Com muito orgulho, entregamos a Certificação Lixo Zero para a Embaixada da Itália em Brasília. A solenidade marcou a Primeira Embaixada Lixo Zero do Mundo, sendo um grande exemplo para todas as outras.
De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero (validados pela ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance), para um estabelecimento ser considerado Lixo Zero, ele deve encaminhar corretamente pelo menos 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outros.
Matéria feita pela Record TV Brasília durante a entrega da Certificação Lixo Zero:
A Certificação
Após um trabalho extenso, é com grande alegria que anunciamos que a Embaixada da Itália atualmente encaminha 97% dos resíduos sólidos gerados corretamente. A sede diplomática ocupa uma área de 25 mil metros quadrados e para obter a Certificação Lixo Zero, foi feito um projeto repleto de ações para atingir a meta Lixo Zero.
Com o auxílio da Luciana Souza, Consultora da Certificação Lixo Zero formada pela Academia Lixo Zero e do Pedro Moura, advogado da Embaixada da Itália, as principais medidas implementadas foram:
1) Resíduos Orgânicos
Aquisição de composteiras garantindo que 100% dos resíduos orgânicos gerados sejam corretamente destinados. A compostagem gera um fertilizante natural que é utilizado na própria Embaixada.
2) Resíduos Recicláveis e Eletrônicos
A coleta eficiente desses resíduos é imprescindível para sua destinação correta. Estes resíduos são doados a cooperativas parceiras, gerando empregos e a oportunidades de renda através da venda do material.
3) Single-use Plastic Free
A Embaixada da Itália, também, aboliu o uso de copos plásticos, tanto para os funcionários como para os visitantes também. Agora, os colaboradores utilizam copos ou xícaras reutilizáveis e os visitantes têm copos compostáveis à disposição.
Foram essas e muitas outras medidas baseadas no Conceito Lixo Zero que possibilitaram a Embaixada da Itália a ser tornar a Primeira Embaixada Lixo Zero do Mundo. O Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil e Diretor da ZWIA, manifestou a esperança de que o exemplo da Embaixada da Itália em Brasília sirva de inspiração para outras sedes diplomáticas e para todos os municípios brasileiros.
O Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, disse estar particularmente honrado com o reconhecimento e muito orgulhoso de que a Itália possa, mais uma vez, ser um ponto de referência no setor da sustentabilidade ambiental, perseguindo também objetivos sociais, juntamente com o Brasil.
Você tem interesse na Certificação Lixo Zero?
Fale conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Estamos sempre à disposicão.