Singular Arquitetura e Design: o primeiro escritório de arquitetura Lixo Zero do Brasil

Fundada em 2006, a Singular Arquitetura e Design é um escritório de arquitetura e design de interiores em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro que, recentemente, conquistou a Certificação lixo Zero, sendo o primeiro escritório de arquitetura a obter esse título. Com essa atitude, a Singular Arquitetura e Design demonstra os seus interesses e bases que adota, em suas atividades, dentro e fora do escritório, em seus projetos e no seu cotidiano.

“Sua atuação é marcada pelo comprometimento com o cliente, busca incessantemente por técnicas construtivas mais modernas e melhor adaptadas aos objetivos de negócio do cliente. Todos os projetos realizados pela Singular Arquitetura e Design levam a assinatura da arquiteta Daniela Alvarenga.”, como é dito pelo próprio site da empresa.

A Singular Arquitetura e Design aderiu às práticas de ESG (meio ambiente, social e governamental). Sendo assim, um marco importante e gratificante, desviando 91,3% seus resíduos de aterro e incineração e alcançando uma nota A no “Índice de boas práticas”. O “Índice de boas práticas” avalia iniciativas de ESG, baseado em critérios como inovação, comunicação, capacitação de colaboradores, coletivo Lixo Zero, entre outros.

Iniciativas e melhorias Lixo Zero

Alguns critérios devem ser considerados para a conquista da certificação. Estas foram algumas iniciativas das quais a Singular Arquitetura e Design tomou para que pudesse progredir e conquistar o certificado:

  • Redesign – Mudanças em seus coletores de resíduos em todo o escritório, com utilização de sacolas biodegradáveis.
  • Redução – Dentro do escritório foi implantada uma fragmentadora de papel, para picotar documentos e projetos, reduzindo o volume e garantindo a segurança de dados. Outra medida para reduzir o quantitativo de papéis foi reutilizar folhas como rascunhos nos versos.
  • Reuso – Materiais, produtos e objetos descartáveis foram substituídos por reutilizáveis. Reaproveitamento de materiais dos setores administrativos.
  • Impactos sociais – Todo o material da escrita (lápis, borrachas, canetas, canetinhas, lápis de cor e apontador) usado no processo de desenho e execução dos projetos arquitetônicos e design são enviados para o projeto Educasol Brasil. Totalizando uma pesagem 1k de resíduos da escrita.
  • Programa de upcycling – Programa de Reciclagem de embalagens de biscoitos e chocolates das embalagens feitas de um plástico metalizado chamado de BOPP (Polipropileno Biorientado). Devido à sua característica e composição, esse material usualmente não é reciclado, pois os custos para reciclagem do BOPP são superiores ao valor que a matéria-prima reciclada é vendida no final da cadeia. Por esse motivo, a Nestlé lançou, em parceria com a TerraCycle, esta iniciativa de logística reversa, que além de viabilizar a reciclagem das embalagens de biscoitos e chocolates de qualquer marca, também aceitará as embalagens flexíveis metalizadas de salgadinhos, barrinhas de cereal, macarrões e ovos de páscoa. Na Singular Arquitetura e Design, essas embalagens são recolhidas e enviadas para Terra Cycle Brasil.
  • Os resíduos orgânicos – São enviados para o Dr. Catador, empresa que trata os resíduos através da compostagem, que funciona num modelo de clube de assinatura, onde a empresa recebe o relatório e uma sacola com adubo produzido mensalmente. O volume de envio para compostagem mensalmente é, em média, de 6 a 8 quilos de resíduos orgânicos. A empresa recebe mensalmente 2 quilos de adubos, que são utilizados no jardim na entrada da Singular Arquitetura e Design.
  • Política de compra sustentável – Nos projetos de arquitetura, tanto para construção como para o design de interiores, são priorizados os produtos e itens sustentáveis, buscando a substituição da madeira de decks por ecodeck, bancos e cadeiras feitas de material reciclado.
  • Capacitação de funcionários – para obter a Certificação Lixo Zero, é necessário que haja uma capacitação dos colaboradores sobre o conceito, focando principalmente na forma correta de segregar e destinar os resíduos. A Singular Arquitetura e Design, em parceria com o Dr. Catador, oferece capacitação aos funcionários através do empreendedor Roberto Guião, Dr. em resíduos pela Coope/UFRJ e Univ. de Dresden Alemanha , Embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil em Volta Redonda, membro do Grupo de Estudos em Tratamento de Resíduos Sólidos GETRES/Coppe. 

Foram essas e muitas outras iniciativas de extrema importância para o impacto do funcionamento sustentável dentro da Singular Arquitetura e Design.

Segundo Daniela Alvarenga, fundadora da Singular Arquitetura e Design e membro do Retail Design Institute:

“A Singular Arquitetura e Design está comprometida com o desenvolvimento sustentável do planeta, acreditamos que por meio do compromisso e nova mentalidade é possível gerenciar e minimizar os impactos ambientais. Buscamos o envolvimento e engajamento de todos os stakeholders no processo criativo e construtivo dos projetos de arquitetura, a certificação Lixo Zero vem chancelar nossas práticas cotidianas evidenciando nossa missão de uma arquitetura sustentável e resiliente.”

Daniela Alvarenga é especializada em Design de Interiores e Arquitetura Comercial, atendendo diversas empresas e realizando projetos residenciais de alto padrão em toda a região Sul Fluminense e projetos conceituados no eixo Rio/São Paulo.

Sobre o Certificado Lixo Zero

De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero (validados pela ZWIA – Zero Waste International Alliance), a Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é, de fato, Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e, para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.

Já imaginou a sua empresa tendo um impacto tão positivo na sociedade e no meio ambiente?
Entre em contato conosco:
contato@certificacaolixozero.com.br

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. Parabéns pelo excelente trabalho, sou moradora a em um condomínio aqui em Ubatuba, e participo de uma comissão de trabalho de preservação ao meio ambiente e gostaria de saber como faço para conseguir essa certificação.
    Agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México!...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais. O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.