Eficiência e Qualidade Total na Gestão de Resíduos

Não é comum lermos sobre a conexão entre a Gestão de Resíduos com esses os termos Eficiência e Qualidade Total, pois normalmente estão ligados a processos industriais ou administrativos. Portanto, vamos explicar o significado de cada um desses conceitos e como eles se relacionam com a gestão de resíduo em um âmbito empresarial, trazendo resultados, seja para um restaurante de bairro ou até uma indústria multinacional.

O que significa Qualidade Total?

Qualidade Total é atingida mediante a criação de uma estratégia de administração que vise a consciência de qualidade em todos os processos organizacionais, ou seja, em todos os setores e não apenas nos mais comuns, como o de compras, logística, chão de fábrica, mas sim, em todos. Pensando na geração dos resíduos como um processo que faz parte da dinâmica, é necessário buscar qualidade, boa administração e zelo. Além da consciência que hoje já tem se tornado comum, precisamos sensibilizar as pessoas da sua responsabilidade pelos resíduos que geram. Qualidade total na gestão dos resíduos é pensar desde antes da sua geração até o seu destino após o uso, entender cada parte do processo e seus atores. O resultado é uma grande eficiência no processo de gestão de resíduos.

O que significa Eficiência?

Quando pensamos em eficiência, falamos da capacidade de uma empresa em fornecer produtos ou serviços de maneira mais econômica, sem que isso prejudique a qualidade. Eficiência está totalmente ligada à questão econômica, sem ela, as consequências seriam maiores gastos. A eficiência na questão de resíduos sólidos normalmente não é notada em uma empresa. Em muitos negócios, a dinâmica do dia a dia acaba deixando os empresários sem tempo de focar em questões mais importantes. Porém, quando uma empresa percebe que “lixo” influência até em seu rendimento, a importância de uma gestão de resíduos eficiente é incontestável.

Como ter Eficiência e Qualidade Total na Gestão de Resíduos?

Quando o Lixo Zero é tratado como uma ferramenta para fazer gestão, normalmente se inicia apenas como um plano de gerenciamento de resíduos (PGRS) normal, onde buscamos cuidar dos resíduos de um estabelecimento, com o intuito de que cada material seja armazenado e encaminhado corretamente. Porém, para que haja Eficiência e Qualidade Total na Gestão de Resíduos, é necessário analisar o produto ou serviço em sua totalidade, olhando principalmente para as seguintes questões:

1) Objetivo

Antes mesmo dos resíduos serem gerados, é necessário entender os motivos pelo qual aquele produto/serviço são consumidos e a sua real necessidade.

2) Uso

É valido observar com aquele produto/serviço é consumido para entender quais os tipos de resíduos são gerados e repensar o design do produto focando em reduzir os resíduos gerados. 

3) Produção

Olhar minuciosamente para cada área de produção da empresa é extremamente importante. Desde a geração do resíduo até onde é armazenado, é possível observar que muitos resíduos estão sendo misturado ou poderiam ser substituídos, ou até mesmo, nem existir.

4) “Lixo comum”

Outro fator que é interessante prestar atenção é “lixo comum”, ou tudo que colocamos dentro de um saco preto. Onde deveria ter apenas rejeito, ou seja, materiais que não tem valor ou capacidade de reciclagem, está indo muito mais que isso. Esse é um exemplo comum de ineficiência e falta de qualidade total de uma empresa. Quando diversos materiais são misturados nesse saco preto, eles perdem todo o seu valor.  Se tivessem sido separados corretamente, esses materiais, poderiam se tornar um novo produto futuramente através de catadores e empresas de reciclagem. 

Portanto, lembrem-se…

A gestão de resíduos certamente pode fazer uma empresa ter de fato qualidade total em todos os processos e ainda melhorar diversos outros fatores como engajamento e comunicação com os colaboradores, clientes, fornecedores, etc. Através do Lixo Zero é possível também alcançar eficiência, reduzindo custos e atingido altos níveis de sustentabilidade na empresa.

Você gostaria de ter Eficiência e Qualidade Total na Gestão de Resíduos do seu estabelecimento?

Entre em contato!
contato@certificacaolixozero.com.br

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

4 respostas

  1. Parabéns, pelos trabalhos!!
    Me chamo Paulo David , sou Engenheiro ambiental , pós graduação em engenharia de segurança e gostei muito da proposta da empresa, e havendo uma possibilidade gostaria de fazer parte da empresa de alguma forma!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress