Um Compromisso Contínuo com a Sustentabilidade, Renovações de Certificação

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é de fato Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria. 

Manter a Certificação Lixo Zero em dia é de extrema importância para empresas e eventos comprometidos com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Essa certificação, emitida exclusivamente para aqueles que alcançam a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente, é o reconhecimento máximo de um compromisso efetivo com a gestão responsável de resíduos sólidos. 

Ao renovar a certificação anualmente por meio de auditorias, as organizações reafirmam seu engajamento contínuo com a excelência ambiental e demonstram sua posição de liderança na adoção da metodologia Lixo Zero. 

A melhoria contínua é uma premissa fundamental da certificação Lixo Zero, que tem como objetivo incentivar seus clientes a aprimorarem seus indicadores e resultados ambientais.

Através desse compromisso com a sustentabilidade, a certificação Lixo Zero encoraja empresas e organizações a adotarem práticas cada vez mais eficientes e responsáveis no gerenciamento de resíduos, promovendo a redução, reutilização, reciclagem e compostagem como estratégias para minimizar o impacto ambiental.

Ao buscar constantemente melhorias em seus processos e engajar suas equipes, os clientes da certificação Lixo Zero demonstram um comprometimento ativo com a preservação do meio ambiente e a promoção de uma economia circular, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente.

Além disso, manter a certificação em dia promove a confiança dos clientes, parceiros e stakeholders, demonstrando o cuidado efetivo com o meio ambiente e contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente.

Conheça as empresas que obtiveram a renovação da Certificação Lixo Zero

  1. Solar Bebidas  (Indústria)
  2. Berry Global  (Indústria) 
  3. Cpack Creative  (Indústria) 
  4. Pauta Distribuição (Estabelecimento)
  5. RAC engenharia (Escritório)
  6. Nugali Chocolates (Indústria)
  7. Unifique (Centro de Distribuição)
  8. Euro Ambiental (Consultoria Ambiental)
  9. Escola Aldo Camara da Silva
  10. Embaixada da Itália
  11. Casa Cor (Evento)

  1. A Solar Bebidas é a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, com capacidade para atender mais de 380 mil pontos de venda. Conta hoje com 13 fábricas e 46 Centros de Distribuição. Saiba mais sobre o case completo da Solar Bebidas Sistema Coca-Cola no Brasil certifica 07 unidades
  1. A Unidade Solar MT – Várzea, foi certificada duas vezes: (na primeira certificação obteve) com índice 92,3% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada do dia (em janeiro de 2023 ) 31 de 01 de 2023. Distrito Guarita, Várzea Grande de MT, e em dezembro de 2021 com 93,8% de desvio de aterro.
  1. Na sua segunda Certificação a Indústria Berry Global – Uma Indústria de embalagens de plástico, (localizada na cidade de Pouso Alegre , MG ) alcançou a certificação Lixo Zero com índice 97,3% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada em dezembro de 2023.Sua outra unidade alcançou a certificação Lixo Zero com índice 96,9% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em Dezembro 2023.

Para colaboradores da Berry:

Lixo Zero se tornou não apenas um certificado alcançado pela empresa, mas sim uma nova forma de pensar em agir. Seguindo todas as premissas deste conceito, melhoramos nosso poder de percepção de oportunidades de redução de eliminação de geração de resíduos, bem como melhores tecnologias de destinação final dos mesmos.

Entender nossa eficiência na Gestão Ambiental, bem como aprimorar conhecimentos referente a tratabilidade de resíduos e melhores práticas de sustentabilidade.

  • СРАСК  Creative packaging

A СРАСК  Creative packaging obteve sua segunda certificação teve 93% de desvio de aterro em auditoria realizada em Janeiro de 2023 em São José de SC com validade – Janeiro 2024,  e em auditoria realizada em 2021, a CPAck teve 90% de desvio de aterro em sua primeira certificação

Para a Cpack:O nosso compromisso com a redução e a destinação correta dos resíduos existe desde nossa fundação há 20 anos. A certificação Lixo Zero desde 2019 permite e incentiva, através de metodologia, nos direcionar no caminho do menor impacto ambiental.

Primeiramente foi a conscientização por parte dos colaboradores, que junto com a gestão se engajaram da separação e redução na geração. Tivemos um excelente resultado já no primeiro ano e novos projetos e mais redução nos anos seguintes. Hoje utilizamos menos materiais descartáveis, consequentemente reduzimos muito o volume gerado para aterro, que nos dias atuais representa menos que a metade do total enviado para compostagem. Com as ações educacionais que visam implementar as premissas Industria Lixo Zero, temos percebido uma preocupação maior também com a gestão desses resíduos nas residências dos colaboradores, que frequentemente questionam sobre os métodos de separação ou até mesmo trazem algum tipo de material para descarte aqui na empresa.

“O que fez com que a empresa quisesse se tornar um local Lixo Zero?”

Primeiramente queríamos demonstrar o que já praticávamos na época, porém não havia nenhum método de avaliação e divulgação dos resultados. Outro ponto foi pelo ineditismo dessa certificação para uma indústria na região. E por fim, para divulgar para os stakeholders o engajamento da C-Pack relacionamentos as políticas ambientais e preocupação com o meio ambiente. Depoimento de Felippe Augusto Silva.

  • Pauta Distribuição

Atuando no mercado de distribuição de produtos de informática, a Pauta tornou-se referência por sua relação comercial entre Clientes e Fabricantes, fundamentada nos princípios da transparência, parceria, cooperação, credibilidade e respeito. Atualmente, a Pauta atua fortemente nos mercados de TI, Segurança Eletrônica e Telecom.

Na sustentabilidade a empresa já está na sua terceira certificação, validando suas ações e preocupações com o meio ambiente e demonstrando sua responsabilidade com as mudanças climáticas.

Certificações:

Janeiro de 2021 obteve 90,8% de desvio de aterro,

Janeiro de 2022 com 95% de desvio de aterro,

Março de 2023, obteve 94,4 % de desvio de aterro.

Para a empresa, a Certificação Lixo Zero representa conscientização e atitude do ser humano com o Meio Ambiente, promovendo integração com Sustentabilidade.

  1. A RAC Engenharia atua há mais de 22 anos com a prestação de serviços, o planejamento, o gerenciamento e a execução de obras inovadoras e sustentáveis.Conheça o case completo da RAC.

Em sua primeira certificação em 2020 obteve  90% de desvio de aterro em auditoria realizada. Na sua segunda certificação, realizada em dezembro de 2022, obteve 91% de desvio de aterro.

A sede da RAC foi construída pensando em edifícios eficientes e sustentabilidade, dessa forma, a implementação da metodologia veio de encontro com tudo que a RAC prega e faz. O maior benefício de todos é a conscientização dos colaboradores, isso não há o que pague.

Além disto, o desvio dos resíduos de aterro resulta em um impacto social significativo na comunidade local melhorando a qualidade de vida da sociedade.

A RAC é uma empresa que vive e respira sustentabilidade. Costumamos dizer que a sustentabilidade está em nosso DNA. Nada mais justo que, sendo uma empresa preocupada com o impacto que está gerando no meio ambiente, tenha esse viés de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados internamente.

O fato de dar o destino correto e desviar de aterro sanitário 91% dos resíduos gerados em nossa sede, é motivo de muito orgulho para nós. Isto só reitera o propósito do Grupo RAC.

  • Nugali Chocolates em Santa Catarina

Nugali Chocolates Indústria e Comércio LTDA, nas suas certificações implementou diversas ações para alcançar a certificação lixo zero, entre elas:  projetos de padronização das lixeiras, facilitando a separação correta dos resíduos; capacitação dos colaboradores; instalação de uma composteira para a decomposição dos resíduos orgânicos, reutilização da casca do cacau como um produto para jardinagem.

Na sua primeira certificação, alcançada em dezembro de 2020 obteve obteve 98% de desvio de aterro em auditoria realizada. Na sua segunda certificação  alcançou a certificação Lixo Zero com 98,22% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada em 2022.

  • Unifique Telecomunicações S de A

A empresa comprometeu-se com muita dedicação a melhoria de sua gestão de resíduos, e com isso, reduziu significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterro. Algumas melhorias realizadas que podem ser destacadas são: a melhor identificação dos residuários internos e centrais de resíduos externas, a implementação de uma composteira e o contrato firmado com novas empresas para a destinação de resíduos para tecnologias alternativas em relação a disposição em aterro. 

Com estas ações, a empresa alcançou um desvio de 99,3%, suficiente para alcançar a certificação.

Em seu segundo ano de projeto Lixo Zero, com o auxílio da Equipe Euro Ambiental, o Centro de Distribuição da Unifique, localizado no município de Timbó, permanece executando as boas práticas ambientais, aumentando inclusive, seu percentual de desvio em 99,7%.

  • A empresa Euro Ambiental 

A Euro Ambiental que trabalha com licenciamento e consultoria ambiental, localizada em Santa Catarina  recebeu a Certificação Lixo Zero em seu primeiro processo de certificação em 2021, a empresa chegou a uma marca de 94,17% de resíduos sendo desviados de aterros e tratados por tecnologias alternativas menos impactantes ao meio ambiente, como reciclagem, logística reversa e compostagem.

Na sua segunda certificação  o percentual de desvio de aterro da empresa diminuiu um pouco seu percentual indo para 93,62% de desvio de aterro e nota B em boas práticas em auditoria realizada em 2022.

Além de realizar a certificação na sua empresa, tanto a empresa Nugali quanto a Unifique são clientes da Euro Ambiental,  além de trabalhar realizando a transformação de espaços lixo zero a própria euro também demonstra responsabilidade à medida que também certificou sua sede.

  • Escola De Educação Básica Aldo Câmara Da Silva

A E.E.B Aldo Câmara da Silva é uma escola estadual localizada em São José no estado de Santa Catarina e recentemente renovou a Certificação lixo Zero. Com essa atitude, a Escola de Educação Básica Aldo Câmara da Silva continua demonstrando os seus interesses e bases que adota, em suas atividades, dentro e fora de sala de aula.

Em 2019, a escola foi reconhecida como a Primeira Escola Lixo Zero do Brasil por conquistar a Certificação Lixo Zero desviando 94% seus resíduos de aterro e incineração e alcançando uma nota C no “índice de boas práticas”. Como a Certificação Lixo Zero preza por melhoria contínua, a ideia é que estabelecimentos sempre melhorem ou na % de desvio ou no “índice de boas práticas”.

Devido à pandemia em 2020, não foi possível renovar a Certificação Lixo Zero da escola, porém, agora em 2021 foi feita a recertificação. O progresso foi surpreendente, a taxa de desvio aumentou para 96% e a nota para A. O “índice de boas práticas” avalia iniciativas de ESG (meio ambiente, social e governança), baseado em critérios como inovação, comunicação, capacitação de colaboradores, coletivo Lixo Zero, entre outros. A pontuação varia de A – D e a  E.E.B Aldo Câmara da Silva está cada vez mais dedicada e focada em seus objetivos de reduzir o impacto ambiental enquanto desenvolve grandes seres humanos, envolvendo todas as esferas da comunidade local. 

Em 2019, a escola foi reconhecida como a Primeira Escola Lixo Zero do Brasil por conquistar a Certificação Lixo Zero desviando 94% e com índice C em boas práticas. Em 2021 obteve 96%, demonstrando seu comprometimento em melhorar a porcentagem de desvio.

Na sua segunda renovação em 2022, obteve 97,1% de desvio de aterro e nota B em boas práticas.

Foram retiradas todas as lixeiras antes utilizadas, para isso adotamos as caixas de papel e recipiente para as aparas de lápis em todas as salas e no pátio um residuário para organizar todos os resíduos secos.

O uso do descartável foi substituído por utensílios duráveis (copos, pratos e talheres), tanto para a merenda servida aos alunos, lanche aos professores e festas na escola.

Todo resíduo orgânico é compostado no pátio da escola, utilizando o método UFSC, entretanto para fins pedagógicos outros métodos são realizados, como por exemplo a vermicompostagem.

Acesse contéudo completo da Escola no nosso blog:  https://certificacaolixozero.com/noticias/2021/11/26/aldocamaradasilva-renova-a-certificacao-lixozero/

  1. Embaixada da Itália 

A Embaixada da República da Itália, localizada em Brasília conquistou duas certificações lixo zero, sendo a primeira Embaixada no Brasil com essa certificação. Agora intitulada como “Embaixada Lixo Zero”

Alcançou a renovação da certificação Lixo Zero na sua primeira certificação com índice de 97% de desvio de aterro realizada em Março de 2022, na sua segunda certificação obteve índice de 98% de desvio de aterro e nota A em boas práticas em auditoria realizada em março de 2023.

Para a Embaixada é importante reafirmar sua preocupação com o Meio Ambiente “É uma grande satisfação saber que a Embaixada da Itália é pioneira em políticas ambientais que contribuem para a proteção do meio ambiente e redução do impacto das atividades no ecossistema. Estou muito orgulhoso de que a Itália possa ser mais uma vez um ponto de referência no setor da sustentabilidade ambiental e, esperamos, um bom exemplo e um estímulo para outros países.”

“Obter a Certificação Lixo Zero pelo terceiro ano seguido é um motivo de honra para a Embaixada da Itália em Brasília. Nos últimos três anos implementamos uma série de novas medidas que possibilitaram a melhoria dos indicadores de desvio de aterro e de boas práticas, o que nos deixa com o desafio de nos superar ainda mais no próximo ano.”

  1. A CASACOR

Tanto para empresas, eventos também possuem a possibilidade de certificação, como exemplo a CASACOR, O evento CASACOR possui políticas ambientais direcionadas ao gerenciamento de recursos naturais, emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e resíduos sólidos. Não diferente das edições anteriores, a edição de 2021 abrigou diretrizes direcionadas a melhor gestão de seus resíduos de forma a perpetuar as ações já realizadas em outros anos. 

Tais diretrizes foram idealizadas com base nos critérios da metodologia Lixo Zero e obtiveram resultados compatíveis com os requisitos para que o evento obtenha o selo Evento Lixo Zero.

O gerenciamento de resíduos na edição de 2019 foi excelente, permitindo que o evento chegasse a 99% de desvio de aterro com seu modelo de gestão. A mostra CASACOR é um evento peculiar pois trata-se de uma exposição com uma obra junto, isso porque grande parte do volume de resíduos sólidos da CASACOR é ligado à construção civil, como por exemplo entulho, gesso e madeira. Além disso, o momento de maior geração não é durante a realização do evento, mas sim, durante a montagem e desmontagem, em especial neste último, quando tudo que foi construído é demolido. Dessa forma, a tipologia de resíduos desse evento é muito diferente de outros empreendimentos itinerantes.

Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a sua postura em relação ao mundo. É olhar, de certa forma, com afeto para o mundo e para o futuro.

Como atingimos a maturidade na valorização dos resíduos (99,3%), em 2019, definimos uma meta audaciosa para reduzir o volume absoluto que geramos. Assim, além de incentivar as construções industrializadas, banimos as alvenarias das construções sem impedir a criatividade do nosso elenco.

A Casacor alcançou com excelência a marca de 99,7% do índice de boas práticas, desviando resíduos do aterro e sendo um exemplo por mais um ano a qual se certifica.

Faça parte desse time de empresas que se preocupam com a melhoria contínua e sustentabilidade gerencial, garanta a Certificação Lixo Zero e mantenha sua empresa alinhada com as melhores práticas ambientais.

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

Seu principal objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação – Certificação Lixo Zero (certificacaolixozero.com.br)

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

capa_blog_reduzido

A certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem...

plugins premium WordPress