Mudando O Futuro, atingindo a Certificação Lixo Zero na Construção

A sustentabilidade e as preocupações ambientais estão se tornando cada vez mais importantes nos projetos de construção.Embora o uso de materiais e métodos de construção mais ecológicos sejam áreas de foco crescente, garantir que haja o mínimo de desperdício possível é outra maneira de reduzir o impacto ambiental da construção. Por exemplo, somente na Inglaterra, 63% do total de resíduos gerados em 2016 foram atribuídos a resíduos de construção, demolição e escavação (de acordo com o Construction Leadership Council ).

Conforme dados fornecidos pela ABRECON, o Brasil produz uma média anual de cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos provenientes da construção civil e demolições. Com base no Panorama da ABRELPE, relativo ao ano de 2018, aproximadamente 45 milhões de toneladas de Resíduos de Construção Civil (RCC) foram recolhidos pelos municípios, com particular destaque para a região Sudeste, responsável por mais de 50% desse montante.

As taxas de recuperação de resíduos de construção podem ser bastante altas, mas sempre há mais trabalho a ser feito para reduzir a geração de resíduos na fonte. Como um dos maiores contribuintes para o desperdício globalmente, a indústria da construção deve pensar em novas maneiras de gerenciar e reduzir seus resíduos para ajudar a reduzir o impacto no meio ambiente e conservar os recursos naturais.

Embora atingir o Lixo Zero em um canteiro de obras pareça quase impossível, a combinação de várias abordagens pode proporcionar um canteiro verdadeiramente livre de resíduos.

Na indústria da construção, a busca pela certificação “Lixo Zero” representa um passo crucial em direção a práticas mais sustentáveis e responsáveis.

À medida que a consciência ambiental se intensifica, as construções e empresas desse setor têm a oportunidade de repensar profundamente seus processos de produção de resíduos. Ao adotar essa abordagem, não somente contribuem para a redução do impacto ambiental, mas também colhem diversos benefícios tangíveis.

A minimização de resíduos não apenas conserva recursos naturais e limita a ocupação de aterros sanitários, mas também otimiza a eficiência operacional, reduz custos associados ao gerenciamento de resíduos e promove uma imagem corporativa positiva.

Além disso, a adoção de práticas de construção mais sustentáveis pode resultar em economias de energia, materiais e recursos, contribuindo para a mitigação das emissões de carbono e atendendo às demandas crescentes por edifícios ecologicamente conscientes.

É essencial que as empresas da indústria da construção considerem seriamente a certificação “Lixo Zero” como um imperativo estratégico, abraçando a oportunidade de liderar o caminho em direção a uma produção de resíduos mais responsável e sustentável.

Recuperação de Resíduos

Muitos dos resíduos gerados pela construção podem ser recuperados e reciclados como agregados, como concreto, tijolos e asfalto. No entanto, outros tipos de resíduos também podem ser valorizados e depois utilizados para outros fins. Por exemplo, a placa de gesso pode ser quebrada e reciclada em novas placas de gesso, enquanto o papelão já é amplamente reciclado em papel novo. O polietileno também pode ser lavado e processado em pellets, que podem ser usados ​​para uma variedade de aplicações.

Energia de Resíduos

Derivar energia de resíduos é onde o material residual é usado como combustível para energia, como eletricidade. Por exemplo, a madeira pode ser coletada e usada como combustível de biomassa, resíduos de alimentos do local podem ser usados ​​em uma instalação de digestão anaeróbica para gerar eletricidade a partir dos gases e fertilizantes agrícolas, e outros resíduos gerais que não podem ser reciclados podem ser incinerados para eletricidade (Recusar Combustível Derivado).

Construção fora do local

Remover a maior parte do trabalho de construção do canteiro de obras e, em vez disso, mudar para componentes pré-fabricados ou modulares também pode ajudar a atingir o desperdício zero na construção. A maior precisão significa que menos materiais são desperdiçados, e os resíduos gerados podem ser recuperados mais facilmente e reciclados ou usados ​​para fornecer energia.

Minimizando o Desperdício

Enquanto os resíduos que serão produzidos em um canteiro de obras são resultado direto das obras, a prevenção começa na fase de projeto. A otimização de projetos para usar menos materiais, especificando materiais reciclados ou escolhendo componentes com uma vida útil mais longa pode ajudar a reduzir os resíduos gerados no local em primeiro lugar. Outras abordagens incluem especificar materiais que tenham um propósito futuro além da vida útil do edifício, ou projetar estruturas que possam ser facilmente adaptadas a outros usos, mantidas sem criar resíduos e desconstruídas para que os materiais possam ser reutilizados. Até mesmo projetar com mais precisão pode ajudar a evitar retrabalho e desperdício de materiais, evitar superestimar quantidades e reduzir a quantidade de dados imprecisos em um projeto.

Uma nova mentalidade voltada ao Conceito Lixo Zero 

O que está claro é que evitar desperdícios na construção exige uma nova mentalidade – uma mudança de “construir e eliminar” para “construção circular”, onde aproveitar ao máximo os nossos recursos é uma prática comum. Se fizermos isso, realmente podemos atingir o desperdício zero na construção.

Os quatro Rs

A estratégia da EPA, U.S. Environmental Protection Agency para gerir os resíduos de Construção e colher os benefícios ambientais e económicos centra-se em quatro etapas: reduzir, reutilizar, reciclar e recomprar, estão alinhados também com o Conceito Lixo Zero.

Gestão Sustentável de Materiais de Construção e Demolição

Os materiais de Construção e Demolição (C&D) consistem nos detritos gerados durante a construção, reforma e demolição de edifícios, estradas e pontes. A EPA promove uma abordagem de Gestão de Materiais Sustentáveis ​​(SMM) que identifica certos materiais C&D como mercadorias que podem ser usadas em novos projetos de construção, evitando assim a necessidade de minerar e processar materiais virgens.

Reduzir : Ao usar menos recursos desde o início, as empresas de construção podem garantir que os materiais não acabem no fluxo de resíduos. As práticas incluem preservar edifícios existentes, dimensionar novas estruturas corretamente e empregar métodos de construção que permitam o uso de materiais em novos edifícios posteriormente.

As empresas de construção precisam olhar a montante, avaliando tudo o que entra em um projeto para garantir que não contribua para o desperdício. A calculadora de desvio TRUE contabiliza até mesmo resíduos de embalagens – por exemplo, se um empreiteiro desvia paletes de remessa do fluxo de resíduos, usando-os para outros fins, em vez de reciclá-los.

Reutilização : a demolição que transforma tudo – utilizável ou não – em detritos não suporta o uso eficiente de recursos. A desconstrução de edifícios permite que as empresas salvem e reutilizem materiais de C&D. Isso não significa que os empreiteiros gerais precisam usar até o último componente de uma estrutura existente – eles também podem revender materiais.

Reciclar : Onde houver mercado, as construtoras podem reciclar materiais, como asfalto, concreto, madeira e metais. A EPA fornece as melhores práticas em seu site.

Recompra : Por outro lado, a reutilização está comprando materiais C&D e conteúdo reciclado localmente para uso na construção. Isso não apenas economiza custos, mantendo a função e o desempenho, mas também apoia a economia local.

À frente da curva

A certificação “Lixo Zero” traz consigo um potencial significativo para revolucionar o setor da construção. Embora possa parecer uma meta desafiadora, é, de fato, uma conquista viável e de grande impacto.

O início desse percurso envolve um profundo entendimento de como os princípios da economia circular podem ser aplicados à Indústria da Construção. A adoção do conceito “Lixo Zero” não apenas contribui para a redução drástica dos resíduos gerados, mas também fomenta a inovação em termos de design, processos e materiais.

Ao reimaginar a forma como os recursos são utilizados, reutilizados e reciclados, as empresas do setor podem minimizar o desperdício e otimizar a eficiência, resultando em uma produção mais limpa e sustentável.

A mudança para a economia circular não apenas reduz os impactos ambientais, como também abre portas para novas oportunidades de negócios, aumenta a resiliência da indústria e contribui para um legado mais positivo para as gerações futuras. Portanto, a adoção do conceito “Lixo Zero” é um passo crucial em direção a uma Indústria da Construção mais alinhada com a sustentabilidade e com um compromisso firme em relação ao uso responsável de recursos.

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS

Resolução CONAMA n° 307 de 5 de julho de 2002.

Considerando a necessidade de implementação de diretrizes para a efetiva redução dos impactos ambientais gerados pelos resíduos oriundos da construção civil;

Considerando que a disposição de resíduos da construção civil em locais inadequados contribui para a degradação da qualidade ambiental;

Considerando que os resíduos da construção civil representam um significativo percentual dos resíduos sólidos produzidos nas áreas urbanas;

Cases no Setor:

Orion Manutenção e Serviços de Engenharia Ltda, teve 04 de suas obras Certificadas Lixo Zero, leia o case completo.

Orion | DF – Unidade Sia conquistou 92% de desvio de aterro

Orion | DF – Unidade Planaltina – com 99% de desvio de aterro

Orion | DF – Unidade Gama – com  99% de desvio de aterro

Chancelaria Consular Da Embaixada Da Itália  – 91,8% de desvio de aterro

O Grupo OAD, assinou o Compromisso com o Lixo Zero em duas de suas obras: Obra Natura e Obra Makai

CASACOR 2022 | SP

Evento recebeu pela terceira edição a certificação, este ano com 99,7% de desvio de aterro Nota A em boas práticas lixo zero, veja o case completo 

RHAS ENGENHARIA | SC – é uma empresa credenciada lixo zero e assinou o termo de compromisso com o lixo zero se encaminhando no processo de sustentabilidade e visando a certificação lixo zero.

RAC Engenharia | PR – Setor de construção

RAC Engenharia S/A alcançou a certificação Lixo Zero com 91% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada, veja case completo .

Em sua primeira certificação em 2020 obteve  90% de desvio de aterro em auditoria realizada. Na sua segunda certificação, realizada em dezembro de 2022, obteve 91% de desvio de aterro. Conheça empresas que realizaram mais de uma certificação lixo zero e seguem em melhoria contínua. 

OBRAS LIXO ZERO por Vicenzo Zaratin Consultor Lixo Zero

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais pelo PECE-Poli da Escola Politécnica da USP. Sócio-fundador da empresa APPOE Projetos, que atua no mercado de eventos e entretenimento fornecendo os serviços de arquitetura e engenharia de segurança específica para eventos. Sócio-fundador da Ciclo Serviços Inteligentes, empresa a qual atua fornecendo serviços de consultoria de gestão de resíduos para o mercado de eventos, Show Business, Live Marketing, Locais de Reunião e alto fluxo de público.

O CURSO:

  1. Legislações Aplicáveis – Resíduos Sólidos;
  2. Metodologia Lixo Zero;
  3. Definição de RCC;
  4. Plano de Ação Estratégico de Obra Lixo Zero;
  5. Responsabilidades, Documentação e Evidências;
  6. Processo de Certificação Obras Lixo Zero.

Cury – A Construtora da sua casa

Uma das maiores construtoras do país. Há 59 anos comprometidos na realização de grandes conquistas. Realizou uma capacitação Lixo Zero para seus colaboradores.

Promover a conscientização no setor de construção sobre a importância da gestão de resíduos é fundamental para trilharmos um caminho sustentável.

Empresas que buscam a Certificação Lixo Zero demonstram comprometimento ambiental e inspiram uma mudança positiva, reduzindo impactos e construindo um futuro mais limpo e responsável.

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

Fontes:

https://blog.allplan.com/en/achieving-zero-waste-in-construction

https://www.constructionleadershipcouncil.co.uk/wp-content/uploads/2016/05/ZAW-Report-Final-Draft-25-February-2020.pdf#:~:text=Zero%20Avoidable%

https://www.epa.gov/sites/default/files/2020-04/documents/construction_snapshot_3-31-20.pdf

Is Zero Waste in Construction Possible?

https://sinir.gov.br/informacoes/tipos-de-residuos/residuos-solidos-da-construcao-civil/

https://www.epa.gov/smm/sustainable-management-construction-and-demolition-materials

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México!...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais. O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.