Conheça o processo da Certificação Lixo Zero

A certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem um diferencial produtivo relacionado à maior qualidade ambiental. São vários os benefícios da certificação ambiental, incluindo a possibilidade economia de custos e ganhos financeiros. As certificações ambientais são documentos que reconhecem o compromisso das empresas com a adoção de boas práticas.

A certificação ambiental demonstra que a empresa respeita as disposições legais relativas às questões ambientais nos processos de geração de seus produtos e serviços. As empresas certificadas demonstram que adotam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição de matérias-primas até o descarte de seus resíduos.

Mas e o que é a Certificação Lixo Zero? Primeiro, vamos conhecer a base institucional – A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

E como posso levar a minha empresa a ser Certificada? Existem dois meios mais comuns de empresas, indústrias e eventos atingirem uma eficiência na gestão de resíduos. O primeiro é através de profissionais da área ambiental que atuam internamente na empresa, sejam analistas, engenheiros ou outros, que possam conduzir o processo da gestão Lixo Zero e consequentemente obtenham a Certificação Lixo Zero. Outro caminho, é através dos consultores Lixo Zero (colocar linkado com a lista), profissionais capacitados e credenciados pela Academia Lixo Zero, que farão processo de consultoria no estabelecimento, e que já possuem o conhecimento da metodologia lixo zero, dando mais facilidade ao processo.

Além disso, é extremamente importante conhecer o processo de Certificação Lixo Zero, para que o setor estratégico da empresa queira aderir a uma gestão de resíduos mais específica e tenha facilidade em comunicar e engajar para o setor gerencial e operacional. Também conhecer o processo, ajudará as empresas a buscarem meios de se comunicar com ele, de conectar com diversas áreas e iniciativas da empresa.

A certificação possui três iniciativas, que podemos tratar como etapas, porém não necessariamente são sequências, ou uma etapa depende da outra.

 

O Compromisso com o Lixo Zero é uma opção para as empresas ou eventos que estão iniciando sua jornada para o Lixo Zero. Ele representa um comprometimento com os funcionários, colaboradores, clientes e com a sociedade, que a empresa ou evento continuará buscando metas para melhorar e se tornar Lixo Zero em um prazo determinado. O compromisso tem validade de um ano e não há auditoria neste caso para obtê-lo.

O Selo Rumo ao Lixo Zero é um selo para empresas ou eventos que encaminhem  mais que 50% e menos que 90% dos seus resíduos corretamente. Este selo tem o objetivo de mostrar que o estabelecimento ou empresa está no caminho para se tornar Lixo Zero, porém ainda não atingiu a porcentagem necessária para a Certificação Lixo Zero. O selo possui validade de um ano e para adquiri-lo, é necessário passar por uma auditoria. 

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente. Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é de fato Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.

A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer estabelecimento ou evento.

 

Seu principal objetivo atestar a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.

Certifique sua empresa e integre sustentabilidade na sua gestão.

Formulário de Aplicação

A certificação demonstra aos clientes, concorrentes, fornecedores, colaboradores e investidores que a empresa usa as melhores práticas reconhecidas pelo segmento.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

08NOV_Estados

São Paulo (SP) lidera o caminho rumo à sustentabilidade, com total de 33 certificações Lixo...

Versao_Menor

Evento Lixo Zero: Winds For Future 2022 Conquista Certificação Lixo Zero com índice de  95,5%...

Versao_Menor (2)

A Lei estabelece incentivos à indústria da reciclagem e cria o Fundo de Apoio para...

23MAIO_Carrossel_01

A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas ou eventos que alcancem a meta...

capa_blog_reduzido (1)

Na Certificação Lixo Zero, possuímos três níveis de certificados, todos com validade de um ano....

capa_blog_reduzido

Na última década, o interesse em investimentos ambientais, sociais e de governança (ESG) aumentou em...

capa_blog_reduzido

A obtenção da Certificação Lixo Zero pode trazer muitos benefícios para empresas e organizações, incluindo...

capa_blog_reduzido

Relatório de sustentabilidade – Juntamente com o processo de Certificação Lixo Zero, o Relatório de...

plugins premium WordPress