Segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil certifica 07 unidades

A Solar Bebidas é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, com capacidade para atender mais de 380 mil pontos de venda. Conta hoje com 13 fábricas e 46 Centros de Distribuição.

Com a visão e a ambição de ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas, eles reconhecem a importância de avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável.

A Solar Bebidas, já possui uma visão bem clara sobre a importância da sustentabilidade,  conta com: acesso à água, energias renováveis, eficiência produtiva, reciclagem, gestão de resíduos, parcerias comunitárias, capacitação de jovens, voluntariado e uma série de outros projetos focados em transformar o presente e construir o futuro.

Consolidando essa sua visão ambiental, a Solar Bebidas, auditou 8 unidades, certificando 7 unidades no Brasil e uma delas garantindo o Selo Rumo ao Lixo Zero.

A Unidade FOR| CE  alcançou a certificação Lixo Zero com índice 96% de desvio de aterro e nota (A) em boas práticas em auditoria realizada em novembro de 2022. Atingiu um dos seus melhores índices na certificação as 8 unidades auditadas.

Conheça como foi o processo nessa Unidade:

Em agosto de 2021 foi feita a análise do ciclo de vida para todas as etapas do processo produtivo onde estão mapeados os principais pontos de geração de resíduos.

A Solar Bebidas Coca-Cola tem se reinventado a cada dia na busca por soluções sustentáveis. Recentemente a companhia anunciou a mudança da embalagem de Sprite que usava PET verde para o PET sem pigmento que é mais fácil de reciclar. Na unidade de Maracanaú 100% das embalagens são enviadas para reciclagem.

Mantém um programa de reutilização de material é implementado em duas linhas de produção de retornáveis que permitem a reutilização de embalagens em aproximadamente 15 ciclos. As demais embalagens recicláveis e logo marcadas não podem ser reutilizadas. Devem ser descaracterizas/inutilizadas e enviadas para reciclagem. 

Garantindo a Certificação e o compromisso com o Triple Bottom Line: garantir que os padrões de desempenho social, ambiental e econômico sejam obtidos simultaneamente. Para isso, operar segundo os mais altos padrões éticos, mantendo sistemas de informações claras e transparentes, produzimos relatórios de desempenho socioambiental que documentam a forma como são implementadas as políticas de sustentabilidade, informando trabalhadores, clientes e comunidade sobre o ciclo de vida e os impactos ambientais da produção, produtos ou serviços.

Informações retiradas dos relatórios pela nossa auditoria.

Conheça os resultados das demais Unidades:

A Unidade CAF | AL da Solar Bebidas alcançou a certificação Lixo Zero com índice 93,2 (%) de desvio de aterro e nota D em boas práticas em auditoria realizada em 2022.

Na Unidade NAT | RN a empresa alcançou a Certificação Lixo Zero com índice de 90,3 % de desvio de aterro e nota D em boas práticas.

Em Unidade SLZ | MA  alcançou a certificação Lixo Zero com índice de 94,9% de desvio de aterro e nota B em boas práticas, Larisse Aires, funcionária Solar BR aborda a importância desta indústria passar pelo processo de certificação:

A Unidade SSA | BA  da Solar Bebidas alcançou a Certificação Lixo Zero com a unidade

Na Unidade SUA | PE da Solar Bebidass alcançou a Certificação Lixo Zero com índice de 97,3 % de desvio de aterro, com índice de 94,4 % de desvio de aterro e nota A em boas práticas.

A Colaboradora Maria Izabel da Conceição de Andrade Silva, Auxiliar de Expedição e Membro do Comitê Lixo Zero de SUAPE, falou sobre a experiência e importância de passar pela auditoria e pela certificação:

 

Percebemos uma melhoria de forma geral no ambiente de trabalho, pois as pessoas estão mais conscientes de suas responsabilidades e os resíduos estão sendo descartados de maneira correta. Dessa forma contribuímos para um ambiente de trabalho adequado e com a preservação ambiental.”

“O compromisso com o meio ambiente e a execução de um dos itens da nossa missão: RESULTADO – Gerar retorno sustentável aos acionistas, colaboradores, parceiros, comunidade e meio ambiente.” 

Na empresa de VAG | MT ,  a Unidade certificou em 2021 e renovou a certificação em 2023 , atingindo 92,3 % de desvio de aterro.

A unidade de IZA | PA recebeu o  Selo Rumo ao Lixo Zero com 87,4 % de desvio de aterro!

Todos esses resultados positivos da Solar Bebidas, validam a importância do pensamento na sustentabilidade na gestão das indústrias. Mais do que uma Certificação, entregamos excelência através de boas práticas que provam que é possível fazer a diferença através da ação, e somos todos responsáveis em construir o futuro que desejamos. Aproveitar ao máximo os nossos recursos é respeitar os limites do nosso planeta.

Uma grande oportunidade participar de todo esse caminho na certificação de cada Unidade da Solar BR, onde vemos que a integração e colaboração de cada profissional faz a diferença.

Cada ação positiva conta, o importante é contribuir com a minimização do impacto ambiental, agradecemos a confiança da Solar Bebidas em nossa Certificação!

Quer saber mais sobre a certificação?

O processo de certificação foi realizado respeitando a metodologia baseada nos conceitos Lixo Zero, estabelecidos pela Zero Waste International Alliance (ZWIA) através do Instituto Lixo Zero Brasil. 

Sobre os níveis de Certificação:

Menos que 49,9%

O Compromisso com o Lixo Zero é uma opção para as empresas ou eventos que estão iniciando sua jornada para o Lixo Zero. Ele representa um comprometimento com os funcionários, colaboradores, clientes e com a sociedade, que a empresa ou evento continuará buscando metas para melhorar e se tornar Lixo Zero em um prazo determinado. O compromisso tem validade de um ano e não há auditoria neste caso para obtê-lo. 

De 50% a 89,9% 

O Selo Rumo ao Lixo Zero é um selo para empresas ou eventos que encaminhem  entre 50% e 89,9% dos seus resíduos corretamente. Este selo tem o objetivo de mostrar que o estabelecimento ou empresa está no caminho para se tornar Lixo Zero, porém ainda não atingiu a porcentagem necessária para a Certificação Lixo Zero.

O selo possui validade de um ano e para adquiri-lo, é necessário passar por uma auditoria.

de 90% a 100% 

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é de fato Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.

A auditoria teve como objetivo avaliar como a hierarquia Lixo Zero foi aplicada, com base nos documentos enviados e visita in loco, valorizando ações que teve como prioridade os critérios a seguir:

❏ Redesign

❏ Redução e Reuso

❏ Compostagem

❏ Reciclagem

❏ Logística Reversa

❏ Políticas Lixo Zero

❏ Inovação

❏ Controle e Monitoramento

Quer fazer parte desse time?

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo é atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

Certifique sua Empresa

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Fontes: https://www.solarbr.com.br/sustentabilidade/home

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

proteínas_y_oleicos_blog

A Certificação Lixo Zero vem se expandindo constantemente e em 2024 nós chegamos no México!...

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais. O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

plugins premium WordPress

Navegue no Anuário da Certificação Lixo Zero e conheça as organizações que tiveram sua gestão de resíduos auditadas.