CASACOR recebe a Certificação Lixo Zero referente à edição de 2019 em São Paulo.

CASACOR, referência nacional em decór e design desde 1986, responsável em revelar grandes nomes do mercado atual, como João Armentano, Roberto Migotto, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, Léo Shehtman e muitos outros, comemorou em 2019 a sua 33ª edição com o tema “Planeta Casa”.

“Planeta Casa” trazia novos olhares sob ambientes, desde casas, lofts, salas, banheiros, lounges, estúdios e apartamentos,  trabalhando com o reaproveitamento de materiais e soluções sustentáveis, como, por exemplo, o “Espaço Índigo Congás”, de Lao Design e Zoom Arquitetura, em parceria com a LAO Engenharia. O espaço é um jardim interativo, que estava localizado na entrada da mostra, utilizando recursos inimagináveis como piso drenante e uma floresta de dutos metálicos reciclados e bancos de madeira de produção sustentável. 

Todos os outros ambientes trabalhavam com a luz natural ou com jardins e plantas em lugares internos que brincavam com os elementos naturais em meio de um cenário urbano, trazendo assim uma conectividade entre a natureza e o ambiente cômodo que é o lar. Aconchegante e elegante, CASACOR trabalhou diversos estilos, desde Bauhaus, passando pelo art déco, até alternativas vintages com decor retro-chic francês. Destaque para o método de construção ecológico Straw Bale, usado em construções naturais, que usa fardos de palha como elemento de vedação, tendo em vista a natureza renovável do material, visto em “Casa Sumè”, seguido do “Jardim Kariri”, de Gustavo Neves, com contribuição de Daniel Nunes.  

Sinônimo de sustentabilidade, a edição de 2019 em São Paulo, realizada no Jockey Club, acaba de conquistar a Certificação Lixo Zero. Certificação referente ao Programa de Sustentabilidade CASACOR, que tem como o objetivo, desde 2016, conscientizar as equipes de trabalho e os arquitetos para alcançar a marca de 99,2% de reaproveitamento de resíduos, com adoção de medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular. A CASACOR elegeu a empresa Polzer Ambiental para fazer a gestão dos resíduos da edição de 2019.

“Com nosso Programa de Gestão de Sustentabilidade, promovemos a continuidade de ações de controle de consumo, com uma série de práticas que começam na obra e vão até a desmontagem. Instalamos dispositivos economizadores de água em todas as torneiras e bacias, todas as lâmpadas utilizadas são LED, fazemos a separação e destino adequado para todos os resíduos.”

Explica Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da CASACOR São Paulo. 

A mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs, um dos conceitos de avaliação do Instituto Lixo Zero para conceder o Certificado Lixo Zero é a consciência ambiental e social nos impactos com seus resíduos. Consequência das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) implementada pela ONU.

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é, de fato, Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e, para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.

No caso de eventos, como esse da CASACOR, a auditoria é feita após o término do evento e a validade da Certificação é vitalícia para aquela específica edição do evento. Ou seja, cada nova edição do evento em questão, terá que passar por um novo processo da Certificação Lixo Zero para certificar aquela edição específica. O certificado possui também uma escala que vai de A até D chamada de “índice de boas práticas”, na qual o evento CASACOR São Paulo 2019 obteve nota A ao obter 99,2% de encaminhamento correto de seus resíduos.

Quer saber como certificar o seu evento?
Entre em contato!
contato@certificacaolixozero.com.br

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress