo divididos em quatro categorias: Recicláveis: Somam 171.813 kg do total de resíduos e são destinados à Reciclagem; Compostáveis: Somam 150.895 kg do total de resíduos e são destinados à composteira local. Rejeitos: Somam 14.370 kg do total de resíduos e são destinados ao aterro sanitário. Perigosos: Somam 1.975 kg do total de resíduos e sāo destinados ao Aterro de Resíduos Classe I.

Devido a pandemia, houve a necessidade de uso de vários produtos descartáveis tais como: garrafas, pratos, quentinhas e talheres. Outra ação importante para a redução de resíduos, foi o retorno de pratos e talheres reutilizáveis no restaurante dos funcionários.

No Beach Park, os materiais que possuem capacidade de reutilização são temporariamente armazenados na unidade de monitoramento ambiental e encaminhados aos setores que farão o reaproveitamento destes.

Em suas boas práticas, o Beach Park incentiva a reutilização de vários materiais e produtos nos setores administrativos, mesas, cadeiras, microondas, papel reciclado são alguns dos produtos reutilizados. Essas práticas de reaproveitamento, visam a redução de custo, de geração de resíduos e o cuidado com o meio ambiente.

Existe também um programa chamado Fundo de Amparo, que proporciona aos colaboradores a aquisição de materiais em bom estado para uso. O valor arrecadado com a venda interna desses materiais é revertido para colaboradores que estejam em situação de vulnerabilidade ou necessidade e esses colaboradores são beneficiados através da aquisição de móveis vindos de doação, cestas básicas entre outros.

Além do Fundo de Amparo, os funcionários podem doar roupas e objetos em condições de uso, que são recebidos na Gestão Ambiental e repassados para Instituições de atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade do município de Aquiraz. As ações do fundo de amparo não têm periodicidade, pois são realizadas conforme a disponibilização dos materiais que não serão mais utilizados nos setores.

A empresa tem realizado testes para a efetivação da compostagem in loco. A técnica utilizada no teste de compostagem é o de leira por revolvimento, no qual a decomposição da matéria orgânica é realizada pelo processo aeróbio. A introdução do oxigênio na leira ocorre através do revolvimento periódico da massa de compostagem.  Visando reutilizar as garrafas de vidro e diminuir a geração de resíduos, o Beach Park construiu em meados dos anos 90 o caminho de garrafas que utiliza aproximadamente de 200.000 garrafas, reaproveitando o resíduo como prática de decoração antes do seu descarte.

O Beach Park se preocupa em incentivar e promover suas práticas Lixo Zero além de suas próprias operações. Exemplo disso são as ações de limpeza do litoral, em parceria com a por dunas. Tal ação envolve a comunidade local e recolhe resíduos numa extensão de 4km de praia, além de ser realizada a limpeza do fundo do Rio Pacoti, trabalho executado por uma equipe de 10 mergulhadores. A ação é desenvolvida anualmente em sintonia com o Dia Mundial da Limpeza do Litoral, que acontece em 140 países. O mutirão conta com o apoio da Associação Porto das Dunas, Movimento Limpa Brasil, e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema).

Além de desenvolver atividades envolvendo a comunidade, o Beach Park apoia mensalmente a ação praia limpa, que é realizada pela Associação Porto das Dunas, entre outros projetos, sempre garantindo que fauna e flora do Porto das Dunas sejam preservadas e cuidadas.

O empreendimento obteve seu reconhecimento obtido devido à destinação correta e encaminhamento à reciclagem de 95,2% dos resíduos gerados. Também inclui-se um índice de boas práticas, referente a uma pontuação baseada no “check list” da auditoria e alcances da empresa ao longo do processo, classificada atualmente no nível “A”, sendo esta a mais alta.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress