Orion Manutenção e Serviços de Engenharia recebe a Certificação Lixo Zero nas suas obras

Orion Manutenção e Serviços de Engenharia Ltda recebe a Certificação Lixo Zero nas suas obras

Já realizou um Plano de Gestão de Resíduos na Construção Civil?

O plano de gestão de resíduos da construção tem como principais objetivos:

▪ Atendimento à legislação ambiental, com base na Resolução 307 do  CONAMA que dispõe sobre a gestão de resíduos da construção civil, na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) e nas diretrizes estabelecidas no Manual Verde do Setor Habitacional Noroeste;

▪ Estabelecer o procedimento necessário para garantir o manejo e o destino ambientalmente adequado de todos os resíduos provenientes das atividades de construção do empreendimento.

A Orion Manutenção e Serviços, Engenharia prioriza a não geração de resíduos, e secundariamente, a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final dos resíduos do empreendimento. A meta para a Orion foi de desviar pelo menos 90% dos resíduos gerados em obra (em volume ou peso) do aterro sanitário, redirecionando-os à reciclagem, reutilização ou recuperação.

Case Orion:

Foi elaborado um projeto de canteiro com a disposição das baias para armazenamento dos resíduos.

O plano de gestão de resíduos da construção foi desenvolvido para que a Orion cumpra com as seguintes etapas ao longo da construção.

Estratégias adotadas

Listar boas práticas de gerenciamento destinadas a prevenção e controle da poluição ambiental durante as atividades de construção, com foco no controle dos processos erosivos da obra, escoamento de sedimentos, geração de poeira, contaminação do solo e das águas, controle de ruído, entre outros.

Estabilização dos acessos, perímetro e entorno da obra.

Sobre a  geração de resíduos e os residuários:

“Como método de trabalho, houve reunião de planejamento para caracterizar os resíduos a serem gerados, com início da obra foram previstas formas de segregação, triagem e acondicionamento dos resíduos como a Central de Resíduos, residuários e outros mecanismos de armazenamento dos resíduos gerados.

A tipologia da obra é um retrofit, que uma obra de modernização de uma estrutura existente com prazo curto de obra, ou seja, não houve demolição significativa e sim a substituição de materiais e equipamentos modernos de instalações hidráulicas, elétricas, ar-condicionado, reforço estrutural e acabamento. O diferencial neste tipo de obra é a possibilidade de reaproveitamento de materiais e estrutura para evitar sub-utilização. As caçambas e Big Bags (1m3) são as formas de maior uso, sendo dispostos nas

principais áreas geradoras de resíduos.”

Certificações recebidas:

ORION TELECOMUNICAÇÕES S/A UTD PLANALTINA

Orion Manutenção e Serviços de Engenharia Ltda, responsável pela obra de retrofit da UTD Planaltina da Neoenergia, alcançou nesta obra a certificação Lixo Zero com índice de 99% de desvio de aterro e nota B em boas práticas conforme auditoria realizada

ORION TELECOMUNICAÇÕES  UTD GAMA

Índice também alcançado na obra de retrofit da UTD Gama da Neoenergia: certificação Lixo Zero com índice de 99% de desvio de aterro e nota B em boas práticas conforme auditoria realizada.

ORION TELECOMUNICAÇÕES S/A | UTD SIA

Alcançou nesta obra a certificação Lixo Zero com índice 92 % de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada em FEVEREIRO/2023 BRASÍLIA | DF

CHANCELARIA CONSULAR DA EMBAIXADA DA ITÁLIA

Orion Telecomunicações, Engenharia S/A alcançou a certificação Lixo Zero na obra da chancelaria da Embaixada da Itália com índice de 91,8% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada

Quer fazer parte desse time?

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo é atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress