Empresa Ribeiro Plásticos LTDA recebe Certificação Lixo Zero

A empresa Ribeiro Plásticos LTDA, localizada em Araquari–SC, tem como atividade principal a fabricação de artigos de material plástico e apresentou uma importante evolução na execução do plano de ação proposto para obtenção da Certificação Lixo Zero. Isto foi possível através de análise documental detalhada, avaliação in loco e entrevistas com vários funcionários para comprovar todo o processo descrito no Relatório Lixo Zero elaborado em maio de 2022 em parceria com a empresa Euro Ambiental.

A empresa adotou estratégias sustentáveis para trazer o cuidado ao meio ambiente para o dia a dia dos funcionários e também para o sistema utilizado no trabalho. Algumas estratégias são: 

  • Remoção de residuários individuais, implementação de centrais únicas para descartes de resíduos e coletores disponibilizados em todos os setores da unidade com disposição conforme os tipos de resíduos gerados nestes locais.
  • Cartazes informativos com orientações sobre a forma de segregar os resíduos evidenciado na área de moinho (com oportunidade de melhorias em outras áreas).
  • Redução dos insumos ou materiais necessários para execução das atividades, utilizando sacos plásticos recicláveis para embalagem (o único insumo utilizado no produto final, pois os demais são recebidos de fornecedores), remoção de sacos plásticos de lixo das lixeiras internas, reutilização dos mesmos quando não contaminados e reutilização do verso do papel como rascunho.
  • Uso de embalagens 100% recicláveis ou compostáveis, já que recebem caixas de papelão de alguns fornecedores para acondicionamento do produto acabado. Estas embalagens circulam até as caixas manterem-se íntegras. Além disso, seus produtos são fabricados em plástico PP e ABS, possibilitando sua reciclagem pós-uso.

Além disso, a Ribeiro Plásticos LTDA prioriza a compra de produtos usados, recondicionados e remanufaturados recebendo produtos da empresa Core Case plástico PP cinza que é proveniente do processo de reciclagem, sendo utilizado como matéria-prima na fabricação das peças deste cliente.

Outro fator interessante para a obtenção do Certificado Lixo Zero foi constatar que a empresa possui desenvolvimento de programas que enfatizem o reuso de seus materiais. Chama-se etapa TRY OUT. Ou seja, após o primeiro teste de produção de uma determinada peça, a mesma retornará ao processo de moinho para que este plástico seja reutilizado como matéria-prima nas demais etapas do processo de fabricação. Com isso, a empresa possui também um acordo com a empresa HSJ Reciplásticos LTDA para a retirada do reciclável, no qual a Ribeiro Plásticos não vende o material e não é cobrada pela empresa que disponibiliza a caçamba e realiza a retirada. 

No quesito inovação, a empresa desenvolve programas de “upcycling” para resíduos de difícil reciclabilidade, no qual copos plásticos e os resíduos de varrição (principalmente plástico) são enviados para a Carbo Brasil, e submetidos a um processo de transformação. Após este processo, estes resíduos compõem uma peça que é utilizada no processo de sondagem de solo, que é realizado pela empresa Core Case.

Todos os resíduos orgânicos são pesados no refeitório da empresa e encaminhados para compostagem. Além disso, a empresa utiliza em horta interna, a geração deste composto, fechando o ciclo através do cultivo de alimentos com composto próprio.

A empresa não apresenta um relatório com base histórica da geração de resíduos. O cálculo
de desvio de aterro foi realizado unicamente em análise gravimétrica, a
qual apresenta 91,62 % de desvio de aterro. Como toda a retirada de resíduos é pesada,
Entende-se que deve ser organizada a gestão destes dados, para que se possa saber a porcentagem de desvio por mês e/ou ano. 

Abaixo estão alguns dados presentes no relatório de certificação Lixo zero, obtidos pela empresa Euro Ambiental:

Resíduos comuns somam 47,75 Kg do total e são destinados ao aterro local.

  • Resíduos Recicláveis somam 244,24 Kg do total e são destinados a empresas de reciclagem ou reciclagem própria através do programa de “upcycling” supracitado.
  • Resíduos orgânicos somam 24,52 Kg do total e são destinados à alimentação de animais e compostagem.
  • Resíduos contaminados somam 11 Kg do total e são descartados no aterro local.

O total gerado somando as categorias citadas é de 327,42 Kg de resíduos, tendo 91,62% de desvio de aterro alcançado. A empresa mostrou excelentes pontos positivos quanto à sustentabilidade no local. Alguns destes pontos incluem:

  • Resíduos de varrição e copos plásticos – Após processo de transformação em
    indústria parceira, são agregados na composição das peças utilizadas em sondagem de solo.
  • Mantas e estopas contaminadas com óleo/graxa são enviadas para processo
    de lavagem industrial, retornando à empresa para reutilização.
  • Ciclo fechado de utilização das caixas de papelão, em acordo realizado com o cliente.
  • Compostagem das sobras orgânicas do refeitório com utilização do composto em horta orgânica e reutilização de embalagens plásticas para cultivo de plantas.
  • Peças (refugo) que são moídas internamente e retornam ao processo produtivo como
    Matéria-prima.
  • Matéria-prima proveniente de processo de reciclagem.


Por fim, a empresa Ribeiro Plásticos LTDA atendeu aos princípios Lixo Zero, apresentando áreas muito organizadas, limpas e conservadas pelos funcionários. A empresa também forneceu todos os documentos necessários para a avaliação detalhada da certificação, sendo considerada, então, apta a receber a certificação Lixo Zero.

Congratulamos a empresa por juntar-se a nós na luta pelo nosso meio-ambiente! 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México!...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais. O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.