Feira Bem Casados recebe certificação Lixo Zero

Aconteceu em Chapecó a 13a Feira Bem Casados, um evento que tem como temática Casamentos. Os expositores, portanto, eram fornecedores de serviços e produtos referentes ao tema.

Neste ano, a feira trouxe como foco a sustentabilidade nas festas de casamento, tendo como objetivo ter o maior desvio de resíduos do aterro sanitário, destinando todo o resíduo para a reciclagem, reutilização e compostagem, mostrando que é possível unir tão grande evento na vida dos noivos ao cuidado com o meio ambiente.

De acordo com o conceito Lixo Zero, que consiste em não permitir que ocorra a geração do lixo (mistura de resíduos e rejeitos), mas acondicionar resíduos para reciclagem ou reutilização, todos os expositores e prestadores de serviços foram responsáveis por encaminhar corretamente todos os resíduos gerados até a Central de resíduos. Caso os expositores gerassem pouco volume de resíduos durante os dias da feira, estes poderiam ser descartados em lixeiras coletoras.

"Os benefícios do gerenciamento dos resíduos em eventos são muitos, desde que o planejamento seja realizado na concepção do evento. Pensar um evento lixo zero é pensar em todos os serviços e produtos que serão utilizados na realização do evento e, para que se tenha sucesso no gerenciamento dos resíduos, toda a estrutura precisa ser pensada para que os visitantes/participantes possam dispor corretamente o resíduo que está em suas mãos. O volume, formato e comunicação dos coletores influencia muito nos resultados. Estruturar uma central de resíduos para triagem e posteriormente encaminhamento dos resíduos separados para reciclagem e compostagem traz benefícios sociais, ambientais e econômicos, pois os resíduos deixam de ser lixo e passam a se tornar recursos."

O principal resíduo gerado no evento foi o orgânico, somando 39,75% de todo o percentual por classificação. Tais resíduos foram compostados na horta do Complexo de Eventos Tabajara no dia 12 de julho, com auxílio do Sr. Telmo, proprietário do local. O adubo foi utilizado diretamente na horta do Complexo.

Além dos resíduos orgânicos, a categoria dos recicláveis, que inclui desde garrafas PET até cápsulas de café recebeu três destinos diferentes:

  1. Plásticos moles (6,2%), garrafas PET (3,4%), papelões (4,4%), metais (1,4%) e vidros (21,1%) foram destinados à ARSOL – Associação de catadores de Chapecó.
  2. Tampas plásticas (0.4%) foram destinadas à TamPETS.
  3. Cápsulas de café (0,3%) foram doadas à empresa que produz madeira-plástica.

Dentre as demais categorias, podemos destacar:

CertificacaoLixoZero_FEIRA BEM CASADOS 2022 (1)_page-0001
  • Rejeitos (8,6%), destinados ao Aterro Sanitário, coletados pelo TOS.
  • Carpetes (8,2%), doados para reutilização em projetos que confeccionam casas de animais.
  • Banners do evento (5,3%), doados para reutilização ao projeto Brasil sem frestas.
  • Madeiras de Pallet foram doadas para reutilização em uso como lenha.

O evento foi assertivo no quesito inovação. Os expositores trouxeram inúmeras novidades sustentáveis. Em destaque estão a criação de vestido da loja Luagel (estilista Duda), mostrando como é possível “pensar fora da caixa” também para vestidos de noivas, nos quais costumeiramente só são usados tecidos finos, rendas e brilhos. O resultado foi exposto durante a feira e aprovado pelos visitantes. 

A Feira Bem Casados, na pessoa da Juliane, nos procurou para realizar uma feira com um conceito diferente, onde todos os prestadores de serviço e expositores deveriam compreender e aplicar o conceito Lixo Zero no evento, através dos produtos e serviços que estavam oferecendo aos visitantes. A ideia foi inovar com propósito! Os expositores reduziram sua geração de resíduos, criaram produtos totalmente compostáveis (sem uso de plástico), usaram utensílios retornáveis ou compostáveis, criaram produtos com materiais reutilizados. O saldo foi positivo, mas nas próximas edições iremos ampliar o conceito e melhorar ainda mais os resultados de desviod e aterro.

O evento contou com muito mais ideias inovadoras: Lembranças feitas com materiais naturais (sementes e flores secas) e tecidos naturais (algodão cru) ao invés de plástico, “Cartão de visita” com logomarca da empresa colocada diretamente no doce, confeccionado com pasta americana. Uso de QR Code com informações da empresa disponível no estande. Entre outros pontos que transformou a Feira Bem Casados em um evento único.

Ao longo do evento, houve o uso de louças permanentes nos estandes onde serviam café, espumantes, vinhos e também uso de copos de papel. A exposição de doces foi feita diretamente nos expositores, em forminhas de papel compostáveis e até mesmo em cascas de ovos.

Ao seguir os princípios Lixo Zero, a feira Bem Casados afirmou seu compromisso com o Triple Bottom line, garantindo que os padrões de desempenho social, ambiental e econômico sejam obtidos simultaneamente, recebendo assim a certificação Lixo zero merecidamente.

Você tem interesse na Certificação Lixo Zero?

Fale conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Estamos sempre à disposição.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress