Montadora Hyundai conquista Certificação Lixo Zero

Além de demonstrar o compromisso da empresa com a gestão sustentável de resíduos, a certificação confere uma vantagem competitiva no mercado, onde os consumidores estão cada vez mais valorizando empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.

A Certificação Lixo Zero fortalece a imagem da Hyundai como uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente, contribuindo para sua reputação como uma marca consciente e engajada com a sustentabilidade. Além disso, a certificação proporciona a oportunidade de reduzir custos operacionais através da otimização da gestão de resíduos, resultando em economia de recursos e melhorias na eficiência dos processos.

Com isso, a certificação Lixo Zero não apenas reforça o compromisso da Hyundai com o meio ambiente, mas também é benéfico para a empresa, seus clientes e a comunidade em geral.

Sobre a Hyundai:

A Hyundai Motor Brasil iniciou oficialmente suas obras em Piracicaba em 25 de fevereiro de 2011. Ocupa uma área total de 1.390.00m2, sendo 144.075,77 m² de área construída. Na área da fábrica também fica o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no hemisfério sul, três fornecedores: Hyundai Steel, Hyundai Mobis e Hyundai Dymos, além de duas pistas de testes de 3 quilômetros de extensão onde 100% dos carros produzidos são testados.

Programa Hyundai Lixo Zero:

A Hyundai alcançou 93% de desvio de aterro em auditoria realizada em maio de 2023.

Antes de iniciar o processo de Certificação Lixo Zero na montadora, foi criado um programa de gestão lixo zero para ser aplicado na empresa. Uma das formas de buscar melhorar a qualidade na gestão de resíduos da Hyundai, sempre visando alcançar a Certificação Lixo Zero. A certificação conta com análise de relatórios, dados e indicadores da empresa, visando níveis de eficiência com base nos critérios da metodologia Lixo Zero.

A unidade é reconhecida como um destaque ambiental, agora conta com a Certificação Lixo Zero que garante que a metodologia lixo zero foi implementada de maneira eficaz.

O objetivo da metodologia lixo zero inclui a conscientização e educação de todos os colaboradores quanto a sua responsabilidade individual sobre os resíduos gerados na empresa, promovendo mudanças de hábito e imprimindo a responsabilidade social no DNA da marca e posicionamento no segmento de atuação de maneira inovadora.

A Hyundai demonstrou durante todo o processo de certificação consciência ambiental ao adotar diversas medidas e ações sustentáveis. Desde o início, a empresa se empenhou em implementar projetos significativos que refletem seu compromisso com a preservação do meio ambiente.

Escopo selecionado para Certificação Lixo Zero:

A Hyundai se comprometeu durante todo o projeto para garantir o percentual alcançado na sua Certificação Lixo Zero.

Para conseguir atingir esse objetivo, a empresa seguiu um processo abrangente de certificação, que envolveu uma análise detalhada dos relatórios de gestão de resíduos atuais. Esses processos permitiram compreender como era a gestão de resíduos atual, incluindo os procedimentos de comunicação, educação ambiental, destinações e design relacionadas às ações ambientais da empresa.

A partir dessa análise, foram identificadas as principais forças e fraquezas da empresa, com o intuito de aprimorar o processo e alinhar as ações existentes com a metodologia “Lixo Zero”. O resultado dessa análise orientou a empresa na execução dos passos rumo à certificação, indicando as melhorias necessárias e apontando novos processos a serem implementados.

A Hyundai adotou as práticas sustentáveis e é um exemplo de responsabilidade ambiental na indústria automobilística.

Alguns pontos que foram analisados:

  • Análise dos relatórios de gestão de resíduos atuais – Entender toda a gestão de resíduos atual, desde os procedimentos de comunicação, educação ambiental, destinações, design, entre outros;
  • Identificação das principais forças e fraquezas dos relatórios atuais — Entender quais as principais iniciativas para a gestão de resíduos já aplicadas e como aprimorar esse processo, de modo a alinhar essas ações existentes com a metodologia lixo zero, apontando as melhorias necessárias e indicando novos processos a serem implementados;
  • Orientação para execução dos próximos passos rumo à certificação — A partir da análise e identificação das forças e fraquezas, criar um documento que vai indicar os próximos passos e iniciativas a serem adotadas pela empresa em direção ao Lixo Zero.

Ações Ambientais aplicadas:

A Hyundai implementou um projeto significativo envolvendo a compra de um biodigestor, cujo início ocorreu em 2019. A empresa concluiu a aquisição do biodigestor e, atualmente, encontra-se na fase de testes e ajustes, incluindo a elaboração de procedimentos e instruções de trabalho adequados. Essa iniciativa visa permitir a decomposição adequada dos resíduos orgânicos, contribuindo para a redução do impacto ambiental.

Outro projeto adotado desde 2019 é o dos coletores de bituca, que tem parceria com a Poiato Recicla, uma empresa pioneira no país nessa área. As bitucas são coletadas e encaminhadas para reciclagem, promovendo a destinação correta desse resíduo comumente poluente.

Recentemente, a Hyundai iniciou uma campanha de redução de desperdício no restaurante, que engloba uma capacitação envolvendo os colaboradores e a empresa terceirizada SODEXO.

No âmbito da economia circular, a Hyundai apresentou cinco projetos que visam implementar práticas circulares na empresa. Esses projetos utilizam insumos industriais de forma inteligente, direcionando-os para a produção de outros produtos ou encaminhando-os para a venda. Além de gerar receita para a unidade, essa abordagem evita o descarte desnecessário de resíduos e promove a utilização mais eficiente dos recursos.

Esses projetos refletem o compromisso contínuo da Hyundai com a sustentabilidade e a adoção de práticas ambientalmente responsáveis em seu processo produtivo, reforçando o papel da empresa como agente de mudança positiva em relação à gestão de resíduos e à proteção do meio ambiente.

Prática Lixo Zero na Hyundai:

A Hyundai Motor Brasil foi empenhada em adotar as medidas ambientais durante o processo de Certificação lixo zero e na gestão de resíduos. O que resultou em um percentual significativo de desvio de aterro pela montadora.

Todos os departamentos da empresa se comprometeram em reduzir o consumo de insumos e, consequentemente, a quantidade de resíduos gerados.

A Hyundai também faz parte de um HUB de economia circular, o que significa que busca desenvolver e adquirir peças e componentes recicláveis, além de fornecer resíduos para outras cadeias produtivas que possam reutilizar esses materiais.

Além disso, a empresa adota práticas específicas para a gestão de resíduos orgânicos. Esses resíduos são segregados em bombonas e armazenados em refrigeradores localizados no restaurante da empresa.

A Hyundai realiza a compostagem tanto de forma terceirizada quanto por meio de um biodigestor localizado nas suas instalações. Essas ações refletem o compromisso da Hyundai com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente e o motivo de ter conquistado a Certificação Lixo Zero.

Para a Hyundai como foi esse processo de certificação?

“A metodologia Lixo Zero amplia a consciência de que nossos recursos são finitos e que cada vez mais precisamos estimular o princípio da não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos. Além disso, os benefícios estão diretamente ligados à transição para uma economia com impacto neutro.”

“A certificação Lixo Zero para a Hyundai Motor Brasil traz mais uma vez a certeza de que estamos caminhando para o local correto, além de nos provocar e nos articular a melhoria contínua do nosso sistema. O compromisso nos desafia a reciclar nossos hábitos e nos engaja a trabalharmos juntos para contribuir com a expansão da economia circular e redução na geração de resíduos.”’ Gilnei Neves (gerente de Construção, Utilidades e Meio Ambiente)

A certificação Lixo Zero traz uma série de benefícios para a empresa Hyundai ao demonstrar seu compromisso com a gestão sustentável de resíduos. 

Alguns dos principais benefícios incluem:

  1. Sustentabilidade ambiental: A certificação Lixo Zero enfatiza a importância da redução, reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos, minimizando assim o impacto ambiental da empresa. Ao destinar corretamente pelo menos 90% dos resíduos, a Hyundai estará contribuindo para a preservação dos recursos naturais, a redução da poluição e a mitigação das mudanças climáticas.
  2. Economia de recursos: ao implementar práticas eficientes de gestão de resíduos, a Hyundai poderá reduzir o consumo de matérias-primas, energia e água necessários para a produção. Além disso, a reutilização e reciclagem de resíduos podem gerar economias significativas, evitando custos associados à disposição inadequada de resíduos.
  3. Imagem e reputação: A obtenção da certificação Lixo Zero demonstra o comprometimento da Hyundai com a responsabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável. Isso pode fortalecer a imagem da empresa perante os consumidores, parceiros comerciais e a comunidade em geral, aumentando sua reputação como uma organização consciente e engajada com questões ambientais.
  4. Vantagem competitiva: em um mercado cada vez mais preocupado com questões ambientais, a certificação Lixo Zero pode conferir à Hyundai uma vantagem competitiva significativa. Os consumidores estão valorizando cada vez mais empresas que adotam práticas sustentáveis, o que pode resultar em maior preferência por produtos da Hyundai em relação às concorrentes que não possuem essa certificação.
  5. Engajamento dos funcionários: A busca pela certificação Lixo Zero envolve a conscientização e a participação dos funcionários em todas as etapas da gestão de resíduos. Isso pode contribuir para o aumento do engajamento dos colaboradores, melhorando a cultura organizacional, estimulando o trabalho em equipe e criando um ambiente de trabalho mais sustentável.

Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México!...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais. O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.