Câmara Municipal do Rio de Janeiro assina Compromisso Lixo Zero

Rio de Janeiro, 8 de junho de 2021 – Câmara Municipal do Rio de Janeiro assina Compromisso Lixo Zero.

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu nesta terça-feira (08) uma audiência pública para tratar sobre o tema Lixo Zero em sua sede, o Palácio Pedro Ernesto. A audiência foi marcada por um momento histórico onde foi assinado o Compromisso Lixo Zero pelos representantes. O termo é um comprometimento com a sociedade e com o Instituto Lixo Zero Brasil de que a sede da Câmara Rio será o primeiro prédio público Lixo Zero na cidade.

Câmara Municipal do Rio de Janeiro assina Compromisso Lixo Zero – Foto: divulgação

O Compromisso Lixo Zero é um termo com diversas ações sob o conceito Lixo Zero estabelecido pela Zero Waste Internacional Alliance e disseminado no Brasil pelo Instituto Lixo Zero. A meta é alcançar 90% ou mais de desvio de aterro, ou seja, de encaminhamento correto de resíduos sólidos do Palácio Pedro Ernesto, para assim, futuramente, a Câmera Rio obter a Certificação Lixo Zero, a única no País que atesta, de fato, que um estabelecimento é Lixo Zero.

Foto: divulgação

Durante a Comissão Permanente de Meio Ambiente que abordou afundo o tema Lixo Zero e as consequências do descarte irregular de resíduos sólidos no meio ambiente, o documento foi assinado pelo Vereador Carlo Caiado (Presidente da Câmara Rio), Rafael Aloisio Freitas (1.º Secretário da Câmara Rio), Vitor Hugo (Vice-Presidente da Comissão), juntamente do Presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

Assista ao vídeo com a audiência gravada:

https://youtu.be/bbqFcySs4qE?t=5068

A audiência durou cerca de uma hora e meia e foi marcada pelo depoimento de diversos atuantes da esfera de gestão de resíduos sólidos do Rio de Janeiro. Durante a fala do Sabatini, ele abordou como é caro aterrar o lixo, pois além dos custos envolvidos na infraestrutura e manutenção de aterros, existem também os recursos dos materiais que são aterrados junto e que poderiam ser recuperados e reutilizados, revertendo em novos empregos e movimentando a economia. Ele dá um exemplo que somente na cidade de Florianópolis onde vivem cerca de 500 mil habitantes, é gasto R$ 36 milhões aproximadamente só para aterrar, ou seja, sem contar a coleta do lixo.  Assim, Sabatini ressalta a importância do Compromisso Lixo Zero para a Câmara Rio:

“Quando um órgão público representativo como a Câmara de Vereadores de uma cidade tão importante como o Rio decide dar o exemplo para a população, separando seus próprios resíduos, evitando o envio para aterros, ele está fazendo um trabalho pedagógico, e essa pedagogia vai servir para uma mudança a partir do exemplo”.

Rodrigo Sabatini ressalta a importância do Compromisso Lixo Zero para a Câmara Rio – Foto: divulgação

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavalieri, parabenizou a atitude da Câmara do Rio, afirmando que a medida coloca a cidade do Rio de Janeiro na vanguarda da discussão da gestão de resíduos sólidos:

“Esse é um dos assuntos mais estratégicos da cidade. Tem muito valor para que as pessoas vejam a importância de se envolver com a causa e tenham consciência mais sustentável de como gerir os resíduos”.

Conceito Lixo Zero

Consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e/ou para a incineração. Segundo o conceito estabelecido pela Zero Waste International Alliance, o Lixo Zero é:

“Uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Um ponto importante a ser ressaltado é a diferenciação dos termos “Lixo” e “Resíduo”.

RESÍDUO: Sobras ou restos – líquidos, sólidos ou gasosos – de qualquer atividade que possuem valor agregado e são passíveis de reaproveitamento.

LIXO: Lixo são restos de atividades considerados inúteis, indesejável ou descartável, sem valor agregado e que não são passíveis de reaproveitamento.

Quando não há uma separação na fonte geradora, os resíduos materiais com valor agregado se tornam lixo. Portanto, uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos.

Podemos dizer, também, que Lixo Zero é um conceito de vida (urbano e rural), no qual o indivíduo, e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passa a refletir sobre seus hábitos de consumo e se torna consciente dos caminhos e destinação dos resíduos antes de descartá-los.

Quer adquirir o Compromisso Lixo Zero?
Entre em contato:
Isabella Gomes
contato@certificacaolixozero.com.br

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

md_8b459adb8fb37e38

Por a Unifique O Primeiro Anuário da Certificação Lixo Zero no Brasil foi divulgado e certificou a...

15-04-24-Lixo-Zero-Hyundai-1

Por A Tribuna Piracicaba A Hyundai Motor Brasil participou, na última semana, de encontro promovido...

Captura de tela 2024-06-15 092307

Por Envolverde No dia 10 de abril, aconteceu no AYA Earth, em São Paulo (SP),...

3faad0458ce0bce3bba82953eec2150c

Por Metrópoles Ter uma postura sustentável está cada vez mais urgente nos dias atuais. E...

anuario-certificacao-lixo-zero-2024-mockup

Por Meio Filtrante No próximo dia 10 de abril, acontecerá no AYA Earth, em São...

nova-economia-lixo-zero-2

Por Ciclo Vivo No dia 10 de abril, São Paulo recebeu o fórum “A Nova...

capa blog ACADEMIA (2)

Em março de 2024, a unidade McDonald’s em Brasília/DF conquistou a Certificação Lixo Zero, dando...

consultores blog

Um dos grandes desafios enfrentados diariamente por muitas empresas é a gestão de grandes volumes...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.