Parabenizamos o ateliê de moda sustentável Florent pela conquista da Certificação Lixo Zero.
A marca, que tem como propósito espalhar boas práticas e usar a moda como veículo de transformação, vestiu-se de boas práticas e desviou 97% dos resíduos gerados de aterro ou incineração. Com esta nota, Florent alcançou a nota A no “Índice de boas praticas”, que é o determinante para que se obtenha o certificado.
Entre as boas práticas adotadas pela empresa estão:
1) Separação de resíduos
Separação entre residuários de papel e plástico no escritório e uso de caixas organizadoras para coleta de resíduos da área têxtil.
2) Ateliê zero descarte
Todos os resíduos gerados no ateliê são separados em sacos pretos entre papéis, eletrônicos ou plásticos duros (recolhidos às segundas-feiras) e todos os papéis utilizados para modelagem são colocados na composteira do local. Os copos plásticos, que eram usados para pintura, não são mais usados.
3) Substituição de objetos descartáveis
Foram feitas substituições bastante importantes como a troca de sacolas plásticas de entrega por sacolas de papel, saquinhos plásticos por sacos de algodão, sacolas plásticas de carregar objetos por ecobags e copos plásticos por copos retráteis reutilizáveis.
4) Upcycling, reutilização e doação
Os resíduos têxteis ou peças que não poderiam mais ser utilizadas passam pelo processo de Upcycling, prolongando a vida útil da matéria prima. Além disso, é praticado, também, no ateliê a técnica de patchwork para criação de peças, como bolsinhas, e doação de aviamentos (botões, zíperes…) que seriam descartados para um artesão em Sabará para a criação de peças como brincos, anéis e colares. Além disso, são doados, também, sacos de 10 litros de retalhos de jeans para outros artesãos.
5) Logística Reversa
A empresa possui um programa ativo de logística reversa tanto para peças Florent quanto para demais peças sem uso.
6) Uso de composteira
Todos os resíduos orgânicos são armazenados na geladeira, em potes de sorvete, e, posteriormente, são compostados na composteira local.
Estas são algumas das medidas implementadas pelo Ateliê Florent para atingir o resultado exemplar que a marca conquistou.
Para a Diretora de Criação e Pesquisa Sarah Almeida:
“Foi de grande valor para mim, fazer o curso no Instituto lixo zero Brasil, pois como pesquisadora de moda sustentável desde 2017, o curso foi para mim um TCC e uma comprovação de todo o desenvolvimento e progresso que fizemos na nossa empresa, a Florent, até chegarmos a realizar em 2021 um grande sonho, de ser o primeiro Ateliê Lixo Zero do Brasil! Obrigada a toda equipe do ILZB, foi um prazer aprender com vocês.”
Sobre a Certificação
De acordo com os conceitos estabelecidos pela Certificação Lixo Zero (validados pela ZWIA – Zero Waste Internacional Alliance), para um estabelecimento ser considerado Lixo Zero, ele deve encaminhar corretamente pelo menos 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outros.
É pelo “índice de boas práticas” que se determina se a empresa está encaminhando corretamente, pelo menos, 90% de seus resíduos para a reciclagem, compostagem, logística reversa, entre outros protocolos aos quais devem ser considerados necessários para que a empresa (ou evento) seja licenciado com a Certificação Lixo Zero.
Somente a Certificação Lixo Zero atesta que a empresa ou evento é, de fato, Lixo Zero. A certificação tem validade de um ano e, para obtê-la, é necessário passar por uma auditoria.
Você tem interesse na Certificação Lixo Zero?
Fale conosco: contato@certificacaolixozero.com.br
Estamos sempre à disposição.