POR INFOR CHANNEL
A Siemens, empresa global de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde, afirma que está comprometida com a sociedade em promover um futuro sustentável. Por conta disso, estabeleceu metas ambiciosas, como zerar as emissões de carbono até 2030. A companhia já reduziu 49% das emissões de CO2 no Brasil em 2023 e planeja alcançar uma redução de 90% até 2025, cinco anos antes da meta global. Este compromisso é construído dia a dia, por meio de ações concretas, como a modernização de instalações e a adoção de práticas sustentáveis diariamente em suas operações.
O projeto Anhanguera Green & Digital modernizou nossa sede, transformando-a em um verdadeiro showroom das tecnologias para edifícios inteligentes que a Siemens oferece aos clientes brasileiros
“Como uma empresa líder em tecnologia, nós transformamos a vida de bilhões de pessoas. A aceleração da digitalização e da sustentabilidade tem o poder de impulsionar o progresso e o crescimento, ao mesmo tempo que reduz o consumo de recursos em todo o planeta. O tempo não espera e, para garantir um futuro sustentável, é essencial que façamos grandes mudanças agora. Esse é o nosso compromisso”, explica Pablo Fava, CEO da Siemens Brasil.
No âmbito da utilização de recursos de modo eficiente, a Siemens tem se concentrado em três áreas essenciais para combater as mudanças climáticas: ecodesign, dissociação do uso de recursos naturais e circularidade. A empresa busca aplicar o ecodesign em 100% das famílias de produtos relevantes, reduzir o uso de recursos naturais por meio da compra de materiais reciclados, e atingir a meta de aterro-zero até 2030, com uma redução de 50% dos resíduos até 2025. Durante o ano fiscal de 2023, a Siemens adquiriu 35% dos metais e menos de 1% de resinas de fontes renováveis para a produção de seus produtos, reforçando seu compromisso com a circularidade e o desenvolvimento de cadeias de reciclagem. Além disso, no Brasil, a meta de aterro-zero foi alcançada em 2022.
Anhanguera Green & Digital
A Siemens Brasil tem intensificado seus esforços para aumentar a eficiência energética em suas instalações. Em 2023, a empresa aprimorou seu sistema de gerenciamento de energia, garantindo a recertificação da ISO 50001, que reconhece a eficiência na gestão energética. O projeto modernizou e automatizou sistemas de iluminação e ar-condicionado, implementou sensores de presença e substituiu lâmpadas convencionais por modelos de LED. Atualmente, 100% da energia consumida pela Siemens Brasil é renovável. Em suas localidades em São Paulo (Anhanguera) e Jundiaí (Jundtech), 90% da energia elétrica é comprada de fornecedores certificados, enquanto os 10% restantes são gerados por placas solares instaladas no edifício principal da sede, na capital paulista.
“O projeto Anhanguera Green & Digital modernizou nossa sede, transformando-a em um verdadeiro showroom das tecnologias para edifícios inteligentes que a Siemens oferece aos clientes brasileiros. Exploramos todas as potencialidades do que podemos oferecer hoje, sendo um dos hubs globais de desenvolvimento de tecnologia predial de ponta”, explica Fava.
Estrutura DEGREE
A sustentabilidade na Siemens está ancorada no propósito, na estratégia de negócio, na cultura corporativa e em todos os processos e diretrizes. Desde 2021, a companhia se organiza a partir da estrutura DEGREE, que leva em conta seis campos de atuação nos quais se organizam as ambições globais de sustentabilidade da companhia. A sigla DEGREE é um acrônimo para Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com Uso Eficiente, Equidade e Empregabilidade.