5 Motivos para sua Empresa se tornar Lixo Zero

O mercado está cada vez mais exigente em relação às práticas das empresas, seja para questões ambientais, sociais, éticas ou de governança. Diversos temas têm vindo à tona para facilitar e levar as empresas a adotarem medidas que as tornem mais sustentáveis, como, por exemplo: sustentabilidade empresarial, lixo zero, ESG (Environmental, Social and Governance), economia circular, entre outros.

A Certificação Lixo Zero tem o objetivo trazer o reconhecimento das empresas que têm se diferenciado no mercado em relação aos seus concorrentes no quesito da gestão de resíduos sólidos. Diferente de outras certificações ambientais como LEED, BREEAM e Selo Azul Caixa que certificam construções civis sustentáveis, a Certificação Lixo Zero foca em analisar a eficiência da gestão de resíduos de estabelecimentos e eventos.

A Certificação Lixo Zero válida, por meio de uma auditoria, o que está sendo feito pela empresa dando credibilidade aos resultados por ela apresentados e demonstrando a sua eficiência. Para alcançar o nível de Certificação Lixo Zero, é necessário acontecer uma mudança considerável na forma pela qual é feita a gestão dos resíduos no estabelecimento, mudando processos e comportamentos para atingir resultados significativos.

Mesmo com esses fatores, muitos empresários ainda não entendem o porquê de melhorar a gestão de resíduos de seus negócios. Portanto, aqui vão 5 Motivos para sua Empresa se tornar Lixo Zero e aplicar para a Certificação Lixo Zero:

1) Diferencie-se dos seus concorrentes

Quando uma empresa consegue a Certificação Lixo Zero, ela possui algo que comprove a eficiência em seus processos e o cuidado com o planeta, demonstrando que está alguns passos à frente de outras empresas do mesmo ramo e assim criando tendências.

2) Crie mais oportunidades de negócios

Muitos consumidores, empresas e até investidores procuram marcam que coloquem a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade em seus pilares. A certificação comprova a responsabilidade com os resíduos e com o meio ambiente, atraindo novas oportunidades de negócios.
 De acordo com uma pesquisa feita pelo SEBRAE em 2020, empresas que investem em sustentabilidade aumentaram o seu faturamento em 4%.

3) Posicione-se positivamente no mercado

Outra questão muito importante para as marcas é como elas estão posicionadas entre empresas do setor e também frente aos seus clientes. A Certificação Lixo Zero posiciona a empresa entre as diferenciadas e inovadoras que se engajam com consumidores preocupados com o Planeta Terra. Algo muito válido já que a pesquisa do SEBRAE também conclui que 73% da geração dos Millennials pagariam a mais por produtos sustentáveis.

4) Melhore sua credibilidade frente aos colaboradores, clientes e fornecedores

Toda empresa visa criar valor para seus clientes e para as pessoas envolvidas no seu negócio, com o intuito de aumentar a confiança de todos stakeholders.
 A Certificação Lixo Zero promove a credibilidade e a transparência da sua empresa.

5) Adquira um reconhecimento externo validado

É importante para qualquer empresa ter ações sustentáveis e transformar seus processos a fim de reduzir seu impacto ambiental. Muitas empresas implementam projetos, mas não conseguem validá-los e apresentá-los ao público. A Certificação Lixo Zero é uma excelente proposta para reconhecer os esforços da empresa.

Tornar-se lixo zero é, portanto, uma ótima estratégia para o seu negócio já que evidencia o comprometimento da marca com o meio ambiente e demonstra confiança, credibilidade e transparência aos seus stakeholders, possibilitando o aumento do faturamento da empresa.

Sua empresa já possui alguma certificação ou quer se certificar? Conta pra gente!
certificacao@ilzb.org

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. 5 Motivos básico:
    1 todos ganham
    2 todos lucram
    3 Quem ganham somos nos os cidadãos
    4Tudo isso gera bem estar.
    5 objetivo trazer o reconhecimento, para um todo o coletivo
    6 A cidade ganha ,vc ganha, todos nós ganhamos, quando trabalhamos o coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress