Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris no Brasil

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris no Brasil 

A Britvic, empresa de bebidas não alcoólicas internacional,fundada na Inglaterra na década de 1930, tornou-se uma organização global com mais de  39 marcas comercializadas em mais de 100 países.

Em cada um dos seus mercados, a empresa possui marcas líderes, incluindo nomes familiares como Robinsons, MiWadi, Teisseire e Maguary. Na Grã-Bretanha e Irlanda, a Britvic tem uma licença exclusiva com a PepsiCo para produção e distribuição  de Pepsi MAX, 7UP, Rockstar Energy e Lipton Ice Tea.

Ao chegar no Brasill, adquiriu duas grandes marcas brasileiras, Maguary  em 2015 e Bela Ischia em 2017, tornando-se Britvic Ebba e posteriormente Britvic Brasil. Dentro do portfólio a empresa conta com as marcas Maguary, Dafruta e Bela Ischia para sucos, além de linhas de bem-estar, socialização e agora, energéticos. 

Parte da inovação da companhia diz respeito ao cuidado com a produção e com processos cada vez mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva.Alcançou a Certificação Lixo Zero na unidade de Araguari – MG com 98,5% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada pela Roberta Fusconi  auditora Lixo Zero, e  na unidade de  Astolfo Dutra – MG com 90,5% de desvio de aterro e nota B em boas práticas em auditoria realizada pela Nina Pires  auditora Lixo Zero. 

 

 

INDÚSTRIA LIXO ZERO

“O Lixo Zero é um importante marco do compromisso contínuo da Britvic por um Planeta Mais Saudável e na construção de um futuro mais sustentável.” comenta Pedro Toé, Head Industrial da Britvic 

Em junho de 2023, em três de suas unidades, a Britvic formalizou e assinou o Compromisso com Lixo Zero. Estas unidades foram: Araguari, MG; Astolfo Dutra, MG; e Aracati, CE.

No mês de setembro, a unidade de Araguari, MG, obteve a certificação Lixo Zero, alcançando desvio de aterro de 98,5%. Além disso, a unidade recebeu a classificação “A” em boas práticas durante a auditoria conduzida por Roberta Fusconi, auditora Lixo Zero.

Em outubro, a unidade de Astolfo Dutra, MG, também conquistou a Certificação Lixo Zero, com um desvio de aterro de 90,5%. Nessa auditoria, a unidade recebeu uma classificação “B” em boas práticas, conforme avaliação realizada por Nina Pires, auditora Lixo Zero.

A unidade de Aracati, CE, atualmente está em processo de certificação lixo zero, passando pelo procedimento de auditoria, durante esse procedimento, auditores especializados conduzem uma revisão detalhada de todas as práticas da empresa relacionadas à gestão de resíduos sólidos. Isso envolve a análise dos procedimentos adotados para redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada de resíduos, para assegurar que a empresa atende aos requisitos da metodologia Lixo Zero.

Sobre o processo de certificação: 

A unidade fabril teve a coleta seletiva implementada desde o início da operação da gestão atual (2015), sendo este um procedimento que foi documentado e auditado por outras certificações conquistadas pela unidade: ISO 9001, ISO 22000, Kosher, SGF e Orgânico.

Visando à melhoria contínua de seus procedimentos e instalações, no ano de 2023, um trabalho de revisão foi desenvolvido, contemplando todos os setores da unidade, levando em consideração os resíduos gerados nos mesmos, a taxa de geração e a capacidade dos residuários disponíveis. Como resultado, foram identificadas as adequações necessárias para garantir a funcionalidade da coleta seletiva.

Para realizar a separação dos resíduos, a fábrica disponibilizou coletores separados por tipo de material em todos os setores, considerando suas especificidades em relação à taxa de geração e aos tipos de resíduos gerados em cada uma dessas áreas. De forma macro, as áreas da unidade puderam ser divididas em área Administrativa, área Produtiva e área de Utilidades.

Placas educativas foram disponibilizadas em áreas de uso comum com informações e orientações em relação à coleta seletiva. Também como forma de conscientização, todos os coletores da unidade, além de terem sido padronizados na cor do respectivo tipo de resíduo, possuíram uma etiqueta na tampa orientando quais os resíduos puderam ser descartados naquele residuário.

Em 2019, a empresa lançou um programa chamado Zero Papel, no qual realizou avaliações em todos os setores do consumo de papel. Visando a redução de insumos e materiais, havia também o projeto Ratio de embalagens, que estudou e testou possibilidades de redução do consumo dos materiais de embalagens dos produtos acabados. Todas as embalagens utilizadas nos produtos finais da empresa foram 100% recicláveis. A empresa também implementou o programa de Logística Reversa de suas embalagens pós consumo. 

O programa consistiu em garantir que, por meio de compensação, 22% do montante comercializado de suas embalagens plásticas, metálicas, vidro e papel fossem destinadas à Reciclagem.

Por meio de uma parceria entre Britvic, Lotus Ambiental e Viveiro Flora Brasil, o composto orgânico resultante do processo de compostagem realizado na Lotus Ambiental, além de ter sido comercializado para diversos fins, também foi utilizado na adubação e na produção de mudas de maracujá no Viveiro Flora Brasil.

A Britvic possui um projeto denominado Fomento, cujo objetivo é preservar o meio ambiente, melhorar a qualidade da produção e aumentar potencial da safra de maracujá na região.

Nesse projeto, os agricultores da região cadastrados passam por acompanhamento e consultoria do nosso time Agro, e utilizam em seu plantio as mudas de maracujá do Viveiro Flora Brasil, que foram desenvolvidas geneticamente para um melhor atendimento do setor industrial, e são adubadas e produzidas com a utilização do composto orgânico.

Na unidade de Araguari – MG, os benefícios percebidos com a implementação da metodologia lixo zero foram:

“Os benefícios da metodologia Lixo Zero em nossas instalações são evidentes e se estendem além da gestão de resíduos.  Eles se traduzem em um ambiente livre de desperdícios, no apoio aos empregos locais e na construção de comunidades mais conscientes. Com a redução significativa dos resíduos gerados estamos contribuindo para a conservação dos recursos naturais, preservação da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas.  Envolvendo os colaboradores, comunidade e demais stakeholders estamos reforçando uma visão compartilhada de que juntos estamos construindo um futuro mais sustentável.”

A certificação Lixo Zero representa nosso comprometimento em continuar com mais intensidade a reduzir, reutilizar, reciclar e repensar nossos resíduos. Ao adotarmos práticas responsáveis de gestão de resíduos, estamos promovendo a mudança em direção a um modelo de negócios mais sustentável e consciente. Ser Lixo Zero reforça a nossa missão de contribuir por um Planeta Mais Saudável e criar um amanhã melhor.”

Em relação a certificação na unidade de Astolfo Dutra | MG, colaboradores incluem os pontos positivos durante o processo de certificação:

“A certificação Lixo Zero, através de sua metodologia, nos permitiu um mapeamento completo da necessidade de novos contentores nas áreas internas e externas à fábrica. Hoje, garantimos que os resíduos são separados corretamente, impactando positivamente na destinação dos mesmos. As boas práticas fazem parte do dia a dia de todos os colaboradores, que agora participam efetivamente desse movimento de transformação.”

 “O que fez com que a empresa quisesse se tornar um local Lixo Zero?” “A unidade da Britvic Brasil em Astolfo Dutra/MG é aterro zero desde 2019, algo que buscamos por iniciativa própria. A certificação Lixo Zero vem como consequência de nossas ações ao longos dos anos. Ser Lixo Zero confirma esse viés de sustentabilidade, reafirma nosso desejo em mostrar a nossos parceiros que temos consciência ambiental e social.”

O setor de bebidas e alimentos desempenha um papel significativo na economia global, mas também carrega uma grande responsabilidade compartilhada no que diz respeito à geração de resíduos. Com a crescente conscientização sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis nesse setor, que envolvem principalmente a produção, distribuição e consumo responsáveis. 

Um dos pilares fundamentais da sustentabilidade é a gestão adequada de resíduos. 

A gestão de resíduos utilizando a metodologia lixo zero é importante, pois contribui para a realização de uma gestão integrada e educação ambiental dentro da empresa. Uma vez que promove a redução, reutilização, reciclagem de resíduos, encaminhamento correto e educação ambiental minimizando assim o impacto ambiental negativo associado ao descarte inadequado e a produção de resíduos industriais. 

Além de ser uma abordagem ecologicamente responsável, a metodologia lixo zero pode trazer benefícios econômicos para as empresas do setor de bebidas e alimentos, ao reduzir custos operacionais e demonstrar um compromisso com a sustentabilidade que é cada vez mais valorizado pelos consumidores. 

A implementação de práticas sustentáveis são essenciais para garantir um futuro mais saudável e equilibrado para o setor e para o planeta como um todo.

Um dos principais propósitos da Certificação Lixo Zero é confirmar a adequada gestão de resíduos sólidos, realizada em conformidade com a metodologia Lixo Zero. Para obter essa certificação, é conduzida uma auditoria por um dos nossos auditores, que avalia a obtenção de um desvio de aterro de 90% ou superior em relação aos resíduos gerados.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão:

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

certificação_lixo_zero

A SCANIA LATIN AMERICA LTDA. alcançou a certificação Lixo Zero com 98,5% de desvio de...

plugins premium WordPress