Proteínas y Oleicos recebe primeira Certificação Lixo Zero em Yucatán no México

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México! Em janeiro deste ano, a Proteínas y Oleicos se tornou a primeira empresa a receber essa certificação no país, marcando um passo significativo na consolidação da presença da Certificação além das fronteiras do Brasil.

A Proteínas y Oleicos, uma das maiores empresas de Yucatán do ramo alimentício, destaca-se na produção de oleaginosas. Com forte ênfase na qualidade e sustentabilidade, a empresa possui sua marca própria de produtos derivados da soja, do azeite de dendê e azeite de canola, matérias-primas fundamentais na alimentação e na economia do país.

O compromisso da Proteínas y Oleicos com a redução do impacto ambiental transcende suas operações comerciais, refletindo-se em iniciativas concretas, como o apoio à proibição das queimadas, a promoção dos direitos dos povos indígenas da região onde atua e o incentivo ao desenvolvimento dos pequenos produtores rurais.

Confira o resultado Lixo Zero:

Resultado: 97,3% de desvio de aterro e nota C em boas práticas

Data da certificação: 05/12/2023

Local: Yucatán, México

Entre as medidas adotadas, destaca-se a criação de um sistema digital avançado para o controle meticuloso de resíduos não-perigosos. Este banco de dados inovador registra cada detalhe, desde a data e o funcionário responsável pelo descarte até o tipo de resíduo e sua origem, garantindo uma gestão e rastreamento sem precedentes.

Além disso, a empresa intensificou a educação ambiental no local de trabalho, distribuindo material informativo que orienta sobre a separação correta dos resíduos. O destaque fica por conta do programa de coleta de embalagens PET, com pontos de coleta estrategicamente distribuídos pela planta, que canalizam esses materiais para o reciclagem, exemplificando a economia circular em ação.

A separação detalhada de resíduos, que inclui tanto materiais não-perigosos quanto perigosos, é feita em um depósito temporário. Lá, itens como embalagens PET, alumínio, e outros são meticulosamente separados, sublinhando o compromisso da empresa com a redução de resíduos.

Em um movimento de sustentabilidade corporativa, a Proteínas y Oleicos dá preferência a fornecedores que utilizam matérias-primas renováveis, reforçando sua cadeia de suprimentos com princípios sustentáveis. Além disso, um sistema de tratamento de água residual em três etapas foi implementado, garantindo que a água usada na produção seja tratada e analisada com rigor antes de ser descartada, minimizando o impacto ambiental.

Para melhorar as boas práticas implementadas atualmente na empresa, há um planejamento que visa promover a cultura Lixo Zero em todos os setores da planta, conscientizando um maior número de colaboradores na busca por melhores resultados.

Além disso, outras iniciativas focadas na gestão de resíduos já estão sendo fomentadas internamente, como a Subasta de Residuos del Estado de Yucatán: um leilão entre empresas de resíduos do comércio e da indústria, com o objetivo de promover a reutilização desses resíduos como subprodutos ou matéria-prima.

Para a Proteínas y Oleicos, essa certificação representa a transformação de seus resíduos em oportunidades. Em outras palavras, significa dar novos propósitos à parte de sua produção excedente, possibilitando que a empresa continue operando de maneira responsável, e contribuindo para a saúde dos consumidores e do planeta.

Confira o certificado: https://certificacaolixozero.com/certificados/proteinas-y-oleicos/

A Certificação Lixo Zero é um importante indicador do compromisso das empresas com a sustentabilidade e a proteção ambiental. Em um mundo cada vez mais consciente dos desafios ambientais, destacar-se é fundamental não apenas para a credibilidade das empresas, mas também para sua viabilidade a longo prazo.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

consultores blog

Um dos grandes desafios enfrentados diariamente por muitas empresas é a gestão de grandes volumes...

Cópia de empresas certificadas fev2024 (2)

A Certificação Lixo Zero é um compromisso com a sustentabilidade corporativa As empresas apresentadas a...

empresas certificadas dezembro e janeiro 2024 (1)

Na última quarta feira dia 20 teve início a 5ª edição do Smart City Expo...

empresas certificadas dezembro e janeiro 2024

A Certificação Lixo Zero é um compromisso com a sustentabilidade corporativa As empresas apresentadas a...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company renomada indústria de alimentos para pets estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero destinando...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.