Unifique: Primeira Empresa de Capital Aberto do Brasil a Conquistar a Certificação Lixo Zero para o seu Centro de Distribuição

Com muito orgulho, entregamos à empresa de telecomunicações Unifique a Certificação Lixo Zero pela excelente gestão de resíduos feita em seu Centro de Distribuição, alcançando a marca de 99,3% resíduos sólidos desviados de aterro e incineração, conseguindo assim a nota B no “índice de boas práticas”.

De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero (validados pela ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance), para um estabelecimento ser considerado Lixo Zero, ele deve seguir o “índice de boas práticas”. 

É pelo “índice de boas práticas” que se determina se a empresa está encaminhando corretamente, pelo menos, 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outros protocolos que devem ser considerados necessários para que a empresa (ou evento) seja licenciado com a Certificação Lixo Zero. 

 

Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é, de fato, Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e, para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.

As ações adotadas pela Unifique foram:

  • Criação de centrais únicas de descarte – Redução da quantidade de residuários individuais, criando centrais únicas de descarte.
  • Redução do uso de produtos plásticos – Remoção de sacos plásticos de lixo de lixeiras internas, bem como reutilização de sacos de lixo quando passíveis de reutilização (não contaminados) e adoção de xícaras e canecas permanentes por parte dos funcionários, eliminando o uso de copos plásticos.
  • Gestão responsável de resíduos – Retorno de tubos vazios de filme stretch usados ao fornecedor, evitando o descarte dos mesmos, bem como o armazenamento de EPI’s inservíveis para posterior encaminhamento à empresa encarregada de dar uma destinação responsável aos mesmos.
  • Revisão do processo de uso de cabos – Foi feita, também, uma revisão do processo interno de utilização de cabos, onde passou-se a diminuir a metragem de cabos ópticos novos para descarte, o que impacta tanto no meio-ambiente quanto financeiramente.
  • Logística reversa de baterias – Encaminhamento de baterias para logística reversa, diminuindo o impacto ambiental.
  • Coleta e encaminhamento de lixo eletrônico – Coleta de equipamentos e materiais para serem reaproveitados ou destinados corretamente à empresa recicladora de lixo eletrônico.
  • Reutilização de papéis como rascunho – Criação de um local onde se dispõe pedaços de papel que podem ser reutilizados como rascunho, diminuindo o descarte imediato do mesmo ou sua subutilização.
  • Resíduos Orgânicos – Adoção de composteira para disposição final de resíduos orgânicos.

Para a Assessora do Presidente Anelise Tambosi Sdrigotti:

“Alcançar a Certificação Lixo Zero é de grande relevância para a Unifique, que se importa com as pessoas e com o meio ambiente. O projeto foi um grande desafio, visto que temos alguns resíduos de difícil reciclagem. Mas quando se tem um objetivo e se pode contar com pessoas engajadas e comprometidas a atingi-lo, tudo é possível! Levar tecnologia e inovação para facilitar a vida das pessoas aliadas à sustentabilidade do negócio é um orgulho para todos nós e tem tudo a ver com os valores e jeito de ser da Unifique. Agradeço a todos os colaboradores e terceirizados que estão envolvidos nessa missão, bem como nossa assessoria – Euro Ambiental, que nos auxiliou durante todo o processo.”

 

Você tem interesse na Certificação Lixo Zero?
Fale conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Estamos sempre à disposição.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress