Desapeguei Bonito, um Brechó Certificado Lixo Zero

Desapeguei Bonito é um negócio de venda de roupas de segunda mão que visa contribuir para o desenvolvimento do consumo moda sustentável no Brasil. A loja foi fundada em Brasília no ano de 2014, através de uma página de vendas no Instagram e hoje o brechó conta com uma operação baseada em tecnologia e qualidade, tendo como público alvo uma comunidade de mulheres dispostas a comprar roupas de maneira acessível e consciente.
O Desapeguei Bonito possui três lojas físicas e atua também online, enviando seus produtos catalogados para todos os estados do Brasil. Sua última inauguração conta com um espaço de 300 m2 que integra o brechó, espaço colaborativo para marcas de Brasília, cafeteria brasileira com cafés especiais cultivados no país e muita sustentabilidade!

O estabelecimento alcançou 94,2% de desvio de Aterro no Índice Boas Práticas Lixo Zero, Obtendo um conceito B, se tornando o primeiro brechó Lixo Zero no Brasil. O certificado foi obtido por meio de mudanças, parcerias e práticas sustentáveis adotadas pouco a pouco pela equipe do Desapeguei Bonito.
Algumas destas práticas envolvem ​​a obtenção de coletores de resíduos separados em frações espalhados pelas lojas. Estes coletores estão separados em:

● Resíduos Recicláveis subdivididos em coletores específicos – papel e papelão, vidro, plástico e metal;
● Resíduos Rejeitos (rechaço ou não recicláveis);
● Resíduos Orgânicos (compostáveis).

Um brechó Fora da Caixa

Outra prática adotada é possuir cartazes informativos com orientações sobre a forma de segregar os resíduos para funcionários internos e externos no local de triagem e armazenamento e na loja para sensibilização ambiental de clientes.

Também foi implantado um centro de triagem de resíduos recicláveis no subsolo da loja. O local é bem sinalizado e organizado. Composto por caixas identificadas com cores e texto para cada tipo de resíduo reciclável gerado no Desapeguei Bonito. Esses resíduos são coletados dos residuários do da loja e armazenados até as caixas encherem. Depois, são acionados os catadores de cada tipo de resíduo por meio do aplicativo de reciclagem cataki. Quando não são encontrados catadores de algum dos resíduos coletados, os resíduos são levados a Pontos de Entrega Voluntários na Asa Norte/Brasília por responsáveis do DB. Os resíduos orgânicos são armazenados em bombonas na copa até o momento de coleta pela empresa terceirizada.

Uma excelente solução adotada pela Desapeguei Bonito foi a exclusão total de sacolas plásticas. A ação incentiva os clientes do brechó a levarem suas próprias bolsas até a loja, ou adquirirem a Ecobag DB. Ademais, não são utilizadas outras embalagens na prestação de serviço com exceção de produtos de limpeza e outros adquiridos para manejo interno da loja. As sacolas plásticas que acondicionam as peças do estoque também estão sendo substituídas por ecobags de lona.

O Desapeguei bonito existe com a premissa de reduzir, reciclar e reutilizar, uma vez que seu serviço é de vendas de artigos de segunda mão, possibilitando o consumo consciente e responsável, utilizando-se do que já foi gasto do ambiente (matéria prima para produção de roupas e acessórios comercializadas inicialmente por grandes fábricas e marcas nacionais e internacionais) e consequentemente optando por não produzir mais, além de fornecer um destino para itens fadados ao desuso. O processo é todo baseado em consignado, onde as fornecedoras (clientes em potencial) fazem os desapegos de itens que não utilizam mais em uma curadoria (feita por funcionárias do DB). Esses itens ficam à venda por 3 meses e ao final, o valor arrecadado é dividido 50% para o DB e 50% para a fornecedora. Os itens que não são vendidos neste prazo podem ser devolvidos às fornecedoras ou são destinados a ONGs e projetos sociais parceiros gerando impactos positivos para o meio ambiente e sociedade. Os contratos com as fornecedoras trazem todas essas informações e são enviados digitalmente, junto com a relação de itens coletados na curadoria. Não fazendo uso de impressão e posterior resíduos de papel no escritório.

Também se enquadra como reuso externo a doação de peças para instituições associadas, pensando na necessidade de cada público, como por exemplo roupas de festa e saltos que são doadas as Tulipas do Cerrado, profissionais do sexo, outras roupas a The Street Store e Teia Solidária mediante ações pontuais, como agasalhos no período de frio.
Outro ponto a ser considerado é o estudo de doação de algumas peças para marcas de upcycling. Este projeto ainda está em início, porém apresenta projeção para revenda no próprio DB em parceria com a marca local Brasiliense.

O acondicionamento dos resíduos orgânicos funciona da seguinte forma: Inicialmente os resíduos são descartados em coletores identificados, localizados na copa e loja. Ao final do dia esses resíduos são realocados no balde com vedação e saco biodegradável fornecidos por uma empresa terceirizada, até o momento de coleta feita pelo “Projeto Compostar”. A coleta é feita semanalmente às quartas-feiras.

O Desapeguei Bonito desenvolveu um projeto de comunicação do processo de certificação Lixo Zero com o intuito principal de influenciar seguidores, clientes e fornecedores a adotarem as políticas Lixo Zero, bem como apresentar a certificação para outras empresas que acompanham o trabalho do empreendimento, e que podem pleitear o selo futuramente também. Para tal, foi criada uma série de vídeos documentais sobre o processo e os
envolvidos na mudança interna no DB, além de postagens nas mídias sociais com maiores informações sobre o selo.

Além desta ação, o DB também criou um evento físico para comemorar a implantação das ações Lixo Zero e apresentação formal de todas as melhorias feitas no ponto físico e seus processos, através de uma jornada interativa pelo espaço. 

O evento foi patrocinado pela cervejaria Stella Artois e envolveu a elaboração de uma ecobag comemorativa pelo artista Gurulino, de Brasília, além do upcycling das garrafas de cerveja que aconteceu em tempo real ao evento.

Considerando os valores totais obtidos de cada tipo de resíduo, estima-se que 1,6% do total são resíduos compostáveis, destinados ao “Projeto Compostar”. Os rejeitos (papel higiênico e bucha de pia) somam 5,3% do total de resíduos e são substituídos por papel higiênico hidrossolúvel. A porcentagem maior de resíduos é a de recicláveis, somando 92,6% do total. Sua destinaçāo final é variada, podendo ser encaminhado ao Cataki (App de reciclagem); PEV – Ponto de Entrega, Voluntária; Política reversa ou
AMBEV.

Dessa forma, o Desapeguei Bonito atualmente faz desvio de aterro sanitário e
proporciona destino adequado a 94,17% (valores totais) 91,30% (médias) de seus
resíduos, sendo eles do tipo compostáveis e recicláveis. Apresenta ainda a projeção de diminuição de produção dos rejeitos com a incorporação dos papéis higiênicos hidrossolúveis da marca específica. Celebramos mais uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e por isso, celebra-se também a certificação da Desapeguei Bonito à Lixo Zero.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress