A Certificação Lixo Zero como um indicador de Sustentabilidade Empresarial

A sustentabilidade empresarial está relacionada com as questões de responsabilidade social e ambiental de uma empresa, impactando diretamente as decisões estratégicas das organizações que a adotam como uma de suas diretrizes.

Segundo Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável:

“Sustentabilidade é um modo de pensar e fazer negócios com ética, transparência, integridade, responsabilidade, respeito ao outro e à diversidade em todos os seus aspectos e cuidado com o meio ambiente”.

O conceito Lixo Zero engloba diversas questões relacionadas à sustentabilidade. Quando falamos na Certificação Lixo Zero como um indicador de sustentabilidade empresarial, podemos conectá-la com os seguintes valores éticos da sustentabilidade:

1) Integridade

O próprio conceito Lixo Zero é considerado uma meta ética, econômica, eficiente e visionária. A questão ética está ligada às nossas atitudes e comportamentos. No âmbito empresarial, ela determina a conduta e a integridade da empresa. Quando a preocupação com a gestão de resíduos faz parte dos princípios da empresa, isso promove uma reputação profissional positiva diante dos stakeholders. A Certificação Lixo Zero permite que as empresas atestem esta conduta ética.

2) Transparência

Outro pilar da ética é a transparência. A Certificação Lixo Zero permite que as empresas se tornem mais transparentes, uma vez que, ao aplicarem para a certificação, elas devem relatar e demonstrar todos os processos da sua gestão de resíduos, desde a geração até o seu destino final, passando pelo reconhecimento de um auditor. Este procedimento assegura a transparência da empresa em relação à sua gestão de resíduos.

3) Responsabilidade

A responsabilidade empresarial visa o bem-estar de todos que possam ser impactados por suas atividades. Empresas éticas se preocupam com o impacto que causam nos diferentes ecossistemas, comunidades, etc., arcando com a responsabilidade sobre o consumo e os resíduos produzidos em suas operações. A Certificação Lixo Zero garante que as empresas atestadas priorizam e respeitam o Planeta Terra e seus habitantes.

Respeitar o meio ambiente, portanto, é respeitar a si mesmo e a seus iguais. Quando empresas se comprometem com a sustentabilidade empresarial, bons resultados começam a surgir, possibilitando maior integração e respeito entre as diversas áreas da empresa. Esse comprometimento cria, também, uma atmosfera onde todos se tornam igualmente responsáveis por suas atitudes.

A Certificação Lixo Zero é, portanto, uma importante ferramenta à disposição das empresas, funcionando como indicador de que uma organização atua de acordo com os valores éticos relacionados à sustentabilidade empresarial.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress