Conheça as empresas certificadas no mês de Dezembro/2023 e Janeiro/2024

A Certificação Lixo Zero é um compromisso com a sustentabilidade corporativa. As empresas apresentadas a seguir, foram certificadas no mês de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, reconhecidas por implementar diferentes práticas de manejo de resíduos, estratégias de reutilização e reciclagem, entre outras ações renováveis. Essas empresas escolheram contribuir não apenas para a redução do impacto ambiental, mas também para a conscientização destas práticas, expandindo os hábitos adotados para a comunidade da qual fazem parte.

Em dezembro de 2023, tivemos a emissão de 15 Certificados Lixo Zero e 3 Selos Rumo ao Lixo Zero, confira os resultados:

Transforme coworking: O coworking, como espaço colaborativo entre pessoas e empresas, gera uma grande variedade de resíduos. Reconhecendo isso, a Transforme organizou uma coleta seletiva ainda mais rigorosa, abrangendo materiais escolares e de escritório, pilhas e baterias, e tampinhas de latas e garrafas PET, que serão encaminhados para logística reversa e com isso, alcança sua terceira Certificação Lixo Zero, reforçando seu compromisso com uma gestão de resíduos eficiente.

Localização: Fortaleza/ CE
Resultado Lixo Zero: 99% de desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Rui Pedro de Oliveira
Auditor Lixo Zero: Renata Fontes
Terceira Certificação (2021, 2022 e 2023)

FS Fueling Sustainability: A FS é líder na produção de etanol a partir de milho de segunda safra, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A empresa gera sua própria energia elétrica usando bioenergia de biomassa renovável, exemplificando um modelo avançado de economia circular. O grão utilizado nos processos industriais é cultivado na segunda safra, após a colheita da soja, mantendo a cobertura do solo, preservando nutrientes e reduzindo a liberação de carbono. A FS garante a gestão de 100% dos resíduos gerados em suas atividades.
Três unidades da empresa alcançaram a Certificação Lixo Zero, como descrito a seguir:

*Unidade Lucas do Rio Verde: A planta possui uma Central de Resíduos onde todos os materiais são armazenados levando em consideração suas características físico-químicas. O processo de separação dos resíduos tem início nos próprios setores onde são gerados, graças à implementação da coleta seletiva, que está disponível em todas as áreas da planta.

Localização: Lucas do Rio Verde/MT
Resultado Lixo Zero: 99% de desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)

*Unidade Sorriso: A FS Sorriso possui residuários identificados em três frações: recicláveis, rejeitos (não recicláveis), e orgânicos. Em alguns setores há coletores de pilhas, baterias e outros tipos de resíduos eletrônicos. Além disso, a unidade conta com o suporte técnico de um parceiro local especializado nos resíduos gerados durante a produção.

Localização: Sorriso/MT
Resultado Lixo Zero: 98% em desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)

*Unidade Primavera do Leste: A unidade agora conta com um banco de dados abrangente que registra informações detalhadas sobre cada categoria de resíduo gerado. Os residuários, classificados em três categorias (reutilizáveis, orgânicos e rejeitos), são distribuídos em toda a planta e este banco de dados, não apenas armazena essas informações, como possibilita o rastreamento completo do destino desses resíduos coletados.

Localização: Primavera do Leste, MT
Resultado Lixo Zero: 95,7% em desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Natália Pansonato
Primeira Certificação (2023)

Vibe Poke: O restaurante Vibe Poke adotou um sistema de gestão de resíduos que se inicia na própria fonte geradora. Em cada setor, os resíduos são devidamente separados e armazenados para serem encaminhados a destinos especializados, em parceria com empresas licenciadas. A redução do uso de itens descartáveis também foi implementado no estabelecimento, agora, palitos de madeira e guardanapos são usados na compostagem.

Localização: Florianópolis/SC
Resultado Lixo Zero: 93,87% em desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Graciane Corso
Primeira Certificação (2023)

Sebrae Sede Comercial: Após a conquista do Selo Rumo ao Lixo Zero, em 2022 houve uma atualização na comunicação visual, substituindo as tradicionais “lixeiras” por “residuários”, que agora estão distribuídos em áreas comuns e separados em categorias como papel, plástico, orgânico e rejeitos. Nas áreas de refeição e descanso, foram instalados painéis informativos que instruem os colaboradores sobre o descarte adequado de resíduos e sua localização específica. Ademais, os resíduos são pesados diariamente e encaminhados para cooperativas de catadores da região.

Localização: Cuiabá/MT
Resultado Lixo Zero: 76,1% em desvio de aterro e nota A em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Natália Pansonato
Segundo Selo Rumo ao Lixo Zero (2021, 2023)

*Centro Sebrae de Sustentabilidade: O CSS é um prédio voltado para a educação ambiental, dentro do próprio terreno da sede comercial. Lá os residuários externos são divididos em sete frações, papel, plástico, vidro, metal, tetrapak, orgânico e rejeitos. Já no salão principal, são três residuários que atendem as demandas internas: para o papel, mais próximo da impressora, para o plástico e para o orgânico, mais próximos do móvel do café.

Localização: Cuiabá/MT
Resultado Lixo Zero: 85,81% em desvio de aterro e nota A em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Natália Pansonato
Segundo Selo Rumo ao Lixo Zero (2021, 2023)

Câmara Municipal do Rio de Janeiro: Os resíduos gerados na CMRJ foram classificados em recicláveis, orgânicos e rejeitos. Nas áreas de uso comum, foram instalados recipientes separados para resíduos recicláveis e orgânicos, e após o devido acondicionamento, são transportados para o centro de resíduos pela equipe de limpeza. Devido ao elevado consumo de café, a casa passou a adotar filtros de café reutilizáveis, o que se estima resultará em uma redução de 16.660 unidades por ano de filtros descartáveis.

Localização: Rio de Janeiro/RJ
Resultado Lixo Zero: 91,3% de desvio de aterro e nota D em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Rodrigo Oliveira
Auditor Lixo Zero: Morgana Hensel
Segunda Certificação (2022, 2023)

FEMSA (Spal Coca-Cola): Devido à natureza de sua atividade como uma fábrica de bebidas, a FEMSA lida com um grande volume de embalagens feitas de materiais como PET, alumínio e vidro. O sistema de coleta seletiva passou a ser pauta semanal do RH entre os setores, reforçando a prática entre os colaboradores.

Localização: Campo Grande/MS
Resultado Lixo Zero: 98,53% de desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Bruna Gonçalves
Primeira Certificação (2023)

Lear Interiores Automotivos: Na Lear, além da coleta seletiva, várias iniciativas foram adotadas para reduzir o consumo de materiais descartáveis. Por exemplo, secadoras de mãos foram instaladas em alguns banheiros para substituir o uso de papel toalha. Os colaboradores também utilizam tablets para registrar informações e preencher documentos, resultando em uma significativa redução no uso de papel.

Localização: Camanducaia/MG
Resultado Lixo Zero: 90,25 de desvio de aterro e nota C em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Ricelle
Primeira Certificação (2023)

Solar – Coca-Cola: Como parte da estratégia do ecossistema Coca-Cola para estender o ciclo de vida das embalagens, foram implementadas várias ações. Isso inclui a expansão do uso de embalagens retornáveis, a redução de insumos na fabricação por meio de pesquisas de novas tecnologias e o aumento do uso de matéria-prima reciclada nas embalagens produzidas. Adicionalmente, a Solar mantém um sistema rigoroso de mapeamento da geração de resíduos em toda a planta, fornecendo informações detalhadas sobre as características de cada tipo de resíduo, sua origem, impactos ambientais e destino final.

Localização: Macaíba/RN
Resultado Lixo Zero: 97% em desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Stella Caroline
Segunda Certificação (2022, 2023)

Casa de Minas: O restaurante localizado na praça de alimentação do Shopping Mueller realizou modificações na identificação e manejo dos resíduos. Agora, foram instalados oito recipientes específicos devidamente identificados, equipados com sistema de tampa de pedal, e acompanhados por placas informativas indicando onde cada tipo de resíduo deve ser descartado. Quanto ao programa de logística reversa, o Casa de Minas estabeleceu uma parceria com o Programa de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite.

Localização: Joinville/SC
Resultado Lixo Zero: 94,9% em desvio de aterro e nota C em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Bruna Ferreira Machado
Auditor Lixo Zero: Diogo Marcos Chiodini
Primeira Certificação (2023)

Saporito: Atualmente, o restaurante conta com nove residuários devidamente identificados para separação de resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos, além de um recipiente específico para a destinação de esponjas já utilizadas. Em cada coletor, é colocado um saco plástico preto para os recicláveis e não recicláveis, com exceção dos orgânicos. Para estes, é utilizado um saco biodegradável feito de materiais que se decomponham de forma adequada. Fora os resíduos de óleo, que são separados em um recipiente específico, os demais resíduos são transportados para um local de armazenamento externo, onde permanecem até serem devidamente destinados.

Localização: Joinville/SC
Resultado Lixo Zero: 92,6% em desvio de aterro e nota C em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Bruna Ferreira Machado
Auditor Lixo Zero: Diogo Marcos Chiodini
Primeira Certificação (2023)

No município de Sorriso, no estado do Mato Grosso, as escolas da rede municipal estão participando ativamente do projeto Escola Lixo Zero, uma iniciativa promovida pelo programa Eco Sorriso. Essa importante iniciativa tem como objetivo principal promover a educação ambiental e incentivar práticas sustentáveis desde a infância. Além de fornecer orientações, o programa desempenha o papel de supervisão das práticas implementadas, assegurando o compromisso com os princípios fundamentais do projeto.

Escola CEMEB: As “lixeiras” foram substituídas por residuários produzidos pelos próprios alunos. O processo de separação dos recicláveis se inicia na sala de aula, onde diariamente o professor designa um “líder lixo zero” responsável por levar os resíduos até a central de resíduos localizada no pátio. Em seguida, a equipe de limpeza da escola realiza a coleta e os encaminha para armazenamento até o dia da coleta seletiva municipal.

Localização: Sorriso/MT
Resultado Lixo Zero: 88% de desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)

Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes: As lixeiras foram removidas das áreas comuns da escola e substituídas por recipientes de resíduos desenvolvidos pelos próprios alunos. Estes também são responsáveis pelo deslocamento dos resíduos gerados em sala de aula para a central de resíduos da escola. No que diz respeito aos resíduos orgânicos, estes são separados durante a preparação das refeições pela equipe da cozinha. Uma parte é destinada à composteira da escola, enquanto a outra parte é encaminhada para o biodigestor.

Localização: Sorriso/MT
Resultado Lixo Zero: 92,36% de desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)

Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva: Além das iniciativas mencionadas pelas escolas municipais anteriores, a EM Leôncio Pinheiro da Silva também implementou a abolição do uso de copos e utensílios de plástico em eventos escolares. A escola incentiva ativamente os alunos e colaboradores a trazerem suas próprias garrafas e canecas reutilizáveis, uma prática supervisionada pelo Programa Eco Sorriso. Além disso, embora a escola não realize compras diretas, consegue reduzir a necessidade de sabão líquido, por exemplo, através da reutilização do óleo de cozinha.

Localização: Sorriso/MT
Resultado Lixo Zero: 97,29% em desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)

Escola Municipal Papa João Paulo II: Os alunos são incentivados a reutilizar materiais de projetos anteriores e a realizar a separação adequada dos resíduos produzidos dentro das salas de aula. Além disso, foi estabelecido um banco de dados para registrar informações quantitativas sobre os resíduos gerados na escola.

Localização: Sorriso/MT
Resultado Lixo Zero: 95% de desvio de aterro e nota A em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Jean Peliciari
Auditor Lixo Zero: Tatiana Alvarez Vian
Primeira Certificação (2023)


Já em janeiro de 2024 tivemos a emissão de 3 Certificados e 1 Selo Rumo ao Lixo Zero.

Réveillon Grupo Armação: No evento de Ano Novo do Grupo Armação, foi adotada uma abordagem totalmente sustentável, garantindo que nenhum elemento não-reciclável ou não compostável chegasse às mãos dos clientes. Os colaboradores cuidadosamente separaram os resíduos gerados, que foram posteriormente descartados nos residuários apropriados disponíveis no evento. Além disso, displays nas mesas dos hóspedes indicavam que as taças (feitas de fibra de arroz) e os copos eram reutilizáveis, enquanto todos os talheres das refeições foram projetados para serem reutilizados. Todos os arranjos utilizados no evento foram selecionados com base em sua biodegradabilidade ou capacidade de reaproveitamento. Além disso, todo o resíduo orgânico produzido foi destinado ao tratamento por meio da compostagem.

Localização:Ipojuca/PE
Resultado Lixo Zero: 69,8% de desvio de aterro e nota C em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Maria de Oliveira Mariano
Primeira Certificação (2023)

Pousada Mangará: O comprometimento com a causa ambiental é evidente em todos os aspectos, desde o projeto arquitetônico até o funcionamento diário da pousada. Destacam-se a utilização da técnica de bioconstrução para a construção do espaço e a implementação de um sistema eficiente de separação de resíduos secos e orgânicos.

Localização: Amontada/CE
Resultado Lixo Zero: 90,98% de desvio de aterro e nota B em boas práticas
Consultor Lixo Zero: Rui de Oliveira
Auditor Lixo Zero: Lívia Alves de Souza
Segunda Certificação (2022, 2023)

Britvic Brasil: Desde o início da gestão atual, iniciada em 2016, a unidade implementou a coleta seletiva, conforme comprovado por outras certificações obtidas. Além disso, placas informativas foram instaladas em áreas comuns, orientando sobre a separação adequada dos resíduos para encaminhamento ao depósito temporário até que seja devidamente transferido para o centro de reciclagem.

Localização: Aracati/CE
Resultado Lixo Zero: 94,76% de desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Rui de Oliveira
Primeira Certificação (2023)

Proteínas y Oleicos: Como parte de suas reformulações para reduzir resíduos sólidos, a empresa implementou um sistema de tratamento residual de água em três etapas, incluindo análises em laboratório. Além disso, a preferência por fornecedores que utilizam matéria-prima renovável destaca o compromisso da indústria com a sustentabilidade.

Localização: Yucatán, México
Resultado Lixo Zero: 97,3% em desvio de aterro e nota C em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Rui de Oliveira
Primeira Certificação (2023)

Irani Papel e Embalagens: A empresa implementou um abrangente Plano de Gerenciamento de Resíduos, que contém detalhes e especificações de todos os resíduos produzidos em suas operações. Este documento é distribuído a todos os colaboradores, complementado pela presença de etiquetas de identificação em cada recipiente de resíduos.

Localização: Vargem Bonita/SC
Resultado Lixo Zero: 93,4% de desvio de aterro e nota A em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Geisa Percio do Prado
Primeira Certificação (2023)

Solar Coca-Cola: Na unidade de Vitória da Conquista, foram adotadas várias iniciativas para promover a reutilização e redução de resíduos. Os pallets, por exemplo, foram reaproveitados de diversas maneiras: como elementos decorativos na unidade, transformados em vasos para plantas, bancos para áreas externas e até mesmo como painéis de TV. Além disso, os IBCs e bombonas são submetidos a um processo de descaracterização e, posteriormente, transformados em recipientes específicos para resíduos.

Localização: Vitória da Conquista/BA
Resultado Lixo Zero: 94,6% de desvio de aterro e nota B em boas práticas
Auditor Lixo Zero: Priscilla Silva da Costa
Primeira Certificação (2023)

Entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, mais de 25 certificações e 4 selos foram concedidos, abrangendo uma variedade de entidades, incluindo empresas, eventos, fábricas e escolas. Essas certificações reconhecem o compromisso com práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental em diferentes setores.

Além disso, a adoção de práticas voltadas para a redução do impacto ambiental tem se expandido nas comunidades, alcançando proporções significativas. Um exemplo notável é o município de Sorriso, que lançou o programa Eco Sorriso. Esse programa não apenas demonstra o engajamento das autoridades locais na promoção da sustentabilidade, mas também se estendeu para as escolas, envolvendo a educação ambiental como parte integrante do currículo. Essas iniciativas são fundamentais para conscientizar e envolver a população na preservação do meio ambiente e na construção de um futuro mais sustentável.

A Certificação Lixo Zero contribui para um mundo mais limpo e sustentável, especialmente no contexto atual de crescente importância da responsabilidade ambiental e dos critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança) se destacar no mercado alinhado a uma certificação consolidada no mercado.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

 

Formulário Certificação Lixo Zero

 

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

consultores blog

Um dos grandes desafios enfrentados diariamente por muitas empresas é a gestão de grandes volumes...

Cópia de empresas certificadas fev2024 (2)

A Certificação Lixo Zero é um compromisso com a sustentabilidade corporativa As empresas apresentadas a...

empresas certificadas dezembro e janeiro 2024 (1)

Na última quarta feira dia 20 teve início a 5ª edição do Smart City Expo...

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México...

08NOV_Estados

São Paulo SP lidera o caminho rumo à sustentabilidade com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de 95...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.