A transformação de um loja em Lixo Zero

A Estilo Verde Moda Sustentável nasceu em 2017, a partir da grande intenção de
Empreender e fazer isso com responsabilidade e cuidado com o Planeta, reforçando a essência da criadora da marca, a Bióloga e Mestre em Ecologia, Marina Petzen.

Tem como propósito promover a mudança no mundo a partir do oferecimento de produtos e
motivação de condutas alinhadas ao consumo consciente e a sustentabilidade. Preocupam-se com as questões socioambientais e os impactos causados pelo consumo desordenado da sociedade.

Neste sentido, a Estilo Verde foi idealizada e desenvolvida com responsabilidade, buscando parceiros, fornecedores, marcas e produtos com baixo impacto negativo social e ambiental, produção ética, responsável, consciente e acessível. Ou seja, o foco está na sustentabilidade.

O empreendimento atua no atacado, varejo e personalização de produtos em três segmentos:

– Moda Sustentável;
– Saúde e Bem Estar;
– Lixo Zero e Compostagem.

A Estilo Verde passou por uma reforma em seu espaço físico e uma das principais motivações foi a de projetar um residuário que atendesse às demandas para acondicionamento de resíduos sólidos, uma vez que participa de projetos e ações de arrecadação e possui um sistema próprio de logística reversa.

Sendo assim, foi desenvolvido um residuário chamado ‘Central de Resíduos’, que fica
localizado estrategicamente na área central da loja, com total destaque, tendo o objetivo de quebrar os paradigmas dos clientes sobre a diferença entre “lixo” e “resíduos”, incentivando a correta destinação de resíduos sólidos e oportunizando momentos de conversas para sensibilização quanto à temática Lixo Zero.

A Central de Resíduos da Loja Estilo Verde possui dois tipos de residuários:

Residuário Central que acondiciona os seguintes tipos de resíduos:
– Óleo de cozinha;
– Caixas de leite (embalagens longa vida);
– Eletroeletrônicos;
– Pilhas e baterias;
– Tampas plásticas e lacres de alumínio;
– Instrumentos de escrita;
– Embalagens de BOPP.

Residuário Específico para as embalagens de Papéis e Plásticos provenientes do Programa de Logística Reversa “Estilo Verde Recebe”. Os resíduos orgânicos (resíduos gerados na loja, portaria do edifício e estabelecimentos vizinhos), são depositados diretamente na composteira que fica no interior da Estilo Verde. A manutenção é realizada uma vez ao final do dia. Portanto, não há um residuário específico para resíduos orgânicos.

Os rejeitos, são acondicionado em uma lixeira de 5L que fica no banheiro e é esvaziada
semanalmente, junto com os rejeitos provenientes do vaso sanitário. O destino destes resíduos é o contêiner da coleta pública e posteriormente aterro sanitário.

Há um constante trabalho realizado pela Estilo Verde que é a negociação com os fornecedores para reduzir ao máximo a quantidade de embalagens individuais dos produtos fornecidos. Como exemplo desta negociação, estão determinadas peças de vestuário que inicialmente eram recebidas com embalagem plástica individual e após conversas e combinados, passaram a ser enviadas sem embalagem individual, preservando a qualidade dos produtos.

A Estilo Verde adotou uma postura de induzir o cliente a carregar as compras em suas próprias sacolas, mochila ou bolsa para que haja uma redução na utilização de embalagens, mesmo que de papel, e posteriormente, geração de resíduos.

Desde a idealização da Estilo Verde Moda Sustentável, houve a preocupação em não se utilizar nada que fosse descartável no dia-a-dia. Sendo assim, este não foi um item que precisou ser implementado uma vez que nunca se fez uso de descartáveis na rotina do estabelecimento.

As caixas provenientes do fornecimento de mercadorias são reutilizadas para envio das
vendas feitas pela internet, sendo estas desmontadas e remontadas do lado contrário. Além disso, o cliente recebe com sua compra um bilhete informando que a caixa é de reuso, reciclável e compostável. Informa-se que a Estilo verde é um empreendimento Lixo Zero e, com esta prática, atende-se aspectos de não geração, reutilização e estímulo à reciclagem e compostagem através da informação e educação ambiental não formal.

A loja possui uma ação entilulada como “ Cabide Sustentável”. Esta ação é permanente, realizada desde 2018 e acontece de forma aleatória, conforme disponibilidade de peças de vestuário, calçados e acessórios para doações, os quais tem origem da família ou mesmo clientes que levam até a loja. As peças são expostas penduradas em cabides em um suporte de metal localizado na calçada em frente a Loja Estilo Verde. Em cada peça disponibilizada, é fixado um bilhete escrito à mão com a seguinte mensagem: “Gostou? Pode levar, esta peça é sua!”.

O momento compartilhando acontece desde 2019 e nasceu de forma presencial, onde a
comunidade foi estimulada a compartilhar tudo aquilo que tem em casa e, por algum motivo, se encontra em desuso. Ou seja, o grande objetivo desta ação é colocar em circulação itens de uso pessoal, domésticos, roupas, acessórios, e tudo mais que não faça mais sentido na vida de quem irá doar, mas poderá fazer sentido na vida quem irá receber. O Momento Compartilhando também acontece de forma permanente e digital através de um grupo aberto no aplicativo Telegram.

Os resíduos recicláveis gerados na Loja Estilo Verde e provenientes do Programa de Logística
Reversa são destinados para a Associação de Catadores ARSOL e para a ONG Verde Vida Programa Oficina Educativa, de forma aleatória conforme demanda e organização da logística interna.

De acordo com o percentual de resíduos por categoria, 39,4% dos resíduos gerados pela loja são resíduos orgânicos.

Já 52, 5% destes resíduos são recicláveis e 8,1% do total de resíduos são compostáveis.

Considerando a taxa de desvio de resíduos sólidos de aterro sanitário de 91,9%, a Certificação Lixo Zero foi concedida com muito orgulho e muito sucesso para a Loja Estilo Verde Moda Sustentável!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress