A E.E.B Aldo Câmara da Silva é uma escola estadual localizada em São José no estado de Santa Catarina e recentemente renovou a Certificação lixo Zero. Com essa atitude, a Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva continua demonstrando os seus interesses e bases que adota, em suas atividades, dentro e fora de sala de aula.
Como a Certificação Lixo Zero tem validade de um ano, é muito importante que estabelecimentos a renovem com o intuito de validar novamente que as medidas implementadas no primeiro ano ainda continuam sendo aplicadas e monitoradas por quem se encarrega das atividades dentro da própria escola. Neste caso, todos participam, como um coletivo. Num incentivo de respeitar e preservar a natureza, além de ensinar ética e cidadania.
O projeto Lixo Zero não somente engajou seus alunos com esse projeto, mas também os pais e toda a comunidade local, que atualmente se beneficia com os recursos que a reciclagem traz, provendo mais empregos e renda para o município.
“Ser certificada como a 1ª Escola Lixo Zero do Brasil é resultado de um esforço coletivo que integra toda a comunidade escolar. Estamos criando novos hábitos, formando cidadãos mais responsáveis e construindo uma sociedade mais sustentável.” – afirma Fabiana Nogueira C. Mina, professora e coordenadora do projeto.
Iniciativas e melhorias Lixo Zero
A escola, atualmente, conta com um número total de quarenta e um funcionários e seiscentos e dois alunos, que participam ativamente da missão de manter a escola ecologicamente correta e Lixo Zero, capacitando os funcionários e promovendo reuniões pedagógicas, buscando atingir e manter critérios, como:
- Redesign:
Foram retiradas todas as lixeiras antes utilizadas, para isso adotaram as caixas de papel e recipientes para as aparas de lápis em todas as salas e no pátio um residuário para organizar todos os resíduos secos. Esses são separados conforme a necessidade constatada no cotidiano da escola: papel, papel colorido, papelão, plástico mole, plástico duro, pet, metal (pouca demanda), vidro (garrafas de suco servido na merenda), lacres de latinha, tampinhas, restos de giz de cera, aparas de lápis e orgânico.
- Redução e reuso de materiais:
O uso de descartáveis foi substituído por utensílios duráveis (copos, pratos e talheres), tanto para a merenda servida aos alunos, lanche aos professores e festas na escola. Reutilização dos plásticos das folhas A4 para entrega de cópias para os professores, guarda de documentos, entre outros. Materiais como eva e isopor foram vetados.
- Gincana de arrecadação de Tampas e lacres:
Além de toda a gestão de resíduos eficiente implementada, a escola faz projetos onde arrecadaram, na primeira pesagem, 302.00 Kg de tampas e 20,00 Kg de lacres.
- Reuso de uniformes:
Partilha e troca de uniforme escolar em bom estado.
- Compostagem in loco:
Todo resíduo orgânico é composto no pátio da escola, utilizando o método UFSC. Saiba mais, assista esse vídeo.
É assim que a escola se estrutura atualmente dentro de seu dia-a-dia, se responsabilizando pelos seus impactos e se comprometendo com a sociedade e o meio ambiente, além de outras diversas outras atitudes, não pontuadas, como a destinação correta dos materiais recicláveis, logística reversa, participação do programa Terra Cycle e do Projeto Casa na Árvore (de upcycling, para a reciclagem dos restos de giz de cera), entre muitos outros.
A E.E.B Aldo Câmara da Silva tem o compromisso não só de ser Lixo Zero mas também de criar cidadãos conscientes com o futuro do planeta e com o impacto de cada resíduo que produz.
Renovação da Certificação Lixo Zero
Em 2019, a escola foi reconhecida como a Primeira Escola Lixo Zero do Brasil por conquistar a Certificação Lixo Zero desviando 94% seus resíduos de aterro e incineração e alcançando uma nota C no “índice de boas práticas”. Como a Certificação Lixo Zero preza por melhoria contínua, a ideia é que estabelecimentos sempre melhorem ou na % de desvio ou no “índice de boas práticas”.
Devido à pandemia em 2020, não foi possível renovar a Certificação Lixo Zero da escola, porém, agora em 2021 foi feita a recertificação. O progresso foi surpreendente, a taxa de desvio aumentou para 96% e a nota para A. O “índice de boas práticas” avalia iniciativas de ESG (meio ambiente, social e governança), baseado em critérios como inovação, comunicação, capacitação de colaboradores, coletivo Lixo Zero, entre outros. A pontuação varia de A – D e a E.E.B Aldo Câmara da Silva está cada vez mais dedicada e focada em seus objetivos de reduzir o impacto ambiental enquanto desenvolve grandes seres humanos, envolvendo todas as esferas da comunidade local.
E.E.B Aldo Câmara da Silva na mídia
Desde a primeira conquista até hoje, a escola foi bastante prestigiada, recebendo convites para palestrar em eventos em Portugal, Brasília e diversos outros lugares. Também recebeu o Prêmio Lixo Zero pode ser um grande case nacional de sucesso, demonstrando a forma mais eficiente e transformadora de fazer a gestão de resíduos de ambientes educativos. Consequentemente, a escola recebeu um troféu do governador de Santa Catarina em reconhecimento ao mérito da escola pelo projeto Lixo Zero. Saiba mais sobre a escola nos vídeos abaixo:
#TaNaRede
Rede social da escola: Instagram
Já imaginou a sua escola tendo um impacto tão positivo na sociedade e no meio ambiente? Entre em contato conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Nós temos todas as ferramentas para apoiar escolas, não só com a Certificação Lixo Zero, mas também com técnicas e metodologias para engajar os alunos e a comunidade local através do nosso curso para professores de Escolas Lixo Zero.
Uma resposta
Que maravilha esse projeto, parabéns. todos juntos podemos mais. Estou encantado com o trabalho de vocês, quem dera outras e outras escolas seguissem vosso exemplo. É nas crianças que se corrigem os vícios, parabéns, vocês estão começando no lugar certo, crianças.