Shopping Park Botucatu, o primeiro shopping Lixo Zero do Brasil

Botucatu, São Paulo, 2022 – O Shopping Park Botucatu obtém o Certificado Lixo Zero e demonstra pioneirismo em seu segmento, sendo o primeiro shopping Lixo Zero do País.

 

Localizada em Botucatu, São Paulo, o Shopping Park Botucatu se desenvolveu na proposta de inovar com sustentabilidade, energia limpa e a sensibilidade com a sociedade ao seu redor, pensando no impacto que poderia causar em sua região. Inaugurado em 29 de maio de 2014, o então Shopping Park Botucatu é um marco para a população do Polo Cuesta, que integra nove cidades do Centro Oeste Paulista e é referência para mais de 300 mil habitantes. O empreendimento inovou com a criação de uma cultura de lazer, compras e entretenimento.

Os pontos principais as quais o Shopping Park Botucatu se acentua, em sua rotina de gestão, são: reuso, redesign, gerenciamento de resíduos, educação ambiental, treinamento interno, entre muitos outros, as quais o transformam em um shopping modelo que os fez conquistar o Certificado Lixo Zero. 

 

Redesign:

Foi identificado que o estabelecimento possui coletoras de resíduos devidamente

identificadas e com a utilização de sacos de lixo de acordo com o sistema de coleta implantado no empreendimento. 

O empreendimento em questão possui três contratos para o serviço de gerenciamento de resíduos, sendo o primeiro com a prefeitura de Botucatu para destino dos seus rejeitos, a segunda com a cooperativa Cooperab que faz coleta, triagem e destinação final de seus resíduos recicláveis e a empresa Ciclo Limpo que faz a coleta e destinação final de seus orgânicos através da compostagem. As docas, onde estão localizados os residuários de armazenamento temporário são identificados com coletores próprios de cada empresa, direcionando a equipe de limpeza descartar os resíduos no local correto.

 

Reuso:

Dentro das ações de reuso do empreendimento, observamos que todos os descartáveis foram trocados por elementos reutilizáveis, como por exemplo pratos, talheres, copos de água e de café, etc… Cada funcionário ganhou uma caneca feita em fibra de coco para não usar mais descartáveis. Além disso, os dispensers de copos descartáveis estavam vazios no ato da vistoria, validando a ação. Além da prática mencionada, existe um processo de reuso de elementos de madeira os quais são destinados a um artesão de móveis local que transforma paletes e bobinas por exemplo,em mobiliários. Atualmente existe uma loja dedicada a exposição de produtos de artesãos de Botucatu onde há alguns móveis feitos a partir de resíduos gerados pelo empreendimento.

 

Gerenciamento de Resíduos orgânicos: 

Os orgânicos são enviados à Ciclo Limpo, empresa que destina o resíduo para compostagem em Botucatu. No empreendimento foram identificadas coletoras de orgânicos com etiquetas pretas e sacos de lixo azul. O empreendimento possui uma política destes orgânicos os quais após passarem pelo processo de compostagem, retornam ao empreendimento como terra vegetal para aplicação nas áreas ajardinadas.

 

Gerenciamento de resíduos Secos – Reciclagem: 

O sistema de coleta de recicláveis é feito por uma cooperativa local, a Cooperab, que faz a coleta dos resíduos dispostos em gaiolas, leva para sua sede, tria e vende direto para a indústria. O valor da bonificação dos resíduos não retorna para o Shopping, transformando em renda para as famílias cooperadas.

 

Conforme o empreendedor do Shopping Park Botucatu, Henrique Faraldo:

 

“Trabalhar com o conceito lixo zero dentro do Shopping Park Botucatu foi uma mudança que, para além do benefício ambiental, nos trouxe significativos números de impacto positivo em pessoas. Hoje, nosso empreendimento já destinou 10 toneladas de alimentos para a compostagem, o que equivale a redução de quase 7 toneladas e meia de gases do efeito estufa no meio ambiente. Além disso, 31 toneladas de materiais recicláveis já foram doados para a Cooperativa de Agentes Ambientais da cidade, gerando renda para um total de 30 famílias. Mas para além dos números, acreditamos muito que as mudanças positivas acontecem através da conscientização das pessoas, afinal, quem faz a sustentabilidade somos nós, pessoas. Desde o início da nossa nova gestão de resíduos, aliadas com o conceito lixo zero, implementamos o Comitê de Sustentabilidade, cujo intuito é trazer o tema da sustentabilidade a todos os setores, de forma que todos os processos possam, cada vez mais, caminhar aliado ao nosso novo momento: mais sustentável, mais solidário e mais consciente.”

 

Sobre a Certificação Lixo Zero:

 

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo é atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Você tem interesse na Certificação Lixo Zero?
Fale conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Estamos sempre à disposição.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress