Em março de 2024, a unidade McDonald’s em Brasília/DF conquistou a Certificação Lixo Zero, dando um passo em sua jornada rumo à sustentabilidade. Com um índice de 96,9% de desvio de resíduos para aterros sanitários e uma classificação B em boas práticas, a unidade reforça seu compromisso com o meio ambiente e a adoção de práticas sustentáveis na indústria.
Identificação e Redução
A conquista da certificação foi resultado de diversas ações implementadas pela empresa. Inicialmente, foram identificados os pontos de geração de resíduos por meio do Programa Empresa Sustentável. Em seguida, foi implantada a separação na fonte em três frações: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Essa separação permite a destinação adequada dos resíduos orgânicos para a compostagem. No processo também foram reduzidos ou eliminados os produtos que não eram recicláveis. O canudo de plástico, por exemplo, foi substituído por canudo de papel.
Gestão de Resíduos
Além disso, em parceria com o Instituto Arapoti, foi projetada uma Estação da Coleta Seletiva, que permite o armazenamento otimizado por empilhamento e a separação intuitiva pelo próprio cliente. Neste mesmo local, há também o coletor para armazenamento temporário das pilhas e baterias.
Atualmente, todos os resíduos gerados na unidade são separados e encaminhados para a Central de Resíduos, onde os materiais são divididos em três categorias: papelão, recicláveis em geral e resíduos não recicláveis. Os resíduos orgânicos são compostados na própria unidade, e os adubos gerados são direcionados para a Horta Comunitária do Méqui, enquanto os resíduos recicláveis são encaminhados para a reciclagem pela Cooperativa Recicle a Vida.
Reutilização
Os resíduos não recicláveis, porém, com possibilidade de reutilização, como banners de marketing, são transformados em ecobags (apelidadas de MéquiBags). Esta unidade tem como objetivo ser desclassificada como ‘grande gerador’, por isso busca-se reaproveitar os resíduos não recicláveis.
Para disseminar essas práticas e compartilhar os resultados, a empresa realiza treinamentos periódicos e participa ativamente de iniciativas como a Oficina de Horta Orgânica, Reciclagem, Compostagem e Economia Circular no Espaço Méqui da Sustentabilidade.
Certificação Lixo Zero
A Certificação Lixo Zero é um produto do Instituto Lixo Zero Brasil, validado pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero). E tem diversos pré-requisitos estabelecidos de forma internacional e que podem ser aplicados a qualquer empresa ou evento.
Seu principal objetivo é atestar a gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com a metodologia Lixo Zero. Através de um sistema de análise exclusivo do Instituto Lixo Zero Brasil, qualquer empresa ou evento pode se certificar e garantir que houve excelência e cuidado com o meio ambiente.