POR OTIMISTA
O parque aquático do Beach Park, Aqua Park, renovou sua certificação Lixo Zero pelo manejo eficiente de resíduos sólidos. O parque obteve 98,2% de reciclabilidade e conceito A no índice de Boas Práticas pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). O Aqua Park é o único do Brasil a manter a certificação.
Em reconhecimento, o Beach Park foi convidado a apresentar suas condutas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. “A cada ano, o Aqua Park se adequa para conseguir o máximo de aproveitamento e o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos. Estamos sempre em busca de melhoria. O aumento do índice é uma alegria para nós e a certeza que estamos seguindo um caminho sustentável. Aproveitamos o momento para expandir a Certificação ao Arvorar, que se compromete em ser uma empresa Lixo Zero”, afirma Raissa Bisol, gerente de sustentabilidade do Beach Park.
O Beach Park possui a certificação desde 2022. O principal objetivo de uma Empresa Lixo Zero é fomentar o desvio de aterro por meio de estratégias de redução na geração de resíduos.
No primeiro semestre, o Beach inaugurou seu primeiro Pátio de Compostagem. Localizado no Porto das Dunas, o espaço conta com 600 metros quadrados e tem capacidade para receber diariamente 3,5 toneladas de resíduos orgânicos oriundo das atividades de todo destino (Aqua Park, Vila Azul do Mar, Restaurante de Praia, Parque Arvorar e a Rede Hoteleira) assim como de produzir aproximadamente 518 toneladas de composto orgânico ao ano.
Outra prática adotada é a compensação de carbono. Há três anos, o Beach Park inventaria e compensa suas emissões de carbono. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas.