CASACOR SP conquista Certificação Lixo Zero pelo terceiro ano consecutivo

A CASACOR São Paulo obteve índice de 99,7% de desvio de aterro e nota A em boas práticas na edição de 2022, entregue durante cerimônia de encerramento da edição de 2023.

Pelo terceiro ano consecutivo, a CASACOR São Paulo conquistou o Certificado Lixo Zero, com um notável índice de 99,7% de desvio de aterro e uma classificação A em boas práticas. Seguindo rigorosamente a metodologia da Zero Waste International Alliance (ZWIA) por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, a auditoria teve como principal objetivo avaliar a implementação da abordagem Lixo Zero, considerando tanto os documentos enviados quanto a inspeção presencial realizada no local.

Evento CASACOR 2022 São Paulo, alcançou a certificação Lixo Zero com índice 99,7% de desvio de aterro e nota A em boas práticas. Para alcançar tal sucesso, tiveram o apoio do consultor Lixo Zero Vicenzo Zaratin e a verificação foi realizada pela auditora Adrielli Maria dos Reis.

A CASACOR possui políticas ambientais direcionadas ao gerenciamento de recursos naturais, emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e resíduos sólidos. Não diferente das edições anteriores, a edição de 2022 abrigou diretrizes direcionadas a melhor gestão de seus resíduos de forma a perpetuar as ações já realizadas em outros anos. Tais diretrizes foram idealizadas com base nos critérios da metodologia Lixo Zero e obtiveram resultados compatíveis com os requisitos para que o evento obtenha o selo de Evento Lixo Zero.

Na organização do evento, a preocupação com a redução de resíduos foi uma constante. Nesta edição, incentivou-se o uso de lonas plásticas no contrapiso para diminuir a aderência da argamassa, o que possibilita que os pisos sejam removidos sem quebras durante a desmontagem. Dessa forma, os pisos podem ser reaproveitados em outras obras ou doados. O mesmo princípio se aplica a móveis, portas, espelhos, vidros e outros itens, evitando assim o descarte.

Na edição de 2022, os resíduos gerados equivalem a 4 dias de produção em uma cidade de 210 mil habitantes. Os cálculos foram baseados nas 875 toneladas geradas pela mostra no ano anterior, sendo que nenhuma dessas toneladas foi enviada para aterro sanitário. Entre outras medidas adotadas pela organização, estão também a implementação de obras secas, a economia e reutilização de recursos hídricos, a eficiência energética, a implementação de programas de coleta seletiva, de reciclagem e de destinação adequada de resíduos.

O evento CASACOR 2022 se realizou em seu novo formato itinerante. Ainda com alguns reflexos operacionais criados a partir da pandemia do COVID-19, a edição manteve suas preocupações operacionais relacionadas ao período pandêmico. No entanto, foi observada uma diferença considerável no número de espectadores em 2022 em comparação com a edição de 2021, com um total de 240 mil visitantes ao longo do período da mostra.

Assim como nas edições anteriores, a edição de 2022 gerenciou seus resíduos de forma exemplar. Em 2021, o projeto alcançou uma taxa de desvio de aterro de 99,7%. Devido à natureza de suas operações, os resíduos gerados pelo evento CASACOR incluíram Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos da Construção Civil (RCC), sendo este último predominante nas operações de montagem e desmontagem do evento.

A estratégia de coleta e recebimento do resíduo para o evento teve dois momentos. O primeiro, onde a operação estava gerando poucas quantidades de resíduos sólidos, a

CICLO montou um ponto de entrega destes materiais no próprio pavimento onde aconteceu o evento, para facilitar o controle de entrega por parte dos operadores de canteiro de obra. Desse ponto de entrega até as caçambas ou áreas de acúmulo de resíduos, a própria equipe da CICLO fez o encaminhamento dos materiais. Nas áreas de alimentação dos colaboradores foram instaladas coletoras de reciclável e orgânico.

Em relação a todo esse processo de certificação, os colaboradores reafirmam a importância da gestão de resíduos e do Conceito Lixo ZEro bem aplicado: 

“Como é o nosso terceiro certificado Lixo Zero, entendemos que a metodologia reforça nosso aprendizado e promove a busca por ampliação das nossas ações. A parceria firmada com a Ciclo nos dá tranquilidade para alinhar as práticas desenvolvidas pela CASACOR e o Lixo Zero funciona como uma bússola que nos guia para a melhoria contínua.”

“Como é nossa terceira conquista, fica evidenciado a necessidade de continuidade do padrão estabelecido, sempre buscando ampliar metas e desafios.”

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress