A Certificação Lixo Zero contribui para 15 das 17 ODS da ONU

Já ouviu falar na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU?

A Agenda 2030 é um plano de ação que busca fortalecer a paz universal.

O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os “ODS”. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global. Dentro de cada objetivo, existem diversas metas, somando no total 169, que se baseiam nas três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica e ambiental.

Como a Certificação Lixo Zero contribui para 15 ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para mudar o mundo até 2020. A ideia é “erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta”, conforme escrito no site da Agenda 2030.  

A Certificação Lixo Zero é muito mais que apenas uma certificação que atesta se o estabelecimento ou evento é de fato Lixo Zero, ela é uma ferramenta para as empresas demostrarem práticas ESG (Meio ambiente, social e governança), sempre sobre a premissa do conceito Lixo Zero estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero), que é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária.

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil e é a única certificação no Brasil validada pela ZWIA. Possui uma série de pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo é atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero e as boas práticas executadas.  Com isso fomenta que as empresas reflitam e repensem sua produção de resíduos, engajando todos os colaboradores nessa ideia de ressignificação dos resíduos e muitos deles, levam essa informação para suas casas, aplicando esses conceitos Lixo Zero fora da empresa. Criando, assim, uma rede colaborativa em prol de criar maneiras criativas de reduzir e repensar a produção dos resíduos empresariais.

Hierarquia Lixo Zero

Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Com isso sua Empresa ganha uma vantagem competitiva fundamental, nessa era da globalização, demonstrando aos seus clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento. 

Além dos benefícios inerentes ao meio ambiente e à sociedade, a implementação de um Plano de Ação Lixo Zero adequado traz também benefícios econômicos significativos para o negócio.

O ILZB tem como missão articular, mobilizar e estimular novas atitudes nas comunidades nacionais e internacionais para promover a prática do Lixo Zero nos diversos segmentos da sociedade.

A Certificação está alinhada diretamente e indiretamente com 15 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, incentivando as empresas e marcas a incluírem a agenda da Sustentabilidade na sua estratégia.

Como a Certificação Lixo Zero contribui para os seguintes ODS?

1 – Erradicação da Pobreza

“Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.”

CLZ: Para obter a certificação, a empresa/estabelecimento/evento precisa chegar numa porcentagem de 90% ou mais de encaminhamento correto de seus resíduos, o que gera uma motivação para causar mudanças reais no modo de pensar daquele local, resultando num maior comprometimento dos colaboradores que aprenderão a importância do Lixo Zero e como colocá-lo em prático. Portanto, a taxa de reciclagem aumentará e a comunidade local se beneficiará com a geração de mais renda e empregos para atendar tal demanda. 

Veja alguns critérios avaliados para a obtenção da Certificação Lixo Zero:
– Criação de um grupo Lixo Zero na empresa para monitorar e discutir ideias de melhoria 
Capacitação dos colaboradores
– Educação ambiental

2 – Fome zero e agricultura sustentável

“Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.”

CLZ: Incentiva no processo de encaminhamento correto dos resíduos a compostagem, que valoriza indiretamente o consumo de orgânicos, hortas comunitárias e educação ambiental em todo o ciclo de alimentos. Além disso, preza pelos R’s da Hierarquia Lixo Zero (Repensar, Reduzir, Reutilizar, etc), promovendo a ideia que precisamos repensar o nosso consumo para reduzir os resíduos gerados e assim, diminuir o desperdício de alimentos. De acordo com o Relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), ⅓ de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. 

Veja alguns critérios avaliados para a obtenção da Certificação Lixo Zero:

  • Instalação de Composteira ou Vermicompostagem na fonte geradora ou encaminhamento para terceiros como empresas de compostagem ou plantas biodigestoras;

  • Reaproveitar o composto e biofertilizantes gerados da compostagem;

  • Evitar o uso de sacolas plásticas para residuários de orgânicos;

  • Repensar o consumo para reduzir os resíduos orgânicos gerados e assim, diminuir o desperdício de alimentos.

3 – Saúde e bem-estar

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Quando não encaminhados corretamente, os resíduos acabam indo para lixões, aterros sanitários, incineração, coprocessamento ou recuperação energética. Durante todos o ciclo de materiais (produção, transporte, tratamento e destinação) que virarão resíduos, existe um impacto negativo, no meio ambiente e na saúde humana. O mais destacado é a poluição do ar, água e solo por diversos compostos químicos maléficos para nós humanos. 

CLZ: Ao frisar os R’s da Hierarquia Lixo Zero, podemos ver que a Certificação preza pela redução do uso de materiais que consequentemente diminuiriam os danos causados ao meio ambiente e a saúde humana. A destinação para lixões, aterros e qualquer forma de incineração de materiais não renováveis, é considerada indesejável para obter a Certificação Lixo Zero, ou seja, a empresa ainda poderá encaminhar 10% dos seus resíduos para estas destinações, porém sempre focando em melhoria contínua para diminuir essa porcentagem. Leia mais sobre os impactos negativos desses métodos.


4 – Educação de Qualidade

“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Conforme explica o site da ONU: “Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação estão contemplados no objetivo de desenvolvimento sustentável 4, que enxerga como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável”.

CLZ: atualmente, a demanda para certificar escolas tem crescido muito após o impacto positivo gerado da Primeira Escola Lixo Zero do Brasil, a Escola Estadual Aldo Câmara da Silva. O processo para certificar escolas engloba mais fatores do que uma empresa, já que é necessário engajar os alunos e para isso os professores precisam estar capacitados em temas promovem o desenvolvimento sustentável para poder aplicá-los, na prática. Pensando nisso, em parceria com a Academia Lixo Zero, críamos um curso especializado para professores abordarem estes temas na prática com o intuito de auxiliar as escolas a obterem a Certificação Lixo Zero e aumentar o número de professores qualificados, principalmente nas redes municipais.

O curso Escolas Lixo Zero visa inspirar e orientar professores ou grupos de interesse sobre temas fundamentais da sustentabilidade, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e tudo que envolve uma gestão de resíduos eficiente para escolas sob o Conceito do Lixo Zero, através de uma metodologia lúdica e interativa. 

5 – Igualdade de Gênero

“Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

De acordo com o Rodrigo Sabatini, Presidente do Instituto Lixo Zero: “o movimento Lixo Zero é um movimento feminino”, pois atualmente, no Brasil, mais de 70% dos participantes são mulheres.

CLZ: algumas empresas precisam passar por uma Consultoria Lixo Zero para poderem obter a Certificação Lixo Zero e para isso, recomendamos nossa lista de consultores que foram capacitados pela Academia Lixo Zero para ser tornarem Consultores Credenciados ao Instituto Lixo Zero Brasil.

Este curso promove uma igualdade de oportunidades visando garantir a participação plena e efetiva das mulheres na área ambiental, já que não pede pré-requisitos. Ou seja, mesmo tradicionalmente a engenharia ser uma profissão que atrai mais homens que mulheres (IBGE 2016/2017: no Brasil são 85,4% homens e 14,6% mulheres) , isso não impede delas conseguirem construir uma carreira como Consultora Lixo Zero, resultando em mais empoderamento, autonomia e menos discriminação em cargos técnicos ocupados por mulheres.

6 – Água potável e saneamento

“Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.””

Com uma gestão melhor dos resíduos e práticas sustentáveis na sua empresa consequentemente um nível menor de poluentes serão enviados ao meio ambiente, promovendo e fortalecendo a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento.

CLZ: conforme previamente mencionado, o impacto negativo no meio ambiente ocorre durante todo o ciclo de materiais (produção, transporte, uso e descarte) e para obter a Certificação Lixo Zero, é necessário ter uma taxa de desvio de aterro e qualquer forma de incineração de 90% ou mais. Assim, a CLZ promove mudanças na empresa que diminuirão os poluentes, já que tanto lixões, aterros, incineração, coprocessamento e recuperação energética geram poluentes tóxicos que podem poluir rios, lençóis freáticos e aquíferos subterrâneos. Principalmente os lixões e aterros geram uma quantidade significativa de chorume e biogás, rico em metano (CH4), que contribui com o efeito estufa e assim, afetando a acessibilidade da água potável.


7 – Energia limpa e acessível

“Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”

Também é preciso reforçar a cooperação internacional para facilitar o acesso à pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.

CLZ: A única forma de garantir a não poluição dos rios, mares e oceanos por resíduos sólidos é através de uma melhoria efetiva na gestão dos resíduos, garantindo que hajam recursos para energias limpas como eólica e hidrelétrica. 

Para tanto, é imprescindível assegurar que os recursos destinados aos investimentos em infraestrutura e custeio das operações estejam disponíveis para todos os municípios, através de sistemas de remuneração específicos, tal como ocorre nos sistemas mais desenvolvidos.

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

“Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos”.

Os maiores desafios que enfrentaremos neste século será o crescimento exponencial e descontrolado da polução de humanos e a falta de recursos naturais para atender as demandas de sobrevivência. Não existe crescimento econômico sem um desenvolvimento sustentável.

CLZ: um critérios da certificação é justamente fechar o ciclo e aumentar o ciclo de vida de materiais  para promover uma economia mais circular que consequentemente gera mais empregos produtivos e um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável.

9 – Indústria, inovação e infraestrutura

“Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação”

Facilitar o desenvolvimento de infraestrutura sustentável e robusta em países em desenvolvimento, por meio de maior apoio financeiro, tecnológico e técnico aos países africanos, aos países de menor desenvolvimento relativo, aos países em desenvolvimento sem litoral e aos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

CLZ: Atualmente as empresas e indústrias  lideram o ranking dos seguintes impactos ambientais:

▪️contaminação das águas,

▪️devastação das florestas,

▪️poluição do ar,

▪️aquecimento global,

▪️alteração na fauna e flora,

Embora gere problemas, o setor industrial é essencial para a economia e para a vida humana, pois ele é responsável pela produção de bens de consumo e ainda gera milhões de empregos diretos e indiretos. Não dá para imaginar o mundo sem a indústria.

O que as empresas devem fazer é tomar providências e entender quais são os principais impactos ambientais negativos que possam ser reduzidos ao máximo. A Certificação Lixo Zero é baseada em alguns pilares que adéquam as Indústrias e Empresas em prol da sustentabilidade.

Fomentamos novas formas inovadoras de gerir seus resíduos para obter reaproveitamento máximo de materiais, tendo em vista que todos os materiais descartados são recursos. Todos os resíduos gerados na área a ser certificada não devem ser queimados em temperaturas acima de 100°C (incineração, coprocessamento, reaproveitamento energético*) ou enterrados (aterros sanitários), como definidos nos Princípios de Negócios Lixo Zero da ZWIA; *Exceção para materiais renováveis. Quando falamos em resíduos, a meta é zero emissão para Ar, Água e Solo. 

10 – Redução das desigualdades

“Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”

CLZ: a responsabilidade das empresas pelo encaminhamento correto de seus resíduos vai além da destinação de terceiros. Para obter a Certificação Lixo Zero, é necessário apresentar comprovantes de destinação de resíduos para analisarmos o que é feito com os mesmos pelas empresas de coleta (se realmente reciclam e não usam técnicas de coprocessamento, incineração ou reaproveitamento energético*). Isso acaba levando empresas a terem um relacionamento mais próximo dos encarregados do processo final, incentivando parcerias com cooperativas e a valorização dos catadores locais.

11 – Cidades e comunidades sustentáveis

“Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”

Além da certificação, o Instituto Lixo Zero conta com o Selo Rumo ao Lixo Zero, que vai auxiliar e certificar o bom trabalho de diversos estabelecimentos que já possuem um bom encaminhamento correto dos resíduos, além de possuir boas práticas ESG. Os selos possuem pelas mesmas etapas da certificação, contando com auditoria in loco e renovação anual.

Independentemente se o estabelecimento obterá o Selo Rumo ao Lixo Zero ou a Certificação Lixo Zero, a ideia é de melhoria contínua sempre. Portanto, o estabelecimento ou evento deve se comprometer continuamente em reduzir pelo menos um ponto percentual por ano da parcela de rejeitos gerados e/ou ampliar a Certificação Lixo Zero para outros setores da Empresa. 

Além disso, se comprometer a eliminar progressivamente toda a incineração/coprocessamento/ reaproveitamento energético. O que estimula benefícios tanto para a empresa, quanto para a sociedade onde ela está inserida, para que futuramente possamos ter Cidades Lixo Zero

12 – Consumo e produção responsáveis

“Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.”

CLZ: Os benefícios da Certificação são visando a tríade da sustentabilidade:

 
Ambiental
  • Redução do impacto em relação a quantidade de resíduos produzidos;
  • Aumento de consciência ambiental nos colaboradores e clientes;
  • Diminuição da quantidade de material utilizada;
  • Aumento do ciclo de vida dos resíduos;
  • Mitigar os impactos ambientais que contribuem para as mudanças climáticas.
Econômico
  • Redução nos custos da empresa com envio para aterro sanitário;
  • Redução nos custos das cidades com menor produção de lixo;
  • Impacto direto na economia da reciclagem, envolvendo catadores e empreendedores;
  • Satisfação dos consumidores com um estabelecimento que tem consciência ambiental;
  • Melhoria na produtividade dos colaboradores.
Social
  • Melhorar a qualidade de vida de catadores e trabalhadores da área da reciclagem;
  • Diminuir o impacto social causado pelo lixo nas cidades;
  • Incentivar novas políticas públicas para área de resíduos sólidos;
  • Incentivo às boas práticas no mercado.

Um dos critérios da certificação é a REDUÇÃO & REUSO, veja abaixo algumas recomendações feitas para empresas que querem obter a Certificação Lixo Zero: 

  • Abolir o uso de utensílios descartáveis/uso único como copos, pratos, talheres e guardanapos, canudos, sacos, decorações, sempre que possível e incentivar o uso de utensílios reutilizáveis;
  • Instalar locais para depósito de papel de rascunho;
  • Configuração “Duplex” em todas as impressoras;
  • Configuração do modo “Rascunho” em todas as impressoras;
  • Nos banheiros, adotar papeleiras com rolos picotados;
  • Aquisição de produtos de limpezas de uso contínuo em frascos maiores;
  • Virtualizar serviços – formulários e relatórios digitais, calendários, agendas, post-its;
  • Utilizar papéis como envelopes, panfletos e outros recebidos como rascunho;
  • Reutilizar caixas, frascos e outros como residuários;
  • Compartilhar equipamentos eletrônicos sempre que possível;
  • Cancelar correspondências como propagandas e jornais impressos;
  • Utilizar clipes de papel no lugar de grampeadores;

13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima

“Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos””

CLZ: um dos grandes benefícios da certificação, é que ao se tornar Lixo Zero, sua empresa estará “Fazendo para da Solução”.

Os resíduos contribuem com uma boa parcela para as mudanças climáticas, pois envolvem impactos no meio ambiente durante a produção, transporte, tratamento e disposição. Recursos não renováveis estão ficando escassos, sendo inevitável seguirmos a Hierarquia Lixo Zero como base de comprometimento das empresas que querem contribuir para um futuro mais sustentável e mitigar seus  impactos ambientais através de ações conta as mudanças climáticas.

14 – Vida na Água

“Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2050 haverá mais plástico nos oceanos que peixes. O movimento Lixo Zero é imprescindível para a conservação dos oceanos que via guiar as pessoas a mudarem seus modos de vida de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

CLZ:  de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), somente 4% dos resíduos gerados no Brasil são reciclados. A Certificação Lixo Zero tem como foco aumentar esse número através do redesign de produtos para aumentar a reciclabilidade e também motivando empresas a aumentarem a sua taxa de reciclagem para conseguirem obter o certificado. Além disso, prezamos também pela redução e reutilização de resíduos para diminuir, antes mesmo, os resíduos gerados na fonte. Resultando na conservação e promoção do uso sustentável dos oceanos, evitando que se tornem um grande lixão.


15Vida Terrestre

“Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”

CLZ: como já mencionado anteriormente, quando falamos em resíduos, a meta da Certificação Lixo Zero é zero emissão para Ar, Água e Solo para mitigar os impactos ambientais e desacelerar as mudanças climáticas. Para proteger a vida terrestre, todos esses fatores são necessários e através da certificação, empresas precisam atender esses requisitos na sua gestão de resíduos. 

O processo para obter a Certificação Lixo Zero fará que a sua empresa/estabelecimento/evento contribua automaticamente com as ODS acima mencionadas.

Sua empresa terá a oportunidade de fazer a diferença ao adquirir a Certificação Lixo Zero que garante a confiança de que práticas ESG estão realizadas. É uma forma de denotar pioneirismo e gerar tendências no seu setor, município ou estado. 

Quer saber como sua empresa pode fazer parte dessa Rede?

Venha contribuir para as ODS, aplique para a Certificação Lixo Zero aqui.
Ou envie um email para contato@certificacaolixozero.com.br

Conteúdo em colaboração com:

Thays do Nascimento, Doutoranda em Marketing e Embaixadora e Consultora Lixo Zero atua na área de Marketing Verde. Instagram: @thaysdn.

Jessica Romano, pós-graduada em Gestão Ambiente e Gerente de Vendas e Marketing na Co.Circular, empresa homologada pelo ILZB para operar e gerenciar a Certificação Lixo Zero. Instagram: @jess_romano.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Uma resposta

  1. Gostaria de saber como obter o processo de certificação Lixo Zero para Ong .
    Temos o projeto de horta Comunitária Sementes do Amanhã fica em Guarulhos em uma área de duto da Transpetro Petrobras antes era espaço de descarte viciado de lixo. Faz mais de dois anos desde da pandemia lutando para esse sonho e diminuir o impacto de lixo vai para o Aterro Sanitário e contra partido o trabalho com mulheres em situação de Violência doméstica e vulnerabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

BLOG_3 (1)

A Special Dog Company, renomada indústria de alimentos para pets, estabeleceu um marco significativo ao...

BLOG_1

A implementação efetiva de práticas sustentáveis é essencial para empresas comprometidas com a redução significativa...

BLOG_1

A conscientização sobre sustentabilidade tem crescido significativamente entre os industriais.  O setor enfrenta questionamentos relacionados...

BLOG_2

  Certificação atesta que todas as unidades da Volkswagen do Brasil são Lixo Zero, destinando corretamente...

13NOV_Noticia

Colégio Agostiniano Mendel recebe  Selo Rumo ao Lixo Zero com índice 52,7% de desvio de...

01NOV_Certificadas_01

Um marco significativo para a sustentabilidade corporativa e a responsabilidade ambiental, a Certificação Lixo Zero...

30OUT_Noticia

Britvic demonstra comprometimento ambiental conquistando a Certificação Lixo Zero em duas de suas unidades fabris...

Evento_Lixo_Zero

EVENTOS SUSTENTÁVEIS   Reuniões, conferências e outros eventos são uma prática empresarial padrão que podem...

plugins premium WordPress