O empreendimento Beach Park Hoteis e Turismo é um Parque de diversão localizado na cidade de Aquiraz- Ceará. Seu parque aquático é considerado o maior da América Latina, que atualmente ocupa cerca de 200.000 m2 e reúne: Parque aquático, resorts, hotel, além de Restaurante de praia e a Vila Azul do Mar, espaços de conveniência e serviços, abertos ao público. O Acqua Park, possui atualmente 17 atrações, divididas em atrações para família, atrações moderadas e atrações radicais. Com um público anual de mais de um milhão de visitantes, o Beach Park está entre os parques aquáticos mais visitados do mundo, sendo eleito pela quinta vez o melhor parque aquático do Brasil, pelo prêmio O melhor de viagem e turismo, um dos mais relevantes prêmios do turismo brasileiro.
Para que a Certificação Lixo Zero valesse, foi necessário que o empreendimento realizasse algumas modificações em sua estrutura. Abaixo relacionamos tais modificações:
O Beach Park padronizou seus coletores através do uso de adesivos. Para os resíduos secos, o padrão adotado é o adesivo amarelo, para orgânicos é usado marrom, laranja para perigosos, branco para sépticos. Os tamanhos dos coletores são disponibilizados de acordo com a geração de cada área.
Áreas internas (sem circulação de clientes):
- Setores Administrativos: Coletores cilíndrico de plástico sem tampa e coletor com tampa e pedal, volume: Os coletores podem variar entre 15 litros e 50 litros, conforme geração da área;
- Copas: Coletor de plástico com ou sem tampa, com volume variando de 15 a 25 litros;
- Corredores e áreas comuns: coletor de fibra, com 100 litros de volume;
- Setor de Manutenção: coletor para resíduos classe I bombona cilíndrica (plástica ou metal) com tampa, volume de 200 litros; coletor de lâmpadas, horizontal e cilíndrico de metal, com volume de 400 litros; Container com volume de 5.0 m3 para resíduos de construção civil;
- Área de armazenamento temporário de resíduos secos: container plástico com volume de 1m3;
- Câmara refrigerada para acondicionamento de resíduos orgânicos, bombona plástica com tampa, volume 200 litros;
- Central de triagem: containers de 5m3 para rejeito não reciclável, cocos e resíduos orgânicos, container de 40m3 para recicláveis e palhas de coqueiro.
- Áreas externas Vila Azul do Mar e Park (com circulação de clientes): coletor cilíndrico de concreto, volume: 200 litros;
- Coletor cilíndrico de concreto, volume: 200 litros; coletor de fibra com estrutura externa de amadeirada, volume 100 litros.
Uma das questões sustentáveis mais difundidas e incentivadas no Beach Park é a coleta seletiva. E para isso,o local utiliza ferramentas como: auditorias ambientais, Diálogos Diários de Meio Ambiente – DDMA’s e Módulo de educação ambiental na Integração e comunicação interna.
Entre os processos repensados para redução de resíduos, destaca-se as campanhas de incentivo ao desperdício de alimentos e redução de uso de copo (campanha adote um copo). Estas campanhas visam a redução dos resíduos na fonte geradora, tendo como foco principal o restaurante dos funcionários, onde é possível alcançar um número significativo de colaboradores. Além disto, foi feita a substituição dos canudos plásticos por canudos de papel e com essa ação foi obtida a redução da destinação de resíduos plásticos em aterro, pois é feita a compostagem dos canudos de papel juntamente com os cocos.
Estas ações trouxeram inúmeros benefícios para o Meio Ambiente, dentre eles destacam-se:
- Com a reciclagem de 29 toneladas de papel e papelão, deixamos de extrair aproximadamente 290 árvores do meio ambiente;
- Cerca de 800 m³ de aterro deixaram de ser ocupados, pela compostagem dos resíduos verdes;
- Aproximadamente 2 toneladas de plástico de nossas bóias, foram reaproveitadas no processo produtivo de chinelas que beneficiaram mais de 120 crianças do Lar Davis, além dos salva vidas do Aqua Park;
- Mais de 80 toneladas de coco verde, retornaram para o fornecedor para o processo de adubação de seus coqueiros.
Segundo o relatório de controle e monitoramento Lixo Zero, os resíduos gerados no empreendimento estāo divididos em quatro categorias: Recicláveis: Somam 171.813 kg do total de resíduos e são destinados à Reciclagem; Compostáveis: Somam 150.895 kg do total de resíduos e são destinados à composteira local. Rejeitos: Somam 14.370 kg do total de resíduos e são destinados ao aterro sanitário. Perigosos: Somam 1.975 kg do total de resíduos e sāo destinados ao Aterro de Resíduos Classe I.
Devido a pandemia, houve a necessidade de uso de vários produtos descartáveis tais como: garrafas, pratos, quentinhas e talheres. Outra ação importante para a redução de resíduos, foi o retorno de pratos e talheres reutilizáveis no restaurante dos funcionários.
No Beach Park, os materiais que possuem capacidade de reutilização são temporariamente armazenados na unidade de monitoramento ambiental e encaminhados aos setores que farão o reaproveitamento destes.
Em suas boas práticas, o Beach Park incentiva a reutilização de vários materiais e produtos nos setores administrativos, mesas, cadeiras, microondas, papel reciclado são alguns dos produtos reutilizados. Essas práticas de reaproveitamento, visam a redução de custo, de geração de resíduos e o cuidado com o meio ambiente.
Existe também um programa chamado Fundo de Amparo, que proporciona aos colaboradores a aquisição de materiais em bom estado para uso. O valor arrecadado com a venda interna desses materiais é revertido para colaboradores que estejam em situação de vulnerabilidade ou necessidade e esses colaboradores são beneficiados através da aquisição de móveis vindos de doação, cestas básicas entre outros.
Além do Fundo de Amparo, os funcionários podem doar roupas e objetos em condições de uso, que são recebidos na Gestão Ambiental e repassados para Instituições de atendimento à pessoas em situação de vulnerabilidade do município de Aquiraz. As ações do fundo de amparo não têm periodicidade, pois são realizadas conforme a disponibilização dos materiais que não serão mais utilizados nos setores.
A empresa tem realizado testes para a efetivação da compostagem in loco. A técnica utilizada no teste de compostagem é o de leira por revolvimento, no qual a decomposição da matéria orgânica é realizada pelo processo aeróbio. A introdução do oxigênio na leira ocorre através do revolvimento periódico da massa de compostagem. Visando reutilizar as garrafas de vidro e diminuir a geração de resíduos, o Beach Park construiu em meados dos anos 90 o caminho de garrafas que utiliza aproximadamente de 200.000 garrafas, reaproveitando o resíduo como prática de decoração antes do seu descarte.
O Beach Park se preocupa em incentivar e promover suas práticas Lixo Zero além de suas próprias operações. Exemplo disso são as ações de limpeza do litoral, em parceria com a por dunas. Tal ação envolve a comunidade local e recolhe resíduos numa extensão de 4km de praia, além de ser realizada a limpeza do fundo do Rio Pacoti, trabalho executado por uma equipe de 10 mergulhadores. A ação é desenvolvida anualmente em sintonia com o Dia Mundial da Limpeza do Litoral, que acontece em 140 países. O mutirão conta com o apoio da Associação Porto das Dunas, Movimento Limpa Brasil, e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema).
Além de desenvolver atividades envolvendo a comunidade, o Beach Park apoia mensalmente a ação praia limpa, que é realizada pela Associação Porto das Dunas, entre outros projetos, sempre garantindo que fauna e flora do Porto das Dunas sejam preservadas e cuidadas.
O empreendimento obteve seu reconhecimento obtido devido à destinação correta e encaminhamento à reciclagem de 95,2% dos resíduos gerados. Também inclui-se um índice de boas práticas, referente a uma pontuação baseada no “check list” da auditoria e alcances da empresa ao longo do processo, classificada atualmente no nível “A”, sendo esta a mais alta.