A Allonda é uma empresa que oferece soluções de engenharia para o mercado industrial e
setores de infraestrutura. Lá, eles realizam atendimentos em diferentes regiões brasileiras, assim como na américa latina. A empresa conta com uma equipe técnica própria e formada por especialistas em diferentes disciplinas da engenharia, que possuem acervo técnico robusto. Percebe-se que a Allonda coloca a sustentabilidade e a inovação como protagonistas em seus serviços.
A empresa realizou uma expansão de escritório a pouco tempo e aproveitou o momento para avaliar as questões de destinação correta dos resíduos, procurando reduzir a
geração e destinar corretamente o que for gerado. Como o processo de certificação foi apenas do escritório administrativo localizado em Belo Horizonte, não foram contemplados trabalhos externos e resíduos de obras realizadas. Abaixo estão as mudanças e melhorias no escritório da Allonda em cada setor:
COPAS
Nas 2 copas não possuem muitos descartáveis, porém há presença de cápsulas de café e
toalhas de papel. Os recicláveis são separados corretamente e os orgânicos são destinados a uma empresa que realiza o trabalho de coleta e compostagem. A cápsula de café Nespresso, é descartada com a própria fabricante e fornecedora, que possui um programa de logística reversa e coleta o resíduo.
DEPARTAMENTOS
Nas estações de trabalho não possuem mais lixeiras para orgânicos, motivando o colaborador a se levantar e descartar na cozinha, promovendo assim várias mudanças de hábito que impactam na saúde da organização. Próximo a impressora fica um depósito para papéis de rascunho para serem reutilizados antes do descarte.
Os fornecedores são sustentáveis, possuem garantia de origem e são adeptos do sistema B.
As embalagens para os clientes são feitas de papelão e o plástico que embala os insumos da produção são destinados a reciclagem e nas salas de reunião ficam apenas os recipientes para coleta de papel.
BANHEIROS
Os recipientes são disponibilizados em 5 banheiros com 01 recipiente cilíndrico com pedal
de 30 L em cada banheiro. Além dos papéis higiênicos, também é utilizado papel descartável
para as mãos.
Na Allonda, todos os contratos com fornecedores são feitos de maneira digital, reduzindo assim, o volume de impressões e folhas de sulfite. Outro ponto de melhoria foi a parametrização do módulo financeiro do ERP (sistema de gestão empresarial) utilizado na empresa de modo que notas fiscais, espelhos de notas e boletos deixem de ser impressos.
Além disso, os computadores dos funcionários também são parametrizados de maneira
automática para imprimir frente e verso e branco e preto e os documentos só são impressos
mediante a inserção de senha na própria impressora, diminuindo o volume de erros ou
Reimpressões.
Os resíduos secos são todos destinados à reciclagem. A destinação é feita diretamente pela
equipe de meio ambiente do escritório da Allonda, por isso, são enviados para o centro de
triagem de resíduos recicláveis da ASMARE, Associação de Catadores de papelão e material
reaproveitável. Apenas os resíduos dos banheiros são destinados ao aterro pela SLU. Os resíduos orgânicos são destinados à uma empresa de compostagem que disponibiliza o Kit Masalas, recolhe, transporta, composta e transforma os resíduos em adubo e hortas urbanas.
A Allonda, sendo uma empresa da área de engenharia, vem se preocupando com todas as questões relacionadas às melhores práticas sustentáveis e garantia de origem, assim como exercer bem a comunicação interna e externa, divulgando suas ações nas rede sociais e painéis eletrônicos de gestão à vista, disponíveis pelos corredores da empresa.
Segundo a análise Lixo Zero sobre o percentual de resíduos por categoria:
Os resíduos recicláveis somam 18,72 kg, sendo 83,35% do total de resíduos gerados pela Allonda. Os resíduos compostáveis somam 1,4 kg, sendo 6,23% do total de resíduos gerados pela Allonda. Os rejeitos somam 2,18 kg, sendo 9,71% do total de resíduos gerados pela Allonda. Os resíduos perigosos somam 0,16 kg, sendo 0,71% do total de resíduos gerados pela Allonda.
A empresa preza pela hierarquia Lixo Zero, atende aos princípios, está alinhada com manter
sempre a visão de redução e reuso dos resíduos. Suas práticas foram divulgadas nas redes sociais, além de estar previsto diversas outras comunicações conforme o Plano de Comunicação Lixo Zero.
Duas práticas interessantes que a Allonda tem em seu escritório são:
Arrecadação de tampinhas plásticas, que são destinadas a uma instituição chamada Tampinha Legal, que propõe ações modificadores de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas plásticas, revertendo a renda para entidades assistenciais diversas.
E a coleta de lacres de latas de alumínio, que enviados para Lacre do Bem, que a partir da venda do material, capta recursos para comprar cadeiras de rodas e destinar a pessoas que necessitam e não conseguem adquirir.
Anualmente, também é realizada a campanha do agasalho, que arrecada roupas e cobertores que são destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Allonda recebeu Nota B, somando 84 pontos na pontuação total de contemplação dos quesitos Lixo Zero e por isso, recebe seu certificado Lixo Zero.