A GMTex se tornou, em abril de 2021, a Primeira Indústria Têxtil Lixo Zero do Brasil, desviando 98% dos seus resíduos de aterros sanitários. De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero (validados pela ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance), para um estabelecimento ser considerado Lixo Zero, ele deve encaminhar corretamente pelo menos 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outros.
Com essa atitude, a GMTex demonstra aos seus clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que adota, em suas atividades, as melhores práticas reconhecidas pelo segmento, denotando pioneirismo e se estabelecendo como uma geradora de tendências relacionadas à sustentabilidade. Algo extremamente importante já que o setor têxtil, em geral, tem incontáveis impactos negativos no meio ambiente.
Para um estabelecimento conseguir a Certificação Lixo Zero, é necessário que vários pontos da hierarquia de gestão de resíduos sejam atingidos, desde redesign até reciclagem.
No caso da GMTex, a empresa foi além e implementou diversas soluções criativas, principalmente, para a destinação correta dos resíduos gerados (tecido jeans) na produção de calças jeans:
1) Upcycling
A maior parte dos resíduos de tecidos jeans é destinada para diversas instituições cadastradas no projeto Recicla Jeans, com o objetivo de criar produtos novos, de forma artesanal, usando o material que seria descartado (retalhos, pedaços de final de rolos e peças).
2) Desfibramento
O restante dos resíduos acabam sendo retalhos estampados e eles também são
destinados corretamente. Eles são separados e desfiados pela máquina de desfibramento com o intuito de virarem estopa ou preenchimento de colchonetes em fábricas das cidades vizinhas.
3) Doação para ração de gado
A máquina de desfibramento gera um resíduo com grande valor contendo nutrientes da matéria-prima, o algodão, e este material é doado para uma empresa que faz ração para gado.
A GMTex já era uma empresa que se preocupava com a sua responsabilidade social e ambiental e a Certificação Lixo Zero veio com um marco muito importante, explica Roberta Moreira Lima Yamacita, Presidente do Comitê de Sustentabilidade da GMTex:
“Ser a 1ª Indústria Têxtil Lixo Zero do Brasil é um orgulho para a GMTex. O que é lixo para uns, é matéria-prima para outros. Trazer novas possibilidades e significados no ciclo de vida do produto, contribui para reduzir resíduos e gerar valor na economia circular.”
Empresas como a GMTex tem a oportunidade de gerar tendências sustentáveis em seus segmentos para estarmos mais perto do nosso objetivo: Um Planeta Terra Lixo Zero.
Já imaginou fazer parte desta mudança?
Venha conhecer a Certificação Lixo Zero!
Isabella Gomes
contato@certificacaolixozero.com.br
Uma resposta
Estou pesquisando sobre a empresa pra fazer um trabalho integrado
Gostaria de mas informações sobre sua empresa