Escola estadual renova a Certificação Lixo Zero

A E.E.B Aldo Câmara da Silva é uma escola estadual localizada em São José no estado de Santa Catarina e recentemente renovou a Certificação lixo Zero. Com essa atitude, a Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva continua demonstrando os seus interesses e bases que adota, em suas atividades, dentro e fora de sala de aula.

Como a Certificação Lixo Zero tem validade de um ano, é muito importante que estabelecimentos  a renovem com o intuito de validar novamente que as medidas implementadas no primeiro ano ainda continuam sendo aplicadas e monitoradas por quem se encarrega das atividades dentro da própria escola. Neste caso, todos participam, como um coletivo. Num incentivo de respeitar e preservar a natureza, além de ensinar ética e cidadania.

O projeto Lixo Zero não somente engajou seus alunos com esse projeto, mas também os pais e toda a comunidade local, que atualmente se beneficia com os recursos que a reciclagem traz, provendo mais empregos e renda para o município.

“Ser certificada como a 1ª Escola Lixo Zero do Brasil é resultado de um esforço coletivo que integra toda a comunidade escolar. Estamos criando novos hábitos, formando cidadãos mais responsáveis e construindo uma sociedade mais sustentável.”  afirma Fabiana Nogueira C. Mina, professora e coordenadora do projeto.

Iniciativas e melhorias Lixo Zero

A escola, atualmente, conta com um número total de quarenta e um funcionários e seiscentos e dois alunos, que participam ativamente da missão de manter a escola ecologicamente correta e Lixo Zero, capacitando os funcionários e promovendo reuniões pedagógicas, buscando atingir e manter critérios, como:

  • Redesign: 

Foram retiradas todas as lixeiras antes utilizadas, para isso adotaram as caixas de papel e recipientes para as aparas de lápis em todas as salas e no pátio um residuário para organizar todos os resíduos secos. Esses são separados conforme a necessidade constatada no cotidiano da escola: papel, papel colorido, papelão, plástico mole, plástico duro, pet, metal (pouca demanda), vidro (garrafas de suco servido na merenda), lacres de latinha, tampinhas, restos de giz de cera, aparas de lápis e orgânico.

  • Redução e reuso de materiais: 

O uso de  descartáveis foi substituído por utensílios duráveis (copos, pratos e talheres), tanto para a merenda servida aos alunos, lanche aos professores e festas na escola. Reutilização dos plásticos das folhas A4 para entrega de cópias para os professores, guarda de documentos, entre outros. Materiais como eva e isopor foram vetados.

  • Gincana de arrecadação de Tampas e lacres:

Além de toda a gestão de resíduos eficiente implementada, a escola faz projetos onde arrecadaram, na primeira pesagem, 302.00 Kg de tampas e 20,00 Kg de lacres.

  • Reuso de uniformes:

Partilha e troca de uniforme escolar em bom estado. 

  • Compostagem in loco:

Todo resíduo orgânico é composto no pátio da escola, utilizando o método UFSC. Saiba mais, assista esse vídeo.

É assim que a escola se estrutura atualmente dentro de seu dia-a-dia, se responsabilizando pelos seus impactos e se comprometendo com a sociedade e o meio ambiente, além de outras diversas outras atitudes, não pontuadas, como a destinação correta dos materiais recicláveis, logística reversa, participação do programa Terra Cycle e do Projeto Casa na Árvore (de upcycling, para a reciclagem dos restos de giz de cera), entre muitos outros.

A E.E.B Aldo Câmara da Silva tem o compromisso não só de ser Lixo Zero mas também de criar cidadãos conscientes com o futuro do planeta e com o impacto de cada resíduo que produz.

Renovação da Certificação Lixo Zero

Em 2019, a escola foi reconhecida como a Primeira Escola Lixo Zero do Brasil por conquistar a Certificação Lixo Zero desviando 94% seus resíduos de aterro e incineração e alcançando uma nota C no “índice de boas práticas”. Como a Certificação Lixo Zero preza por melhoria contínua, a ideia é que estabelecimentos sempre melhorem ou na % de desvio ou no “índice de boas práticas”.

clique para ampliar

Devido à pandemia em 2020, não foi possível renovar a Certificação Lixo Zero da escola, porém, agora em 2021 foi feita a recertificação. O progresso foi surpreendente, a taxa de desvio aumentou para 96% e a nota para A. O “índice de boas práticas” avalia iniciativas de ESG (meio ambiente, social e governança), baseado em critérios como inovação, comunicação, capacitação de colaboradores, coletivo Lixo Zero, entre outros. A pontuação varia de A – D e a  E.E.B Aldo Câmara da Silva está cada vez mais dedicada e focada em seus objetivos de reduzir o impacto ambiental enquanto desenvolve grandes seres humanos, envolvendo todas as esferas da comunidade local. 

 

E.E.B Aldo Câmara da Silva na mídia

Desde a primeira conquista até hoje, a escola foi bastante prestigiada, recebendo convites para palestrar em eventos em Portugal, Brasília e diversos outros lugares. Também recebeu o Prêmio Lixo Zero pode ser um grande case nacional de sucesso, demonstrando a forma mais eficiente e transformadora de fazer a gestão de resíduos de ambientes educativos. Consequentemente, a escola recebeu um troféu do governador de Santa Catarina em reconhecimento ao mérito da escola pelo projeto Lixo Zero. Saiba mais sobre a escola nos vídeos abaixo:

Rede social da escola: Instagram

Já imaginou a sua escola tendo um impacto tão positivo na sociedade e no meio ambiente? Entre em contato conosco: contato@certificacaolixozero.com.br

Nós temos todas as ferramentas para apoiar escolas, não só com a Certificação Lixo Zero, mas também com técnicas e metodologias para engajar os alunos e a comunidade local através do nosso curso para professores de Escolas Lixo Zero. 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. Que maravilha esse projeto, parabéns. todos juntos podemos mais. Estou encantado com o trabalho de vocês, quem dera outras e outras escolas seguissem vosso exemplo. É nas crianças que se corrigem os vícios, parabéns, vocês estão começando no lugar certo, crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress